Search
Close this search box.
Roteiro litoral norte SP

Roteiro Litoral Norte SP com Paraty, de carro

Percorrer um roteiro pelo litoral norte de SP, conhecendo suas mais belas praias era um sonho antigo. Finalmente transformamos esse sonho em realidade, com uma viagem de carro pelo litoral paulista até Paraty no Rio de Janeiro.

Leia também:

Distante pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista, o Litoral Norte de SP vem se consolidando como um destino de muitas belezas naturais, praias, florestas, ilhas, rios e cachoeiras, além de muita história, cultura, boa infra estrutura hoteleira e variada gastronomia.

O Litoral Norte de São Paulo, é ideal para um roteiro de carro, seja em família, com amigos ou mesmo para uma escapada romântica. Nesse post compartilho nosso roteiro pelo Litoral Norte SP até Paraty e outras dicas de viagem, como os hotéis e pousadas que ficamos hospedados, melhores praias e outras experiências imperdíveis que você não pode deixar de fazer.

Alugar carro para viajar pelo litoral paulista?

Com certeza, pelo menos para o tipo de viagem que fizemos, com liberdade geografia e muita vontade de conhecer as praias mais bonitas do litoral paulista. Além dos destinos, a estrada também é uma grande atração nesse roteiro. As famosas curvas da Rodovia Rio Santos possui paisagens deslumbrantes do mar e o verde abundante da Mata Atlântica com vários mirantes no percurso.

Como moramos no RS, viajamos de avião até o aeroporto de Guarulhos e de lá, com carro alugado, iniciamos nosso roteiro pelo litoral SP, de forma circular. Finalizando também no aeroporto de Guarulhos.

Sempre alugamos carro com a RentCars que é um site agregador de ofertas, das melhores locadoras. Vale a pena reservar com antecedência para garantir os melhores preços. RESERVE AQUI.

O carro foi importante para o trajeto do aeroporto até o litoral, mas também para curtir as cidades e praias do nosso roteiro. Algumas cidades, como São Sebastião e Ubatuba, possuem muitas praias e o carro fará toda a diferença para curtir as belezas do litoral e passear de praia em praia.







Quando viajar para o Litoral Norte SP

Essa dúvida nos fez adiar esse roteiro várias vezes. O litoral de São Paulo, não possui temperaturas altas o ano inteiro, como o nordeste, e o verão costuma ser uma época de chuvas constantes. Não é por acaso que chamam Ubatuba de “Ubachuva”. E ainda assim, a época de festas do final de ano e janeiro é altíssima temporada com preços mais altos e estradas congestionadas.

Como não podíamos viajar em março, escolhemos o início do mês de fevereiro, antes do Carnaval. Durante os dias que ficamos na região, tivemos apenas um dia de chuva forte, que inviabilizou nossos passeios pelas praias. Mas que acabamos curtindo de outra maneira, em lugares fechados e até mesmo passeando pelo centro da cidade. Nos demais dias, chovia a noite e aproveitamos a praia durante o dia.

Outra vantagem do inicio de fevereiro é que as ferias escolares dos paulistas e cariocas já terminaram, o que deixa as cidades do litoral bem tranquilas em pleno verão. Sem trânsito e com bons preços, já em clima de final de temporada.

Portanto minha dica é justamente essa, se puder, faça o roteiro no litoral norte SP e Paraty em fevereiro ou março, mas evite Carnaval e feriados. Se não puder, vá na época que conseguir. Com certeza irá aproveitar muito também.

Roteiro Litoral Norte SP até Paraty, no RJ

Com centenas de praias foi difícil montar um roteiro que coubesse nos nossos 10 dias de viagem. Tivemos que unir facilidade de deslocamento, com muita pesquisa e destinos desejos antigos. O litoral de SP é muito extenso e cada município possui dezenas ou centenas de praias, de mais badaladas a semi desertas.

Depois de muito pensar e pesquisar, definimos assim o nosso roteiro:

  • 1 noite no Guarujá
  • 3 noites em São Sebastião – Juquehy e Toque Toque Pequeno
  • 4 noites em Ubatuba
  • 2 noites em Paraty

Excluímos Ilhabela do nosso roteiro por ser uma ilha e o deslocamento de balsa ser demorado na época de verão. Queremos muito conhecer Ilhabela, mas voltaremos em outra oportunidade com mais tempo para ficar na ilha.

Guarujá

Hospedagem: Pousada Canto das Laranjeiras

Tecnicamente Guarujá não fica no Litoral Norte SP, mas está na porta de entrada do litoral mais bonito de SP. Para que nosso deslocamento até São Sebastião não fosse tão longo, escolhemos Guarujá como primeira parada do nosso roteiro.

O Guarujá tem praias lindas mas também muito movimentadas. Como a cidade não era nosso destino principal, dessa viagem de carro pelo litoral de São Paulo, passamos apenas um dia na cidade, conhecendo as suas praias e não nos decepcionamos. Escolhemos a Praia do Tombo em Guarujá para ficarmos hospedados. Gostamos da Praia do Tombo por ser uma praia mais tranquila, sem movimento e muitas pessoas, como outras praias que conhecemos no Guarujá. Assista o vídeo completo do que visitamos no Guarujá.

Roteiro Guarujá

Passamos de carro pela orla do Guarujá, conhecendo também a praia de Astúrias e praia da Enseada. Um local que curtimos muito foi o Mirante da Campina que oferece um visual lindo do mar e orla.

Roteiro Guarujá

São Sebastião

Hospedagem: Hotel Hiu e Pousada Aparas

A Praia de Juquehy foi nossa primeira parada na cidade de São Sebastião no litoral norte de São Paulo, durante nossa viagem de carro pelo litoral paulista. Depois de conhecer a Praia de Juquehy, conhecemos também as praias da Baleia, Camburi, Camburizinho, Maresias, Paúba e Toque Toque Pequeno. Ficamos encantados com o litoral de São Sebastião. Assista o video completo do nosso roteiro pelas praias de São Sebastião.

Gostamos demais da praia de Juquehy, com uma vibe rústico chic, boa estrutura na beira mar, bons restaurantes e centrinho bem charmoso. Juquehy também é um bom ponto, para bate volta para conhecer outras praias. Foi assim que visitamos Maresias, Camburi, Camburizinho e Paúba.

Gostamos demais da praia de Paúba, com muita abundância de verde, mar lindo e praia pequena.

Mais ao norte de São Sebastião, ficamos uma noite hospedados em Toque Toque Pequeno, outra praia que adoramos. Praia pequena, mar lindo, alguns quiosques a beira mar e verde em abundância.

Nosso ultimo dia em São Sebastião, foi de chuva e infelizmente não conseguimos ir conhecer a praia de Calhetas, como havíamos planejado. Todo mundo fala que Calhetas é a praia mais linda do litoral de SP. Resolvemos seguir viagem em direção a Ubatuba e fomos conhecer o Centro Histórico de Sao Sebastião.

Ubatuba

Hospedagem: Hotel Villa di Capri e Pousada Bora Morá

Continuando nossa viagem de carro pelo litoral norte de São Paulo, chegamos em Ubatuba, um destino incrível para quem ama praia. No nosso roteiro de 4 dias em Ubatuba, visitamos algumas das praias mais bonitas de Ubatuba, conhecemos restaurantes, atrativos, e quase tudo o que estava na nossa lista de O que fazer em Ubatuba. Ubatuba possui mais de 100 praias e em um roteiro de 4 dias em Ubatuba é impossível visitar todas as praias. Com certeza voltaremos para aproveitar mais de Ubatuba, como a Ilha das Couves que eu adoraria ter visitado e outras praias paradisíacas. Assista ao video completo do nosso roteiro em Ubatuba.

Nosso primeiro dia em Ubatuba, foi um roteiro no legítimo estilo “Ubachuva”: choveu muito e não conseguimos visitar nenhuma praia. Aproveitamos para descansar, visitar o centro de Ubatuba e o Aquario de Ubatuba.

Os outros dias focamos em aproveitar as lindas praias de Ubatuba, dividindo o nosso roteiro em praias do norte e praias do sul/centro, para otimizar o tempo de estrada. Para os amantes do surf, a melhor praia é Itamambuca. Não muito afastada, fica a Praia do Felix, que foi uma das minhas praias preferidas de Ubatuba. Estando na praia do Felix é possível conhecer a Praia do Português, uma prainha bem pequena, acessível na maré baixa, por entre as pedras do canto direito do Félix.

Na região da Praia da Enseada, fizemos um trilha até a Praia de Santa Rita e depois até a Praia de Pereque Mirim, que ficam muito próximas ao Hotel Villa di Capri, onde estávamos hospedados. Em direção as praias do sul de Ubatuba, conhecemos a Praia do Lázaro, praia de Domingas Dias e praia de Sununga. A praia de Sununga é uma praia de tombo, que não é muito bacana para banho de mar, mas é lá que fica a Gruta que Chora.

Elegemos como o melhor passeio de Ubatuba a Ilha de Prumirim, onde curtimos o melhor banho de mar, na água mais transparente que vimos no litoral norte de SP. Os passeios para a Ilha de Prumirim saem da praia de Prumirim e também da praia do Felix. Não é preciso reservar com antecedência. Só chegar no local e falar com os barqueiros, que esperam o barco lotar para fazer a travessia. A travessia de barco é bem rápida e o local é paradisíaco. Não deixem de fazer esse passeio.

Para estacionar próximo as praias de Ubatuba é preciso adquirir um ticket, pois quase todas as praias estão na Área Azul que exigem o ticket de estacionamento. O ticket é vendido no acesso as praias e é válido pelo dia todo, em todos os locais de área azul de Ubatuba.

Onde comer em Ubatuba

  • Pizzaria Guarany: Pizzaria localizada no centro de Ubatuba, com forno a lenha, música ao vivo e ambiente muito agradável.
  • Restaurante Patto Loko: Restaurante super tradicional e premiado de Ubatuba, com ambiente original, música ao vivo e cardápio delicioso com muitas opções de frutos do mar. A Casquinha de Siri do Patto Loko é uma das mais premiadas do litoral norte de SP, assim como a capinha de Pimenta Rosa com manga que já foi premiada pela Revista Veja. Como prato principal escolhemos a Tijelinha Caiçara com camarão gratinado que estava deliciosa.

Paraty

Hospedagem: Hotel Brunello Paraty

Paraty, no Rio de Janeiro foi o gran finale da nossa viagem de carro pelo litoral norte paulista até Paraty. Na cidade, fizemos um roteiro de 2 dias, visitando o centro histórico de Paraty, conhecemos a cachoeira do Tobogã, provamos o drink Jorge Amado e fizemos um inesquecível passeio de barco. Assista o video completo do nosso roteiro em Paraty no RJ.

O Centro Histórico de Paraty é Patrimônio da Unesco, repleto de história, com seus casarios coloridos, igrejas e ruas de paralelepípedo, restaurantes com mesas nas ruas e um clima maravilhoso onde turistas do mundo todo se encontram. Vale muito a pena curtir o final de tarde no centro histórico, mas recomendo fazer um tour guiado pela região, pois só assim é possível conhecer a história por trás de cada construção e cada rua. Os guias costumam ficar na região da Praça da Matriz e é possível contratar o passeio na hora, para um tour de aproximadamente 40 minutos entre os principais pontos.

Paraty possui muitos roteiros de ecoturismo num dos locais mais visitamos é a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan. Pra quem gosta de cachoeira e natureza, vale muito a pena a visita. Fomos até la de carro, mas também é possível contratar passeios que fazem roteiros por varias cachoeiras. Confesso que não tive coragem de escorregar na Cachoeira do Tobogã, mas me diverti muito assistindo as “escorregadas”. Em frente a Cachoeira do Tobogã, fica o Alambique Engenho D’Ouro que oferece visitação com degustação das suas premiadas cachaças, entre elas, a cachaça Gabriela do drink Jorge Amado que muito famoso em Paraty.

Mas o que mais gostamos de Paraty, foi termos contratado um barqueiro para um passeio de 6 horas entre praias e paradas para banho de mar. Os barcos ficam todos ali na região do cais do centro histórico. Há opções de passeios em grupos em escunas ou barcos e lanchas para pequenos grupos. negociamos com um barqueiro e marcamos a partida para o dia seguinte, as 9h da manha. Visitamos a Praia da Lula, Saco da Velha, Lagoa Azul e Praia Vermelha. Foi maravilhoso o passeio e ainda tivemos a oportunidade de apreciar a vista do centro histórico de Paraty, do mar.

Melhores Praias do Roteiro Litoral Norte SP e Paraty

Fran, tenho pouco tempo, quais as melhores praias do teu roteiro? Vem comigo que te conto as minhas praias preferidas do roteiro Litoral Norte SP e Paraty.

Roteiro Litoral norte SP
Praia do Português em Ubatuba

Melhores praias do nosso roteiro no Litoral Norte SP e Paraty no RJ:

  • Juquehy em São Sebastião – Adorei Juquehy pela vibe rústico chique do local. Restaurantes, lojas e pousadas charmosas, com clima de praia descolada, e beira mar linda com estrutura, mar gostoso para banho e surf iniciante.
  • Paúba em São Sebastião – Um dos locais onde tomei o melhor banho de mar do litoral de SP. O mar é incrivelmente lindo, verde, com muita Mata Atlântica. Na localidade quase não há estrutura, mas compensa pelo mar e beira mar linda.
  • Toque Toque Pequeno em São Sebastião – Fiquei encantada com Toque Toque Pequeno. Queria ter conhecido Toque Toque Grande, mas choveu e acabou ficando para a próxima visita. Toque Toque Grande tem a vibe que tinha adorado em Paúba com uma pouco mais de estrutura, com pousada beira amar, restaurante charmoso e até uma capelinha fofa. Banho de mar incrível. A praia é de tombo, mas sem onda.
  • Praia do Félix em Ubatuba- A Praia do Félix foi minha praia preferida em Ubatuba. Nem tão extensa, nem tão pequena, na medida certa, com muitas árvores que projetam sombra na areia. O mar é lindo e ótimo para banho. Tem barracas de restaurantes e também ofertas de passeios para a Ilha de Prumirim que fica em frente à Praia do Félix.
  • Praia do Português em Ubatuba- Uma prainha pequena, com acesso na maré baixa, através de uma trilha de 5 min pelas pedras do canto direito da Praia do Félix. Pequena, linda e exclusiva. Só tome cuidado com a maré.
  • Ilha de Prumirim em Ubatuba – Foi na Ilha de Prumirim que encontramos o mar mais transparente e lindo das praias que visitamos no litoral norte de SP. Praia quase deserta, só se chega de barco, sem estrutura, apenas um pequeno quiosque e muita areia e mar paradisíaco.
  • Lagoa Azul em Paraty – Não é especificamente uma praia, mas foi um dos locais que paramos para banho de mar no passeio de barco que fizemos em Paraty. Eleito o melhor banho de mar do nosso roteiro. Mar lindo para banho e para snorkel, lugar vazio, de muita paz e tranquilidade. Não tem estrutura alguma.

Hotéis e Pousadas no Litoral Norte SP e Paraty

Onde ficar no Guarujá

Escolhemos ficar hospedados em uma pousada simples, mas muito charmosa e com ótimo custo benefício da Praia do Tombo, pois ficaríamos apenas uma noite em Guarujá. Ficamos na Pousada Canto das Laranjeiras que tem nota 9.1 no Booking. Gostamos muito, principalmente da cordialidade com que fomos recebidos e do café da manhã delicioso e caprichado. RESERVE AQUI.

Conheça outras opções de hospedagem no Guarujá:

Onde ficar em São Sebastião

Para visitar as praias de Sao Sebastião, ficamos hospedados 2 noites no Hiu Hotel em Juquehy. O hotel é simplesmente maravilhoso. Um hotel pequeno, charmoso, com quartos incríveis e experiências diferenciadas. Não fica localizado na beira mar, mas possui estrutura na areia e transporte com carro de golfe até a praia. O café da manhã é delicioso, servido na mesa e o Spa também é fantástico, exclusivo com produtos L’Occitane. O Hiu Hotel oferece uma experiência diferenciada de hospedagem, para quem quer conforto e exclusividade. Amamos a experiência no Hiu Hotel. RESERVE AQUI.

Outros hoteis bem avaliados em Juquehy:

Ainda em São Sebastião ficamos uma noite hospedados na Pousada Aparas, na praia de Toque Toque Pequeno. A localização é perfeita, em frente a praia que é maravilhosa. A pousada é simples, mas com cama confortável, banheiro grande, quarto com sacada e café da manhã incluído.

Outros hospedagens bem avaliadas em Toque Toque:

Onde ficar em Ubatuba

Em Ubatuba, também dividimos a nossa hospedagem em dois locais diferentes, para que conseguíssemos curtir as muitas praias da cidade sem tanto deslocamento. Ficamos 2 noites na praia da Enseada no Hotel Villa di Capri. Gostamos demais da localização pois é possível visitar várias praias caminhando poucos minutos. O hotel tem um clima bem de praia, super gostoso, com varanda nos quartos, rede, piscina e um ótimo custo beneficio. RESERVE AQUI.

Os outros dias em Ubatuba foram na Pousada Bora Morá na Praia Grande, mais próximo ao centro da cidade e praias do norte. A pousada é pequena, mas bem confortável, café da manhã caprichado e equipe super atenciosa com muitas dicas da cidade. Também tem piscina, mas com tantas praias lindas, nem conseguimos aproveitar. RESERVE AQUI.

Outras hospedagens bem avaliadas em Ubatuba:

Onde ficar em Paraty

Em Paraty escolhemos ficar hospedados em frente a praia de Jabaquara, no Hotel Brunello Paraty. A localização é ótima, a poucos minutos do centro histórico e de fácil acesso a outros roteiros na cidade. Os quartos são grandes, tem piscina e café da manhã delicioso com vista para a praia. Ótimo custo beneficio para quem procura hospedagem fora do agito, mas não abre mão de ficar bem localizado. RESERVE AQUI.

Outras hospedagens na região do centro histórico de Paraty:

Booking.com

Considerações sobre o Litoral Norte SP

Amamos demais o nosso roteiro no litoral norte SP e estamos loucos para voltar e curtir o que faltou faltando conhecer, e aproveitar mais as praias que mais gostamos.

Ficamos nos perguntando porque os paulistas vão tanto ao litoral de Santa Catarina, se possuem praias tão ou ainda mais belas.

Sobre custos de viagem, podemos dizer que há opções de hospedagem e alimentação para todos os gostos e bolsos. Há muitas opções de pousadas com ótimo custo beneficio, em localização excelente, principalmente na região de Ubatuba. Inclusive achamos que o litoral norte SP possui mais e melhores opções de hospedagem do que o litoral de Santa Catarina (com exceção de Florianopolis). Em relação a passagem aérea para Guarulhos e aluguel de carro em SP costuma ter custo bem inferior a outro destinos, pela grande disponibilidade de voos e carros no destino.

Recomendamos demais!!! Voltaremos!

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o roteiro, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosemSP e #ViagensQueSonhamosEmParaty

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

2 respostas

  1. Oi pessoal! Adorei o relato de vocês. Também somos do sul e queremos fazer essa viagem agora em março/23. Com certeza vou pegar todas essas dicas! Uma dúvida, somos meio nômades e o sinal de internet é beeeeem importante. Conseguem me dizer como foi a conexão de vocês? Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *