Search
Close this search box.
O que fazer em Ilhabela

O que fazer em Ilhabela, roteiro e dicas do paraíso

O que fazer em Ilhabela, pode ser uma dúvida comum, para quem conhece pouco desse destino, localizado no litoral norte de São Paulo, a poucos minutos de balsa do continente e que possui mais de 80% do seu território preservado.

Leia também:

Encantadora e repleta de belezas naturais, Ilhabela, é um destino paradisíaco que oferece muitas experiências para os visitantes, como praias intocadas, trilhas e cachoeiras deslumbrantes, passando por uma rica e bem preservada cultura local.

Neste post, compartilho o que fazer em Ilhabela através do nosso roteiro de 7 dias na ilha, mostrando diversas atividades que tornam Ilhabela um destino imperdível para aqueles que buscam aventura, relaxamento e uma conexão autêntica com a natureza. Prepare-se para descobrir os segredos deste paraíso tropical e embarcar em um roteiro incrível através das maravilhas de Ilhabela.

O que fazer em Ilhabela
Ilha das Cabras

O que fazer em Ilhabela

Praias da Região Sul

As praias de Ilhabela são divididas entre praias da região sul e praias da região norte e extremo norte (acessíveis somente de barco).

As praias da região sul são muito frequentadas, possuem mar calmo e boa infraestrutura com bares, restaurantes e quiosques. As principais praias e atrações da região sul da ilha são: Ilha das Cabras, Praia do Portinho, Praia Grande, Praia do Julião, Praia da Feiticeira e Praia do Curral.

Praias da Região Norte

As praias da região norte são menos badaladas e possuem menos estrutura (com algumas excessões) que as praias da região sul. Elas são ideais para quem procura praias para fugir do agito da ilha e quer passar o dia em praias mais tranquilas. As praias do extremo norte, por serem acessíveis somente de barco, são ainda mais tranquilas.

As principais praias e atrações dessa região são: Praia da Pedra do Sino, Praia do Pinto e Praia da Armação. A Praia de Jabaquara, é a última praia com acesso de veículos. Próxima dali, a Praia da Fome é outro tesouro escondido. Seu nome curioso contrasta com sua beleza serena. Com acesso apenas por trilha, essa praia isolada oferece um refúgio para aqueles que buscam paz e tranquilidade longe das multidões.

Castelhanos

A praia de Castelhanos é um importante cartão-postal de Ilhabela, rodeada pela exuberante Mata Atlântica e banhada por águas cristalinas, essa praia encanta desde o primeiro momento, principalmente por seu formato de coração,

O passeio até Castelhanos é uma aventura por si só. O acesso é somente de barco ou de carro 4×4 em um emocionante passeio de jipe pelas estradas de terra, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de explorar a beleza selvagem pouco explorada da ilha.

Ao chegar à praia, a vista é de tirar o fôlego. Uma extensa faixa de areia se estende ao longo da costa, convidando os banhistas a relaxarem nas águas calmas e cristalinas da praia. No canto direito, há uma escadaria com acesso a um mirante, onde é perceptível o formato de coração desenhado pelo mar.

Ao longo da praia, há restaurantes e quiosques que oferecem cardápio com culinária caiçara e estrutura de cadeiras e guarda sol a beira mar.

O passeio tem saída às 10h e tem duração aproximada de 6 horas, com visita ao Museu da Cesp e Cachoeira da Usina, parada para conhecer um dos poços da Trilha dos 5 Poços, passeio de Jeep pela mata até Castelhanos, com tempo para desfrutar do local. Nós fizemos o passeio de Castelhanos com a Up Adventure e gostamos muito.

Centro Histórico

Datado em 1805, quando ainda era chamado de Vila Bela da Princesa, o centro histórico de Ilhabela é conhecido até hoje com o nome de Vila. Com prédios antigos restaurados, construções históricas, lojas, sorveterias e restaurantes charmosos, a Vila é o destino para um final de tarde agradável. Na Rua do Meio geralmente há música ao vivo e é onde fica uma unidade da Sorveteria Rocha. Outra sorveteria deliciosa e na caminha opinião imperdível é a Tradizionale.

Visitas obrigatórias: Igreja Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso e Museu Naútico, que funciona na antiga cadeira de Ilhabela.

Passeios de barco em Ilhabela

Os passeios de barco estão entre os passeios imperdíveis para fazer em Ilhabela, pois muitas praias são acessíveis apenas pelo mar. Recomendo que você faça pelo menos um passeio de barco. Nós escolhemos visitar a Praia da Fome, Praia do Poço e Praia de Jabaquara no extremo norte da ilha, em um passeio privativo de aproximadamente 4h com a Conhecendo Ilhabela. Gostamos demais e recomendamos.

Há muitas opções de roteiros e de empresas que fazem passeios de barco em Ilhabela, tanto coletivos, com roteiros fechados, como privativos e totalmente personalizados, como fizemos. Os passeios de barco mais comuns oferecidos pelas agências são:

  • Praia da Fome e Jabaquara.
  • Praias do Bonete e Indaiaúba.
  • Praias da Fome, Eustáquio e Castelhanos.

Cachoeiras

Ilhabela é conhecida por sua beleza natural, que inclui não apenas suas praias deslumbrantes, mas também cachoeiras encantadoras. dizem que são mais de 300 cachoeiras na ilha. Algumas das cachoeiras mais populares em Ilhabela são:

  • Cachoeira da Toca: Esta é uma das cachoeiras mais acessíveis em Ilhabela. A trilha para chegar à cachoeira é relativamente fácil, e você será recompensado com uma bela queda d’água em um ambiente natural. Também há uma cachaçaria no local.
  • Cachoeira dos Três Tombos: Localizada na região sul de Ilhabela, esta cachoeira é composta por três quedas d’água distintas. A trilha para chegar lá é um pouco mais desafiadora, mas vale a pena pela vista panorâmica e pela experiência refrescante.
  • Cachoeira do Paqueta: A Cachoeira do Paquetá tem três níveis de queda d’água, sendo que no último você será presenteado com uma espécie de piscina natural com borda infinita e vista para o mar. A trilha começa a um quilômetro e meio da Praia do Curral. Até o início do caminho pela mata você pode ir de carro.
  • Cachoeira do Veloso: Localizada na região sudoeste da ilha, esta cachoeira é acessível por uma trilha relativamente curta e fácil. A cachoeira deságua em uma grande piscina natural, proporcionando um local refrescante para nadar e relaxar.
  • Cachoeira da Usina: Localizada junto ao Museu da Usina da Cesp.
  • 5 Poços da Água Branca: Localizados na entrada do parque Estadual de Ilhabela, no caminho que vai à Praia dos Castelhanos. São 5 poços cuja trilha inicial inicia junto à guarita de acesso ao parque.

Estas são apenas algumas das cachoeiras que você pode explorar em Ilhabela. Lembre-se sempre de respeitar o ambiente natural e seguir as orientações locais para garantir uma visita segura e agradável.

Mirantes em Ilhabela

Pela localização privilegiada, são muitos mirantes em Ilhabela para apreciar as lindas vistas. Alguns mirantes que visitamos e você deve visitar:

  • O Mirante da Piúva, próximo da Praia da Ilha das Cabras e o Mirante do Barreiros, próximo a praia de Barreiros, tem os famosos letreiros de Ilhabela, garantindo boas fotos. É fácil para estacionar.
  • No caminho para a Praia de Castelhanos, dentro do Parque Estadual de Ilhabela há um mirante com vista maravilhosa, que é parada dos passeios de Jeep que levam à Castelhanos.
  • Nos mirantes das praias, as vistas mais bonitas são do Mirante da Praia de Castelhanos e da Praia da Fome. O acesso não é difícil, alguns degraus e uma vista de cair o queixo.

Atrativos Culturais

Um dos pontos que me chamou muito a atenção em Ilhabela foi a valorização e preservação de atrativos culturais. Todos que visitamos, muito bem preservados, gratuitos e com guias extremamente preparados para receberem os turistas. Parabéns Ilhabela! Não deixem de visitar:

  • Museu Náutico
  • Fazenda Engenho DÁgua
  • Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso
  • Museu da Usina da Cesp

Onde ficar hospedado em Ilhabela

Ilhabela oferece muitas opções de hospedagens para todos os gostos, bolsos e diferentes localidades pela ilha. Nós dividimos o nosso roteiro em parte sul e centro/norte e com isso ficamos em hospedagens diferentes para não perdermos tanto tempo em deslocamentos. É difícil escolher a melhor localização para ficar hospedado. Se você gosta de mais agito, ter restaurantes próximos e praias movimentadas, talvez seja melhor ficar na região central próxima ao Centro/Perequê. Na região sul, e extremo norte a vibe é mais tranquila.

Todas pousadas que conhecemos são da rede Velinn, que possuem várias opções de hospedagem em Ilhabela e também em outros destinos. Uma das vantagens de ficar hospedado nas pousadas da rede é poder usufruir do Clube Velinn que oferece benefícios e descontos em passeios, restaurantes e day use gratuito para os hóspedes usufruirem da estrutura das outras pousadas e hoteis da rede.

Catamarã Brasil

Localizada no sul de Ilhabela próxima à praia do Curral. A pousada Catamarã Brasil nos remeteu à Bali, com seus telhados de palha e sons da natureza. A estrutura é excelente com piscina, vários ambientes de estar, com pergolados, ótimo café da manhã em ambiente arejado e com vista, e quartos amplos com sacada. O por do sol é um espetáculo. RESERVE AQUI

Iguana Azul

Também localizada no sul de Ilhabela, entre a praia do Curral e a Praia Grande, a Pousada Iguana Azul é uma pousada charmosa, com poucos quartos e excelente atendimento. O destaque fica para a linda piscina e para o espaço de estar, muito bem decorado. Os quartos são confortáveis com ar condicionado e frigobar. RESERVE AQUI

Casa de Pedra Ilhabela

Localizada próxima à balsa, na região central de Ilhabela, a pousada Casa de Pedra é uma ótima opção para quem deseja uma localização central, estratégica para explorar toda ilha e estar próximo à balsa para chegar e sair de Ilhabela. A equipe da pousada Casa de Pedra é muito atenciosa e prestativa e o café da manha é excelente. Os quartos são confortáveis, com decoração simples e sacada. Também oferece piscina e bar. RESERVE AQUI

Veja aqui outras pousadas e hotéis em Ilhabela

 

Roteiro de 7 dias em Ilhabela

Compartilho nosso roteiro de 7 dias em Ilhabela, considerando a nossa vontade de conhecer o máximo de praias, os melhores passeios, sem gastar muita energia em trilhas.

Dia 01:

  • Deslocamento à Ilhabela
  • Acomodação na pousada
  • Praia do Curral que é a praia mais próxima da pousada

Dia 02:

Roteiro pelas praias do sul de Ilhabela.

  • Praia da Feiticeira
  • Praia da Ilha das Cabras

Dia 03:

  • Praia do Julião
  • Praia Grande
  • Praia do Portinho
  • Vila do Centro Histórico: Rua do Meio, Igreja Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, Museu Naútico, Sorveteria Tradizionale.

Dia 04:

  • Passeio de Jeep pra a Praia de Castelhanos com a empresa Up Adventure

Dia 05:

  • Passeio de barco privativo às praias da Fome, do Poço e Jabaquara, com a empresa Conhecendo Ilhabela
  • À tarde passeio à Fazenda Engenho D’Agua e jantar na vila do Centro Histórico.

Dia 06:

  • Praia Pacuiba
  • Praia do Sino
  • Praia da Siriuba
  • Praia da Armação, Pinto e Ponta Azeda. Estacionamento na praia da Armação e fomos caminhando até a Ponta Azeda. Há um percurso beirando as pedras, entre as 3 praias.

Dia 07:

  • Retorno à São Paulo

Ilhabela e os borrachudos

Ilhabela é uma ilha tropical, conhecida por sua beleza natural e praias deslumbrantes. No entanto, um incômodo comum para os visitantes são os borrachudos, pequenos insetos que podem causar picadas irritantes. Confesso, que estava um pouco preocupada sobre tantos relatos falando sobre isso. Preparei o repelente e aceitei encarar o desafio.

Na prática, não achei nada muito pior do que o verão na minha cidade, onde já usamos e abusamos de repelente. Mas em Ilhabela, digamos, que os “bichinhos”são um pouco mais profissionais. Não da para bobear, como por exemplo, entrar no mar, e não repassar a proteção.

Na ilha, ambulantes, mercados, lojas e farmácias vendem repelentes específicos da ilha, como o Citro Ilha, que dizem funcionar melhor que os outros repelentes. Nós intercalamos o uso, com a marca que levamos de casa, e não percebemos diferença na eficiência.

Resumo do rolê: se proteja dos pés a cabeça e vá curtir esse paraíso!

Como chegar em Ilhabela

Ilhabela é uma ilha localizada em frente a costa de São Sebastião no litoral norte de São Paulo. O único acesso é via balsa, que faz o trajeto 24 horas por dia. É muito frequente ocorrerem filas de espera para a travessia, principalmente em feriados e finais de semana da alta temporada.

Nós fizemos a travessia de ida e de volta em uma segunda feira, e não aguardamos mais do que 30 minutos. A travessia em si, é muito rápida, em torno de 20 minutos. Paga-se na entrada da balsa em São Sebastião. O trajeto de saída da ilha, não é pago.

Para quem viaja em alta temporada ou feriados é recomendado comprar a travessia antecipada com horário marcado. Essa opção garante um acesso prioritário à balsa, dentro do horário reservado. Veja valores e informações sobre a balsa de Ilhabela nesse link.

Quantos dias ficar em Ilhabela

Depois de ver nosso roteiro e conhecer as muitas praias e atrações de Ilhabela,é perceptível que é preciso alguns dias para explorar bem a ilha. Eu recomendaria pelo menos uns 5 dias para conhecer Ilhabela. Mas se você tiver apenas 2 a 3 dias, não deixe de visitar. Com certeza sobrarão motivos para voltar e aproveitar outros lugares da ilha.

Cruzeiro em Ilhabela

Durante a temporada de cruzeiros pela costa brasileira é comum navios fazerem parada em Ilhabela. Durante a semana que ficamos na ilha, vimos dois grandes navios de cruzeiro atracados em frente a vila do Centro Histórico. Em um dia, durante uma parada de cruzeiro em Ilhabela, você pode contratar um tour para explorar algumas praias da ilha ou optar em conhecer e desfrutar das atrações próximas ao porto, que são possíveis de conhecer caminhando.

Em Ilhabela os navios atracam no mar e é preciso pegar um barco menor para desembarcar no porto. O porto é pequeno mas bem organizado com área para contratar passeios, taxis e etc. O porto de Ilhabela está localizado no Centro Histórico, então você sai do navio e pode conhecer a vila. Não deixe de provar o sorvete da Gelateria Tradizionale, conhecer a rua do Meio, visitar a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso, e o Museu Náutico. A praia do Saco da Capela é a praia mais próxima, aproximadamente uns 10-15 minutos de caminhada do porto.

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre IlhaBela, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosemIlhabela

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *