Search
Close this search box.

O que fazer em Ubatuba, roteiro e dicas das praias do norte

O que fazer em Ubatuba, pode ser uma dúvida comum, para quem conhece pouco desse destino, localizado no litoral norte de São Paulo. Conhecida por suas mais de 100 praias de águas cristalinas e areias brancas, é um destino popular para turistas em busca de sol, mar e natureza exuberante.

Leia também:

Com praias deslumbrantes, trilhas exuberantes e uma rica diversidade marinha, Ubatuba encanta visitantes de todas as idades. Desde relaxar sob o sol em praias de areias brancas até explorar cachoeiras escondidas na mata atlântica, a cidade oferece uma infinidade de experiências memoráveis e deliciosa gastronomia local.

Neste post, compartilho o que fazer em Ubatuba através do nosso roteiro de 3 dias na cidade, explorando as praias do norte de Ubatuba e as melhores dicas de gastronomia e hospedagem, que só quem realmente conhece o local, pode compartilhar.

O que fazer em Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Praias do norte de Ubatuba

Ubatuba possui mais de 100 praias. Literalmente para todos gostos. Nessa visita à cidade priorizamos visitar as praias que não visitamos durante o nosso Roteiro de Carro pelo Litoral Norte de SP até Paraty.

  • Praia da Almada: Comece seu dia nesta praia tranquila e bela. É conhecida por suas águas claras e paisagem deslumbrante. Tem uma ótima infra estrutura a beira mar, com vários restaurantes e estacionamentos. Ótima praia para ir com criança.

  • Praia do Engenho: Em seguida, siga para a Praia do Engenho, uma praia mais reservada e com uma atmosfera relaxante. É perfeita para quem busca um lugar tranquilo para nadar e relaxar na areia.

  • Praia do Prumirim: Termine o dia na Praia do Prumirim, uma bela praia com águas calmas e cristalinas, perfeita para nadar e relaxar. Você também pode explorar as piscinas naturais e fazer uma caminhada até a Cachoeira do Prumirim, que deságua na praia.
  • Praia do Leo: É uma praia pequena e charmosa localizada na região norte do município. Ela é conhecida por sua beleza natural e ambiente tranquilo, ideal para quem procura um local mais reservado para relaxar e desfrutar do mar. Essa praia não é muito movimentada, o que a torna uma ótima opção para aqueles que preferem fugir das multidões. Suas águas costumam ser calmas e cristalinas, sendo propícias para nadar e praticar snorkeling.

  • Praia do Alto: Por ser uma praia mais remota e com acesso restrito, é necessário percorrer uma trilha para chegar até lá. A trilha que leva à Praia do Alto é conhecida por ser um pouco desafiadora, mas recompensa os visitantes com vistas panorâmicas incríveis da Mata Atlântica. tem apenas um quiosque pequeno. Tem um estacionamento próximo na BR ou duas opções próximas, onde é preciso caminhar uns 5min na beira da estrada até o início da trilha.

  • Praia Vermelha do Norte: É bastante popular entre os surfistas devido às suas ondas consistentes e fortes, que a tornam um ótimo local para a prática do esporte. Além do surf, a Praia Vermelha do Norte também é frequentada por banhistas que desfrutam de suas águas refrescantes e da paisagem deslumbrante. No entanto, é importante ressaltar que, devido às características das ondas, é necessário tomar precauções ao nadar, especialmente para aqueles que não têm experiência em águas agitadas.

Este é apenas um exemplo de roteiro pelas praias do norte de Ubatuba. Você pode adaptá-lo de acordo com seus interesses e tempo disponível, aproveitando para descobrir novos cantos desse paraíso tropical.

Itaguá

Visitar o Aquário de Ubatuba: O Aquário de Ubatuba é um ótimo lugar para aprender mais sobre a vida marinha da região. Ele abriga uma variedade de espécies marinhas, incluindo tubarões, tartarugas e peixes tropicais.

Na região central de Itaguá, há muitos restaurantes, sorveterias e lojas. Vale a pena um passeio, principalmente no final de tarde.

Ilhas em Ubatuba

Ubatuba, localizada no litoral norte de São Paulo, é conhecida por suas belas praias e também por suas ilhas paradisíacas. São várias empresas que oferecem passeios às ilhas, como também transporte aquático de ida e volta (de quase todas as praias).

  • Ilha Anchieta: Talvez uma das ilhas mais famosas de Ubatuba, é um parque estadual com trilhas para caminhadas, praias, ruínas históricas e uma grande variedade de vida marinha. A Praia do Presídio é uma das mais populares para visitar na ilha.
  • Ilha das Couves: Localizada ao sul de Ubatuba, é uma ilha pequena, mas com uma praia deslumbrante e ótima para mergulho com snorkel devido à sua vida marinha diversificada.
  • Ilha do Prumirim: Próxima à Praia do Prumirim, é conhecida por suas águas claras e calmas, ideais para mergulho e natação.
  • Ilha dos Porcos: Próxima à Praia do Cedro, é conhecida por suas formações rochosas e vida marinha diversificada, sendo um local popular para mergulho.

Se tiver interesse em conhecer alguma ilha de Ubatuba, preste atenção no clima. Pela nossa experiência se tiver chovido muito nos dias anteriores a data da vista, o passeio acaba não compensando, pois o mar não fica claro e lindo como as imagens publicitárias. Nesse último roteiro por Ubatuba, acabamos não visitando nenhuma ilha, justamente por conta das chuvas. O lado bom é que temos motivos para voltar.

Onde ficar hospedado em Ubatuba

Ubatuba oferece muitas opções de hospedagens para todos os gostos, bolsos e diferentes localidades. Nós optamos em ficar hospedados na região norte da cidade, pois nosso objetivo era conhecer as praias dessa região. Como Ubatuba tem um litoral muito extenso, é recomendado ficar hospedado próximo dos locais que deseja visitar.

Pousada Sol de Itamambuca

Localizada na praia de Itamambuca, a pousada Sol de Itamambuca é uma pousada simples, com bom café da manhã e localização privilegiada no norte da cidade. A Sol de Itamambuca é uma pousada da rede Velinn, que possuem várias opções de hospedagem em outros destinos. RESERVE AQUI

Veja aqui outras pousadas e hotéis em Ubatuba

 

Roteiro de 3 dias em Ubatuba

Compartilho nosso roteiro de 3 noites em Ubatuba, considerando que foi nossa segunda vez na cidade e priorizamos as praias da região norte da cidade.

Dia 01:

  • Chegada em Ubatuba
  • Acomodação na pousada
  • Praia de Itamambuca que é a praia mais próxima da pousada

Dia 02:

  • Praia da Almada
  • Praia da Ilha das Cabras
  • Aquário de Ubatuba

Dia 03:

  • Praia Vermelha do Norte
  • Praia do Alto
  • Restaurante Patto Loko

Dia 04:

  • Praia do Leo

Quantos dias ficar em Ubatuba

O número de dias ideais para ficar em Ubatuba pode variar dependendo dos seus interesses e do tipo de experiência que você deseja ter. Foi nossa segunda vez na cidade e dessa vez escolhemos ficar 3 dias e 3 noites para complementar o roteiro que fizemos na nossa primeira visita.

O ideal seria passar no mínimo uma semana em Ubatuba para poder desfrutar de todas as suas atrações com calma. No entanto, se você tem um tempo limitado, pelo menos 3 a 4 dias seriam necessários para conhecer um pouco das mais de suas 100 praias.

Onde comer

Experimente a culinária local em um dos muitos restaurantes da cidade. Frutos do mar frescos são uma especialidade da região, mas você também encontrará uma variedade de pratos típicos da cozinha caiçara. Um restaurantes que a gente adora e volta sempre que vai à Ubatuba é o Patto Loko, que está localizado na região central da cidade. O restaurante oferece petiscos e pratos especiais com frutos do mar, da culinária caiçara, o famoso Cuscuz do Patto, a casquinha de siri mais premiada de Ubatuba e uma carta de drinks deliciosos, geralmente com música ao vivo.

Próximo ao Patto Loko, aprecie a beleza arquitetônica do Sobradão do Porto, e prove um dos muitos sabores da Gelateria Pistache.

Chove muito em Ubatuba?

Durante os meses de verão, que vão de dezembro a março, é comum que ocorram chuvas intensas e frequentes na região, especialmente devido à influência de sistemas atmosféricos como frentes frias e tempestades tropicais. Portanto, sim, é verdade que chove muito em Ubatuba, especialmente durante os meses de verão. No entanto, essas chuvas são parte do ciclo natural da região e contribuem para sua exuberante vegetação e beleza cênica.

Na prática, minha experiência diz que é possível aproveitar muito as praias de Ubatuba no verão. Essa foi nossa segunda vez, durante o verão em Ubatuba e aproveitamos todos os dias. Fazia sol de manhã e chovia forte a tarde. Então, foi perfeito.

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Ubatuba, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosemUbatuba

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *