Search
Close this search box.

O que fazer em Bagé, roteiro entre vinícolas e paisagens do pampa gaúcho

O pampa gaúcho, oferece paisagens indescritíveis, entre vinícolas e olivais onde se mantem presente a tradição e cultura do povo gaúcho. Nos passeios que devem ser incluídos na lista de O que fazer em Bagé estão vinícolas, olivais, estâncias e construções históricas.

Leia também:

O cultivo de uva na região, não é algo novo. A primeira vinícola comercial registrada no RS foi em Candiota em 1888, sendo que apenas nos anos 2000 houve uma retomada da viticultura na campanha gaúcha. O solo da região é ideal para o cultivo de uvas tintas, sendo que os melhores vinhos tintos do Brasil vem da Campanha Gaúcha.

Em um roteiro de 3 dias em Bagé conhecemos as principais vinícolas do Pampa Gaúcho, além de outros passeios, nos apresentando um Rio Grande do Sul onde as tradições gaúchas são evidenciadas em experiências únicas, aliados a boa gastronomia e ótimos vinhos. Nesse post compartilho roteiro de 3 dias com dias de o que fazer em Bagé.

O que fazer em Bagé

Dia 01

Vinícola Batalha – Villa Toscana

Chegamos em Candiota, cidade vizinha a Bagé, próximo ao final da manhã, onde tínhamos agendado um almoço na Vinícola Batalha.

A Vinícola Batalha leva esse nome por estar localizada no local onde aconteceu a Batalha de Seival. Teve início em 2010 com o plantio dos vinhedos. Atualmente recebe visitantes no varejo e visitação mediante agendamento. O churrasco com fogo de chão é uma oportunidade para degustar os vinhos da Batalha com a cultura e gastronomia gaúcha.

Depois do churrasco visitamos a vinícola, apreciamos os parreirais e pudemos conhecer o projeto que está sendo implantado, focado no enoturismo.

O final da tarde foi desfrutando os lindos espaços da Villa Toscana, nossa hospedagem durante o roteiro em Bagé. Vale muito a pena reservar um tempo para curtir a pousada. O por do sol é incrível.

À noite curtimos a lareira da Villa Toscana acompanhados de vinhos e espumantes da Campanha Gaúcha, com queijos da Queijaria Tambero e tábuas e cremes quentes da SV Express.

Dia 02

Vinícola Peruzzo – Estancia Paraizo – Bistrô San Valentino

O segundo dia em Bagé foi dedicado a conhecer algumas vinícolas da cidade.

A Vinícola Peruzzo foi a primeira vinicola da região da campanha gaúcha, iniciando suas atividades no ano 2000. Em 2006 tiveram a primeira safra de uva e em 2008, inauguraram a Vinícola Peruzzo com a produção de Cabernet Sauvignon.

O que fazer em Bagé

Fizemos um tour guiado pela vinícola com degustação de 3 rótulos. A Vinícola Peruzzo possui loja, onde são feitas as degustações e uma área externa muito bonita, com os parreirais se misturando as paisagens do pampa gaúcho. Além do tour guiado com degustação, a Peruzzo oferece piqueniques na propriedade. E até 2023 deve inaugurar um restaurante, museu do automóvel e cabanas para hospedagem.

No final da manhã nos deslocamos até a Estancia Paraizo. Após atravessarmos a porteira, já foi possível sentir a beleza e grandiosidade do local, que além de vinícola também trabalha com pecuária e outras atividades.

A Estancia Paraizo recebe visitantes apenas em eventos mensais que são divulgados nas redes sociais ou em grupos fechados a partir de 10 pessoas, mediante agendamento. A Estancia Paraizo é propriedade da família desde 1790, e como pode se imaginar, há muita história no local.

O que fazer em Bagé

O galpão onde fomos recebidos para o almoço de estância foi totalmente restaurado, mantendo sua estrutura, história e beleza, através da simplicidade. A degustação dos vinhos da Estancia Paraizo aconteceu durante o momento de almoço de uma típica feijoada, acompanhada dos vinhos e espumantes com Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha e como sobremesa, os maravilhosos doces de Pelotas, que também possuem Indicação de Procedência.

Após o almoço fomos visitar os vinhedos, que são os vinhedos mais altos da região da campanha. A paisagem é simplesmente deslumbrante. No local há ainda uma capela lindíssima, que deve ser restaurada em breve. Esse passeio foi tão maravilho, que terei que fazer um post somente dessa vinícola.

O que fazer em Bagé

A noite chegou e fomos jantar no Bistrô San Valentino, um restaurantes super charmoso localizado no centro de Bagé. O cardápio é uma delícia. Provamos o bolinho de costela defumado, que é um dos carros chefes da casa e como prato principal risoto de filé e cogumelos. Para finalizar, pannacotta com geléia de frutas vermelhas.

Dia 03

Centro Histórico de Bagé – Degustação de Azeites – Vinícola Cerros de Gaya

Nosso terceiro dia amanheceu gelado em Bagé. Termômetro marcando zero graus e os campos da Villa Toscana branquinhos de geada. Mas era dia de visitar o centro histórico de Bagé.

Iniciamos o nosso roteiro guiado pelo querido Álvaro da Rotas da Terra Turismo. Nossa primeira parada foi o Palacete Pedro Osorio, datado de 1901 e que hoje abriga o gabinete do vice prefeito da cidade. Pedro Osório foi um médico formado na França, filho de um dos homens mais ricos do RS. Bagé possui muitos casarões lindos com características marcantes, como as obras do arquiteto espanhol Henrique Tobal, que se destacavam pelas portas marcadas na diagonal. Uma pena não estarem todos tombados.

O passeio continuou pela Catedral Sao Sebastião, na região onde Bagé teve início, e continuou pelo museu Dom Diogo de Souza. Infelizmente não conseguimos visitar o museu, cujo acervo contem detalhes importantes da história da cidade.

Além de vinícolas, Bagé e região são um polo importante no cultivo de olivais e produção de azeites. Não poderíamos ir embora sem fazer uma degustação de azeites. Fomos recebidos pela Luciane Gomes, sommelier de azeites e editora da Azeite e Olivais, única revista sobre o assunto do Brasil.

Azeites em Bagé

Para encerrar nosso roteiro por Bagé com chave de ouro, o final da tarde foi na Vinícola Cerros de Gaya. Assim que chegamos fiquei muito impressionada com a beleza do local e o final de tarde lindo que estávamos tendo a oportunidade de contemplar.

O que fazer em Bagé

A Cerros de Gaya é uma vinícola boutique que oferece happy hour sempre no final da tarde, mediante agendamento. O local é maravilhoso e bem diferente de uma vinícola comum. É um espaço de contemplação em um cenário incrível, fogo de chão, mantas para aquecer as noites frias, tábuas deliciosas, acompanhadas dos vinhos da Cerro de Gaya. Imperdível. Um das melhores experiências que tivemos em Bagé. Aliás, esse é outro detalhes importante. Teoricamente a Cerros de Gaya fica na cidade de Dom Pedrito, mas está localizada mais próxima da cidade de Bagé do que da cidade de Dom Pedrito.

Onde ficar hospedado em Bagé

Anota essa dica de lugar lindo e super instagramável: Villa Toscana Bagé. Uma pousada nova, localizada a aproximadamente 10 minutos do centro de Bagé, em um local lindíssimo, com muita área verde, campos, lago e apenas 12 quartos.

Os quartos são bem confortáveis, com frigobar, tv, split, roupa de cama deliciosa, mas o grande destaque são as áreas comuns, como o grande salão onde é servido o café da manhã, a sala da lareira, o casarão restaurado e os espaços externos.

Para quem prefere hospedagem do tipo executivo, outra opção é o Hotel Dallé, localizado próximo ao centro da cidade. Escolha os quartos do prédio principal, que são renovados e bem confortáveis. O café da manhã também é muito gostoso. Uma hotel simples, mas que atende muito os visitantes.

Dicas importantes e práticas para conhecer Bagé

  • O desenvolvimento turístico em Bagé ainda caminha a passos lentos, embora tenha atrativos maravilhosos. Quando estiver planejando um roteiro por Bagé entre em contato com os empreendimentos para confirmar horários de visitação. Pasmem, alguns empreendimentos ainda não abrem aos finais de semana.
  • Quem nos acompanhou por Bagé e organizou todas atividades e visitas foi a agência Rotas da Terra Turismo, que foi impecável nas sugestões e agendamentos.
  • A agência Rotas da Terra Turismo também faz os traslados entre as vinícolas e passeios guiados, o que é ótimo para quem deseja degustar os vinhos da região. Segundo vimos e nos falaram, há constantes barreiras com testes de bafômetro.
  • Se estiver vindo à Bagé, de Porto Alegre, considere o percurso passando por Pelotas. Aparentemente o trajeto é um pouco mais longo, mas a estrada está em bem melhores condições.
  • Se tiver disponibilidade de tempo maior para conhecer Bagé, inclua também outras vinícolas da região da Campanha Gaúcha. Fiquei morrendo de vontade de visitar outras cidades e vinícolas da região.
  • Outro passeio interessante é visitar Aceguá, principalmente se estiver interessado em compras. Aceguá faz divisa com Uruguai e está distante apenas 40 min de Bagé. Há alguns free shops e também lojas de produtos locais, como queijos, doce de leite e alfajores.
  • Para quem estiver viajando para Montevideo, considere o trajeto via Bagé. A rota pro Bagé é a mais segura e a menor distância entre Montevideo e Porto Alegre.
  • Outra fonte de informação importante para quem está planejando um roteiro por Bagé e região é o Guia Pampa Gaúcho e Fronteira, escrito pela Ane Zanoni do Travelterapia. Clique aqui para baixar gratuitamente.

Rota das Vinícolas

Embora o enoturismo seja relativamente novo na região, a Campanha Gaúcha possui suas autenticidades, como a rusticidade e a beleza da paisagem, que contribuem para experiências bucólicas e diferenciadas.


Rota dos Vinhos da Campanha Gaucha

Os melhores vinhos produzidos na região possuem o selo de Indicação de Procedência da Campanha Gaúcha, indicando que o vinho dessa garrafa expressa as características da região na qual foi produzido.

Atualmente são 12 vinícolas presentes na Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha, incluindo as vinícolas que visitamos em Bagé e em Candiota:

  • Vinícola Batalha em Candiota
  • Vinícola Seival em Candiota
  • Estância Paraizo em Bagé
  • Vinícola Peruzzo em Bagé
  • Cerros de Gaya em Dom Pedrito
  • Vinícola Guatambu em Dom Pedrito
  • Pueblo Pampeiro em Santana do Livramento
  • Cordilheira de Sant’Ana em Santana do Livramento
  • Almadén em Santana do Livramento
  • Bodega Cerro Chapeu em Santa do Livramento
  • Bodega Sossego em Uruguaiana
  • Fazenda Campos de Cima em Itaqui

Veja mais informaçõees sobre a Rota dos Vinhos da Campanha Gaúcha no site oficial.

Veja mais posts sobre destinos no RS

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Pampa Gaúcho, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnoPampa

* Essa viagem ao Pampa Gaúcho foi parte de um projeto desenvolvido pela Way Content, onde tive o prazer de participar como produtora de conteúdo.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *