Search
Close this search box.

Salto do Yucumã, maior queda da água horizontal do mundo

Visitar o Salto do Yucumã era um sonho antigo. O Salto do Yucumã  é o maior salto longitudinal do mundo, com 1,8km de extensão, localizado na cidade de Derrubadas, no interior do RS.

A cidade de Derrubadas está localizada na divisa do Brasil com a Argentina, sendo que é possível visitar o salto dos dois países. Para ver o Salto do Yucumã do lado brasileiro, é preciso visitar o Parque Estadual do Turvo, o que por si só, já é maravilhoso, sendo o maior parque estadual do estado do Rio Grande do Sul.

Leia também:

Nós aproveitamos um feriadão para finalmente conhecer o Salto do Yucumã e a cidade de Ametista do Sul em um roteiro pelo noroeste do RS. Nesse post compartilhamos nosso roteiro, dicas de planejamento e descobertas que vivenciamos na prática, para inspirar e facilitar o planejamento da sua viagem.

Salto do Yucumã
Foto: Blog Até Onde Puder ir

Visitando o Salto do Yucumã

O Salto do Yucumã fica dentro do Parque Estadual do Turvo, maior parque do estado do Rio Grande do Sul, na divisa entre o estado e a Argentina. Para visitar o parque é preciso fazer agendamento antecipado através desse link, pois o número de pessoas é limitado.

Salto do Yucuma

O recomendado é fazer o agendamento para a data de sua preferência e aguardar o dia da visita para fazer o pagamento da taxa, que atualmente está custando R$ 18,51 (outubro de 2021). No dia da visita, entre em contato com o número de whats app disponilizado na reserva para confirmar a condição de visibilidade do salto. Muitas vezes, o salto não está visível e é impossível prever com antecedência. Se estiver tudo ok, ou se decidir visitar parque estadual do Turvo, mesmo sem visibilidade, é só fazer o pagamento via Pix ou em dinheiro na portaria, apresentando o número do agendamento.

E foi isso o que nós fizemos. Infelizmente depois de muito planejar, tivemos azar que no dia da nossa visita, o Salto do Yucumã estava sem visibilidade. Pois é… Mas decidimos ir conhecer o Parque Estadual do Turvo mesmo assim, o que recomendamos que você também faça, caso isso aconteça no dia da sua visita.

Salto do Yucuma

Chegamos no Parque Estadual do Turvo, às 10h, que era o nosso horário de agendamento. Na portaria é só apresentar o número da reserva e ok. O parque é bem grande, o maior parque do estado do RS.

Para começar o nosso passeio, decidimos ir até área onde ficam as duas trilhas principais, a Trilha do Salto e a Trilha da Onça. Da portaria, até o estacionamento e inicio das trilhas são aproximadamente 15 km de estrada de chão, em meio a mata nativa, com muitas, muitas borboletas.

Junto a área de estacionamento, há monitores, banheiros, e uma área bem grande com mesas de piquenique, na sombra. Achei o local bem bonito e muito bem cuidado. 

Parque Estadual do Turvo

Mesmo sabendo que não havia visibilidade, tentamos chegar mais próximo possível do Salto do Yucumã. É incrível a força da água. A trilha até o salto do Yucumã é curta. Andamos alguns metros e logo fomos impedidos de seguir, pela presença da água. Teremos que voltar para ver com nossos próprios olhos esse espetáculo da natureza.

Além das trilhas e do Salto do Yucumã, o parque conta com um espaço muito bacana com exposições que contam mais detalhes da história do local, os animais que já foram vistos e que habitam o parque, entre outras informações importantes.

A cidade de Derrubadas, onde fica o Parque Estadual do Turvo, é uma cidade pequena. Paramos na praça da cidade, onde fica o Centro de Visitantes. No local eles oferecem informações aos turistas, mapas e dicas de passeios. Não vimos o Salto do Yucumã ao vivo, mas garantimos uma foto.

Saltos del Moconá, na Argentina

Do lado argentino também é possível visitar o salto, que do lado de lá, se chama Saltos del Moconá. Somente no lado argentino é possível fazer um passeio de barco, chegando muito próximo ao salto.
Para fazer o passeio de barco e visitar os Saltos del Moconá, é preciso ir até El Soberbio, na Argentina. Para chegar na pequena cidade na província de Missiones, é preciso atravessar de balsa em Porto Soberbo, fronteira com o Brasil. Atente-se aos horários e dias de funcionamento da balsa.
Lembre-se que para visitar El Soberbo, você estará em outro país, portanto será preciso passar pela Aduana e se estiver de carro, apresentar a Carta Verde. Infelizmente não visitamos os Saltos del Moconá, pois a fronteira com a Argentina ainda estava fechada, na data da nossa visita ao Salto do Yucumã.

Na próxima visita, pretendo ficar hospedada em El Soberbo. Gostei muito das opções de hospedagens que vi. São vários lodges em meio a natureza, como o Puro Moconá Lodge La Mission Moconá.

Onde ficar hospedado para visitar o Salto do Yucumã

Na cidade de Derrubadas não tem hotel. Melhor opção é ficar hospedado em Tenente Portela. O Hotel Aracê fica distante aproximadamente 15 minutos de carro da entrada do Parque Estadual do Turvo. É um hotel simples, mas que nos atendeu muito bem por uma noite.

Roteiro pela região noroeste do RS

Nossa visita a Derrubadas fez parte de um roteiro pela região noroeste do RS, que incluiu também a cidade de Ametista do Sul, capital mundial da pedra ametista. Outra sugestão é incluir a cidade de Iraí, que é conhecida pela sua água termal e possui hotel all inclusive – veja aqui. Infelizmente não tínhamos 5 dias para cumprir esse roteiro, por isso deixamos Iraí de fora do nosso roteiro.
Sugestão de roteiro pelo Noroeste do RS:

  • Dia 1: Parque Estadual do Turvo com Salto do Yucumã
  • Dia 2: Ametista do Sul
  • Dia 3: Ametista do Sul
  • Dia 4: Iraí
  • Dia 5: Iraí

Veja mais posts sobre destinos no RS

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o RS, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, e pela #ViagensQueSonhamosemDerrubadas

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *