Ilha Grande, conhecendo as belezas do lado menos conhecido da ilha

Ilha Grande é um pedacinho do paraíso, com areais brancas, águas cristalinas e muita vida marinha, Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e a maior das 365 ilhas de Angra dos Reis,

Leia também:

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, Ilha Grande oferece aos seus visitantes praias paradisíacas, belas paisagens e uma incrível experiência com a natureza. Além das mais de 100 praias, cachoeiras, rios, trilhas e exuberante flora e fauna, Ilha Grande transborda tranquilidade. É o destino perfeito para quem não abre mão de estar em contato com a natureza, na sua maior exuberância..

Neste post, compartilhamos todos os detalhes da nossa experiência em Ilha Grande e dicas para você planejar sua viagem: o que fazer em Ilha Grande, como chegar em Ilha Grande, diferenciais de ficar hospedado no lado oeste de Ilha Grande, dicas de pousadas, melhores passeios em Ilha Grande e muito mais. Vem conhecer Ilha Grande com a gente!!

Ilha Grande

Ilha Grande, Patrimônio Natural da Unesco

Como você já deve imaginar, Ilha Grande é tudo aquilo que você lê e vê a respeito, e muito mais. Confesso que quando chegamos em Ilha Grande, fiquei impressionada com a beleza e a maneira que a vida acontece na ilha, em uma velocidade e energia bem diferente do que estamos habituados nas cidades.

Tudo o que liámos sobre Ilha Grande, indicava escolher a Vila do Abraão, como ponto base para desbravar Ilha Grande. Mas ao conhecer o perfil Ilha Grande In Natura, nos apaixonamos por uma parte da ilha, menos explorada, mais natural, que é muito visitada por turistas estrangeiros, mas ainda pouco divulgada e conhecida pelos brasileiros.

Foi assim que decidimos visitar o lado oeste da ilha, entre Araçatiba e Praia Vermelha, o lado mais preservado e natural de Ilha Grande, onde a cultura nativa caiçara ainda é vista diariamente na rotina local. Foi uma grata surpresa e ainda melhor do que imaginávamos. Não só pela estrutura e serviço do grupo Ilha Grande In Natura, como também pela oportunidade de vivenciarmos o dia a dia caiçara.

Como chegar em Ilha Grande, em Araçatiba ou Praia Vermelha

Se você assim como a gente, você vai visitar e ficar hospedado no lado oeste da Ilha, em Araçatiba ou Praia Vermelha, você vai precisar ir até o cais Santa Luzia em Angra dos Reis e lá, pegar o barco para Araçatiba. Não vá para a Vila do Abraão, pois não existe transporte entre a vila e o lado oeste da ilha. O embarque para o lado oeste de Ilha Grande é somente na cidade de Angra dos Reis.

O trajeto até Araçatiba leva uns 30 minutos em uma lancha rápida. São duas empresas que fazem o trajeto, mas há poucos horários. Confira os horários nos sites das empresas Natiga e Araçatiba JF. Em função dos horários, nossa ida à Ilha Grande foi com a Natiga e a volta com a Araçatiba JF. Se tiver alguma dúvida em relação ao translado entre em contato com a sua pousada, que com certeza, irão lhe informar a melhor opção para sua chegada.

O trajeto do Rio de Janeiro até o Cais de Santa Luzia fizemos de Uber. A volta de Angra dos Reis até o Rio de Janeiro fizemos com o taxista André, agendado previamente, que no horário marcado estava nos esperando no cais. Gostamos muito do serviço do André, que nos contou que faz esse trajeto Rio-Angra-Rio diariamente levando turistas. O carro é muito bom e tinha água gelada para a gente. Deixo o contato do André 24. 99945-5551.

Melhores passeios do lado oeste de Ilha Grande

Sobre os passeios, não se preocupe com o roteiro, que as pousadas do grupo Ilha Grande In Natura organizam toda logística para os hóspedes.  Cada dia costuma acontecer um passeio para um local diferente (sempre de barco) e ainda tem as trilhas que podem ser feitas por conta própria e às praias próximas.

A Trilha 7 liga vários pontos deste lado da ilha passando por lugares como Gruta do Acaiá, Lagoa Verde, Lagoa Lagamar e praias como Aventureiro ou Proveta.

Os principais passeios para quem fica hospedado nesse lado da Ilha Grande são o Tour Ilhas Paradisíacas, Tour Rota Oceânica, Tour Rota Norte e a Trilha para a Gruta de Acaiá.

Tour Ilhas Paradisíacas

O Tour Ilhas Paradisíacas é o passeio mais famoso das ilhas de Angra dos Reis, visitando a Praia do Dentista, Ilhas Botinas, Praia da Piedade, onde ficava a Ilha de Caras, Praia Passa Terra com parada para almoço e Lagoa Verde. São 5 paradas em um passeio de dia inteiro, saindo das pousadas às 10h e retornando depois das 16h.

Todas as paradas tem tempo para banho. Os barcos oferecem máscara de mergulho para snorkeling e espaguete  para nadar. O passeio é em grupo, mas com poucas pessoas. Nosso grupo eram de 9 pessoas.

Tour Rota Oceânica

O Tour Rota Oceânica leva os turistas até a Praia do Aventureiro, uma das mais belas praias da ilha, distante apenas 20 minutos de lancha das pousadas do grupo Ilha Grande In Natura.

A Praia do Aventureiro está dentro de uma área de preservação natural, o que garante seu aspecto rústico e intocado. O mar é multicolorido, com um pouco de ondas e a areia é muito branca e fina. É no Aventureiro que fica o “famoso coqueiro deitado” de Ilha Grande. Ficamos no Aventureiro até às 14h.

No Aventureiro há alguns barzinhos e restaurantes, mas que nem sempre estão abertos. Recebemos a indicação do piloto da nossa lancha, de almoçarmos no Camping, que fica bem no final da praia. Estava bem gostoso.

A segunda parada do tour Rota Oceânica é na Praia de Meros, onde tivemos a oportunidade de chegar quando não havia nenhum barco na praia. Meros é uma pequena praia com águas verde esmeralda, ideal para a prática do snorkel. Na minha opinião uma das praias mais lindas de Ilha Grande.

O passeio Rota Oceânica também tem saídas das pousadas em torno das 10h e retorno aproximado pelas 16h. O almoço não está incluído e recomenda-se almoçar na praia do Aventureiro, já que em Meros não existe nenhum tipo de comércio. Não esqueça de levar água.

Tour Rota Norte

O Tour Rota Norte visita a Praia de Lopes Mendes, a praia mais conhecida de Ilha Grande e também a Lagoa Azul. Geograficamente são passeios que não ficam no lado sul da ilha, mas por Lopes Mendes ser uma praia muito conhecida, muitos turistas querem conhecê-la.
Infelizmente não tivemos tempo para fazer esse passeio, mas conversamos com alguns turistas que estavam na pousada com a gente e que haviam feito o passeio e adorado.

Gruta de Acaiá

A Gruta de Acaiá pode ser acessada através da Trilha 7 ( 1h de caminhada a partir da Praia Vermelha) ou de táxi boat. Para otimizar o tempo e “economizar nossas pernas” escolhemos a opção mais prática e rápida. A pousada organizou o táxi botara gente.

A Gruta de Acaiá fica a aproximadamente 8 metros, abaixo do nível do mar. Uma fenda na rocha, permite a entrada de luz, em um salão subterrâneo onde é possível visualizar esse espetáculo da natureza. A gruta possui cerca de 30 metros de largura e uma altura média de 1 metro. O acesso é por terra, descendo por uma escada estreita e praticamente rastejando o restante do percurso. 

A Gruta de Acaiá fica em uma propriedade particular, e para acessa-la cobram R$ 25,00 por pessoa. Não é possível acessar a gruta desacompanhado. O guia acompanha e orienta em todo percurso. O tempo de permanência na gruta é de aprox. 20 minutos.

Você teria coragem? Confesso que estava apreensiva e fui com medo medo mesmo, pois o guia me passou muita segurança. E depois que vi aquele espetáculo da natureza, agradeci pela minha coragem. Foi lindo!

Onde ficar hospedado em Ilha Grande

Tem varias opções de pousadas charmosas com ótimo custo beneficio nesse lado da ilha. Nós dividimos nossa estada em duas pousadas diferentes: Pousada Lagamar e Pousada Cruzoé, que são do grupo Ilha Grande In Natura, um grupo dedicado ao turismo que fornece experiências no lado mais natural e preservado da ilha.

A Pousada Lagamar tem uma vista incrível do mar e está localizado a poucos metros da praia Vermelha. A pousada fica no alto, em meio a muita natureza. Lagamar é uma experiência única e diferente, para aqueles que amam a natureza, a flora e a fauna e o silêncio de um oásis de tranquilidade. Os quartos são estilo chalé, com sacada e rede, ar condicionado e café da manhã espetacular. A Isabel que vai te recepcionar na Pousada Lagamar faz um pãozinho maravilhoso. O ambiente é simples, mas muito charmoso e inserido na natureza. Não será difícil ver micos e porco espinho se alimentando próximo à pousada. RESERVE AQUI E VEJA DISPONIBILIDADE PARA SUA DATA.

Próximo à Praia Grande de Araçatiba, segunda maior vila da ilha, ficamos hospedados na Pousada Cruzoé, que é ótima para quem ama mergulhar, fazer snorkel e nadar no mar. A pousada não tem praia privada, mas tem um trapiche no mar, onde é uma delícia pular para nadar e fazer snorkel. Vimos muitos peixes e até tartaruga nadando ali pelo trapiche. A área externa da Pousada Cruzoé é muito bacana, com espreguiçadeiras e poltronas no deck externo. Está situada em frente à Lagoa Verde e a vista dos quartos e do deck para a Praia Grande é espectacular. Há duas praias nas proximidades, a Praia Grande a 10 minutos e a Praia Araçatibinha a 5 minutos a pé. RESERVE AQUI E VEJA DISPONIBILIDADE PARA SUA DATA

Na Praia Vermelha tem também a Pousada Dolce Vita, onde conhecemos o restaurante e gostamos muito, bem em frente a praia. A Pousada Dolce Vita é super familiar, indicada para aqueles que querem acordar de manhã e estar a apenas 10 passos do mar.

Todas nossas refeições na Praia Vermelha, fizemos no Restaurante Dolce Vita. Não deixem de provar a Moqueca e as caipirinhas.

Quantos dias para conhecer Ilha Grande

Angra dos Reis tem 365 ilhas e Ilha Grande é a maior delas. Nós ficamos 4 noites e foi ótimo, mas se tivesse maior disponibilidade de tempo, ficaria pelo menos uma semana.

Resumindo, você vai querer voltar, independente de quantos dias ficar na ilha.

Dicas práticas para visitar Ilha Grande

  • Traga pouca bagagem. Em Ilha Grande você não vai precisar look do dia.
  • Não existem carros em Ilha Grande. Os trajetos são feitos por trilhas ou táxi boat.
  • Não esqueça de ítens essenciais como protetor solar e repelente.
  • As pousadas possuem alguns itens de conveniência à venda, mas o preço é alto comparado ao continente.
  • Verifique os horários dos translado de Angra dos Reis para Ilha Grande e vice versa, para conciliar com horários de voos, se for o caso.
  • Não há banco em Ilha Grande. A maioria dos lugares aceita cartões de crédito, mas se fizer algum passeio de barco, é mais barato se você pagar em dinheiro.

Veja mais posts sobre o Rio de Janeiro



Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Rio de Janeiro, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosnoRio

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *