Santa Tereza é uma linda e bucólica cidade da Serra Gaúcha, que possui centro histórico tombado pelo Iphan alem de vários outros atrativos que valem a visita.
A cidade possui menos de 2000 habitantes, localizada entre o Vale do Taquari e a Serra Gaúcha, distante apenas 18km do Vale dos Vinhedos. Santa Tereza foi berço de entrada dos imigrantes que vinham de barco pelo rio Taquari. E é a presença do rio, a paisagem verde entre vales e montanhas e o conjunto arquitetônico que realçam o ar bucólico da cidade.
Leia também:
Nos estivemos em Santa Tereza durante o verão, de passagem, e adoramos tudo o que vimos. Gostamos tanto, que voltamos para fazer um roteiro pelas principais atrações da cidade e compartilhar com vocês, nossos achados e dicas. Anotem esse nome, pois Santa Tereza vai despontar no cenário turístico gaúcho em breve.
Centro Histórico de Santa Tereza na Serra Gaúcha
Um dos grandes destaques de Santa Tereza é o centro histórico, que foi tombado em 2010 pelo Iphan. São dezenas de casarões de madeira e alvenaria construídos pelos imigrantes que vieram de diferentes regiões da Itália. Passear pelo centro histórico de Santa Tereza é se tele transportar para um mundo paralelo, onde quase não há ninguém nas ruas e o barulho que predomina são dos sons da natureza.
O centro histórico, possui construções em madeira e alvenaria, construídas nos séculos XIX e XX e é interessante analisar a diversidade na arquitetura das casas, que remetem aos locais de origem dos imigrantes italianos que chegaram na cidade.
É muito fácil visitar o centro histórico da cidade e as construções tombadas estão todas identificadas com placas contando sobre sua função original e por quem foi construída. Estacione o carro próximo da praça e da Av. Itália e percorra a pé, as ruas próximas. Você vai encontrar a Casa Piccinini que era o antigo hospital da cidade, a Casa Prezzi, a Casa Lahude que abriga o Mercado do Davi, o antigo Hotel Central, a antiga fábrica de refrigerantes, a primeira escola, a primeira fábrica de gaitas do Brasil, a Casa Stringhini que hoje abriga a Prefeitura Municipal entre tantas outras construções históricas. No YouTube, mostramos mais detalhes do nosso roteiro pelo Centro Histórico de Santa Tereza – assista aqui.
A maioria das construções são de uso privado, sendo possível apreciar apenas a beleza externa. A Casa Lahude que abriga atualmente o Mercado do Davi, localizada na esquina em frente a praça, é um local que você precisa entrar. O Sr. Davi é muito simpático e seu mercado me lembrou demais o armazém que meus avós tinham quando eu era criança, aqui no interior da minha cidade. Compramos biscoitos caseiros, vinho produzido em Santa Tereza e seguimos o nosso passeio pelo centro da cidade.
Seguindo próximo as margens do rio Taquari, há um lindo mirante onde é possível apreciar a linda paisagem, o rio e a Praça Norte.
Duas pontes se destacam na paisagem de Santa Tereza. Alguns metros além da torre da Igreja está localizada a Ponte Metálica e algumas quadras dali fica a Ponte Pênsil, que também foi tombada pelo Iphan.
Além do centro de Santa Tereza na Serra Gaúcha
Para conhecer um pouco mais da paisagem verde que se estende ao redor dos morros e vales, a melhor alternativa é passear pelo interior do municipio de Santa Tereza. É possível fazer um passeio por conta própria ou falar com a Mari dos Irmãos Betinelli – contato 54. 99652-9637, que ela monta um roteiro super bacana e ainda te acompanha como guia, dando todas informações dos lugares. Super recomendo!!!
Os roteiros são totalmente personalizados. Nós visitamos os Morangos Santa Tecla, a Vinícola Renascer e a Gruta Nossa Senhora da Uva, em uma tarde linda de outono.
Morangos Santa Tecla
Os Morangos Santa Tecla são produzidos no Sítio do Sossego, pela Família Nunes, que saiu da cidade em busca de saúde e sossego na vida do campo. A propriedade é auto sustentável, utilizando a captação da água da chuva para irrigação e polinização das plantas com as abelhas jataí.
Os visitantes podem colher e comer os morangos direto da plantação, além de se deliciar com geléias caseiras e outras frutas do pomar na propriedade.
Vinícola Renascer
A Vinícola Renascer planta, colhe e faz toda a produção dos vinhos na sua propriedade. Um dos destaques é o cultivo da uva Lorena, variedade rara e quase extinta na região, além de outros vinhos tradicionais e suco de uva.
Além de visitar a vinícola familiar e aprender sobre a produção dos vinhos, é possível degustar os produtos. A vista da propriedade é linda e é quase impossível resistir a levar várias garrafas dos vinhos para casa.
Gruta Nossa Senhora da Uva
A Gruta Nossa Senhora da Uva foi inaugurada em 2010 e é a protetora dos produtores de uva. O local é muito bonito e possui uma vista linda do vale.
Passeio de cavalo
Outro passeio muito bacana é o passeio a cavalo dos Irmãos Betinelli. Eles possuem roteiro pelo centro da cidade e também pelo interior do município. Os passeios tem duração aproximada de 2h30min e inclui um city tour pela cidade. As paisagens são incríveis.
Cachaçaria Velho Alambique
A Cachaçaria Velho Alambique está localizado em um ponto alto, próximo aos Irmãos Betinelli e também possui um visual incrível do rio, trilhos do trem e montanhas.
Na Cachaçaria é possível aprender sobre o processo de produção de diferentes tipos de cachaça, além de degustar e comprar os produtos ali produzidos.
Onde ficar hospedado e onde comer em Santa Tereza na Serra Gaúcha
Pra quem quer conhecer um pouco mais de Santa Tereza, a melhor opção é ficar hospedado na cidade. Para nossa experiência ser autêntica, ficamos hospedados na Pousada do Valle, que está localizada no antigo Hotel Central, um dos prédios tombados pelo Iphan e é possivel reservar pelo Booking – clique aqui.
São apenas dois quartos: a suíte Merlot que foi a que ficamos hospedados e a suíte Sauvignon. O quarto possui também sofá cama e é muito confortável, podendo acomodar até 3 pessoas. Eles ja estão trabalhando na ampliação e em breve novos quartos serão inaugurados.
O prédio onde está localizada a Pousado do Valle é muito lindo. Para quem é fã de arquitetura, como eu, é um grande presente, poder ficar hospedado em uma edificação cheia de história. Inclusive no corredor entre as suítes, há vários painéis contando a história da cidade e a história da própria edificação.
A Suítes Vinhedos também oferece serviço de aluguel de caiaques para curtir a paisagem do rio Taquari e aluguel de bicicletas, para quem preferir curtir a cidade de outra maneira.
A diária na Suítes Vinhedos não possui café da manhã incluído, mas não é preciso sair do antigo Hotel Central para tomar um bom café da manhã. Já na confirmação da reserva, recebemos o contato da Morgana, proprietária do restaurante Sabores de Santa, que está localizado no porão da mesma edificação.
Aliás preciso falar do restaurante que é delicioso e super aconchegante, com uma área externa em frente ao forno a lenha e debaixo do parreiral. Nas sextas e nos sábados à noite o cardápio tem pizzas, porções e tábuas e nos almoços de sábado e domingo é servido o cardápio do dia. É importante reservar – Morgana 54. 99659-5164, pois são poucas mesas e o Sabores de Santa é o único restaurante da cidade.
Nós adoramos visitar Santa Tereza. A cidade possui um potencial turístico enorme, muitos atrativos e população muito hospitaleira. Voltaremos no verão para curtir as belezas e águas do rio Taquari 😀
Veja mais posts sobre destinos no RS |
- Rota das Charqueadas em Pelotas
- Trem dos Vales, passeando de trem no Vale do Taquari
- Museu do Pão e outros passeios na região de Ilópolis e Arvorezinha
- Anta Gorda | Delícias, gruta e um nome curioso
- Lista dos hotéis mais bem localizados de Gramado
- Atrações imperdíveis com Criança em Gramado
- Colheita da uva na Serra Gaúcha
- Alpen Park em Canela, parque de diversões
- Fondue Divino
- Onde comer BEM em Gramado
- Roteiro pelo Centro de Gramado
- Vinícolas em Gramado e Canela
- Parque Terra Mágica Florybal
Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre a Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha e #ViagensQueSonhamosEmSantaTereza
Respostas de 2
Tem o restaurante do Alemão.
Tem a Pousada Caumo, com café da manhã.
O que faltou nesta reportagem foi uma visita a um alambique no outro lado do rio das Antas. Para que isso ocorra é necessário atravessar o rio de caíque.
Infelizmente faltou tempo para conhecer tudo!!!