Search
Close this search box.
roteiro em Curitiba

Roteiro em Curitiba: atrações imperdíveis e dicas

A capital do Paraná é uma cidade incrível, com muitos atrativos turísticos e lugares interessantes a serem visitados. Fazer um roteiro em Curitiba é descobrir lindos parques, prédios históricos e diversidade cultural, que se refletem na sua gastronomia e arquitetura.

Curitiba é uma capital brasileira que sempre despertou minha atenção, principalmente pelo desenvolvimento urbanístico que tanto estudei na faculdade de arquitetura. Voltamos à Curitiba e encontramos uma cidade limpa, organizada e com turismo muito bem consolidado. Se você gosta de visitar capitais brasileiras, Curitiba precisa estar na sua lista de destinos.

Leia também:

No nosso recente roteiro em Curitiba, passamos 3 dias na cidade e conhecemos os principais atrativos da capital paranaense. Nesse post compartilho nosso roteiro em Curitiba e outras dicas de viagem, como o hotel que ficamos hospedados, e amamos, e outras experiências bacanas fazer na cidade.

roteiro em Curitiba

Roteiro em Curitiba

Como visitar a cidade

Chegamos em Curitiba de avião. O aeroporto fica em torno de 30 minutos de Curitiba, na cidade de São José dos Pinhais. Tanto na saída do aeroporto para Curitiba, quanto no nosso retorno ao aeroporto, utilizamos Uber. Muito fácil, prático e econômico.

Para conhecer os atrativos turísticos de Curitiba utilizamos a Linha Turismo, o famoso ônibus de dois andares, que percorre as principais atrações da cidade. Funciona muito bem e é possível descer em todas atrações. A cada 30 minutos um novo ônibus passa pelos atrativos. A Linha Turismo percorre 44Km na cidade, visitando 25 pontos de interesse. O ticket pode ser comprado dentro do ônibus e vale por 24h. O ponto inicial fica em frente à Rua 24 Horas.

Principais atrações de um roteiro em Curitiba

Jardim Botânico

Principal símbolo da cidade, o Jardim Botânico é parada obrigatória em todos roteiros em Curitiba. Inspirado nos jardins franceses, foi inaugurado no início da década de 90. O Palácio de Cristal ou estufa metálica abriga diversas espécies botânicas.

Mercado Municipal

Como um bom Mercado Municipal, o Mercado de Curitiba abriga boxes que vendem produtos locais e itens de várias regiões do país, além de uma praça de alimentação com boas opções de restaurantes. Almocei no Box Curitiba e gostei muito, do cardápio e do preço.

Museu Oscar Niemayer

O famoso Museu do Olho ou Museu Oscar Niemayer, é um dos maiores museus da América Latina. O prédio principal foi projetado por Oscar Niemayer em 1967, mas o complexo se tornou museu após o arquiteto completar sua obra com o “olho”.

Sou fã de Niemayer e adoro visitar suas obras. Além de exposições de arte, o MON abriga também um grande acervo sobra as obras do arquiteto. Super dica para dias chuvosos.

Bosque Alemão

O Bosque Alemão é o Memorial Germânico de Curitiba. Além de ser um lugar lindo e muito verde, um dos principais atrativos é a Trilha João e Maria, que narra a história dos Irmãos Grimm, através de painéis ilustrados. O final da trilha é na Praça da Poesia Germânica, onde fica o portal que reproduz a fachada da Casa Mila.

Unilivre

O local que abriga a Unilivre se chama Bosque Zaninelli, e ocupa o que era uma antiga pedreira. Um grande paredão de granito e o lago se mantém e forma um conjunto impressionante junto a construção rústica que representa os quatro elementos da natureza.

Unilivre

Ópera de Arame

Outro ícone e símbolo da cidade, a Ópera de Arame é um teatro onde a natureza faz parte do cenário. Também localizada em uma pedreira, tem estrutura tubular e teto transparente.

Recomendo verificar a programação. No dia que visitamos estavam acontecendo shows de jazz no lago. Paramos um pouco para descansar, curtir o visual e se deliciar no Café que fica no piso inferior.

Centro Histórico

Fiquei impressionada com o belo centro histórico de Curitiba. Queria ter tido mais tempo (e um dia lindo) para passear pela região que preserva a memória de Curitiba através dos casarões coloridos, Igrejas e calçadas com pedras irregulares.

roteiro em Curitiba

Santa Felicidade

Santa Felicidade foi a primeira colônia de imigrantes italianos em Curitiba. A região é muito conhecida pelos seus restaurantes mas passeando por Santa Felicidade é possível perceber costumes e tradições italianas, na arquitetura, no artesanato e nas vinícolas.

Parques e Praças

Curitiba é a capital com a maior área verde do país. São mais de 50 parques, praças e bosques, com muitas possibilidades de atividades ao ar livre, prática de esportes e momentos de integração com a natureza.

Infelizmente, nesse último roteiro em Curitiba, o tempo não colaborou com a gente e não foi possível desfrutar dos parques curitibanos. Mas sugerimos que inclua no seu roteiro em Curitiba, o Passeio Público, Parque Tingui, Parque Barigui e o Parque Tanguá, famosos por proporcionar a melhor vista do por do sol em Curitiba.

Quantos dias para um roteiro em Curitiba

Nós ficamos em Curitiba quase 3 dias inteiros e 2 noites. Foi tempo suficiente para fazer a Linha Turismo e visitar as principais atrações. Infelizmente choveu bastante e não conseguimos visitar os parques. Se tivesse mais disponibilidade de tempo, adoraria ter feito o passeio de trem até Morretes, que já fiz quando criança.

Passeios fora de Curitiba

Se tiver mais de três dias na cidade, pode considerar incluir algum passeio bate e volta a partir de Curitiba. Veja algumas sugestões:

  • Trem Serra Verde/Morretes
  • Antonina
  • Lapa
  • Ponta Grossa e o Parque Estadual Vila Velha
  • Ilha do Mel – Embora eu recomende fortemente ficar pelo menos 2 noites na ilha. Assista nosso vídeo e saiba por que.

Onde ficar hospedado em Curitiba

Ficamos hospedados no Novotel Curitiba Batel e adoramos a experiência. Hotel lindo, super bem localizado e com serviço ótimo. FAÇA SUA RESERVA NO NOTEL CURITIBA BATEL AQUI.

Booking.com

Nosso quarto era bem espaçoso, com decoração moderna e iluminação indireta. Cama gostosa, bancada com TV, frigobar, bastante armários, local para mala e cofre. O banheiro era compartimentado, com ducha e vaso separados, o que acho super funcional.

O café da manhã é outro ponto positivo do Novotel Curitiba Batel. Nota 10. Muitas frutas, sucos, cafés, pães e doces e salgados variados.

Onde comer em Curitiba

Curitiba tem muitas opções bacanas de restaurantes e experiências gastronômicas. Como ficamos pouco tempo na cidade, não conhecemos muitos lugares, mas todos super recomendamos.

  • Badida Sete
  • Bar do Alemão
  • Q Ceviche Restaurante Peruano no Novotel
  • Box Curitiba no Mercado de Curitiba

Roteiro em Curitiba
Bar do Alemão

Domingo em Curitiba

Estando na cidade em um domingo é programa “obrigatório” em todos os roteiros em Curitiba visitar a Feira do Largo da Ordem.que acontece no Centro Histórico. A feira possui uma variedade imensa de produtos, artesanatos, livros, decoração, alimentos, entre outros. A feira do Largo da Ordem acontece todos os domingos das 9h às 14h.

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Curitiba, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmCuritiba

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *