São José dos Ausentes é um destino deslumbrante, no sul do Brasil, mas ainda pouco conhecido da maioria das pessoas e é entre cânions, campos e cachoeiras que está localizada a Estância das Flores, uma pousada diferenciada que oferece todo conforto e excelente gastronomia, aliados com a simplicidade da vida em fazenda.
Conjugar dias de descanso, com passeios pela região é muito fácil e prazeroso. Estivemos hospedados na Estância das Flores e desfrutamos um roteiro de 4 dias entre cânions, cachoeiras, plantações de batatas, bons vinhos e excelente gastronomia.
Leia também:
- Como chegar em Gramado
- Maria Fumaça, o passeio mais concorrido de Gramado
- Vinícolas com experiências inesquecíveis na Serra Gaúcha
Conheça todos os detalhes de como é ficar hospedado na Pousada Estância das Flores e o que fazer em São José dos Ausentes e região, assim como dicas de roteiros, o que levar na mala e outras sugestões que só quem conheceu o local pode compartilhar.
Estância das Flores
“Paz, requinte e conforto em um mundo cada vez mais caótico”- Com essa frase fomos recebidos pelo Paulo, proprietário da Estância das Flores em São José dos Ausentes (o endereço físico diz que estamos em Bom Jesus, mas a pousada localiza-se bem na divisa entre os dois municípios). Nesse momento tive a certeza que nossos dias na pousada, seriam especiais. Ele deixou o stress da cidade grande para encontrar a tranquilidade de Ausentes e trabalhar com a felicidade das pessoas. Cada hóspede é recebido como um grande amigo.
Inaugurada em julho de 2018, a Estância das Flores se localiza na região dos Campos de Cima da Serra, entre Bom Jesus e São José dos Ausentes, quase na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. A casa com mais de 1.000 km esteve abandonada por 18 anos. Bastou uma grande reforma para o local se tornar o grande destaque em hotelaria e bem receber na região, que contava, até então, com apenas pequenas e simples pousadas familiares. Assista nesse link o vídeo onde mostramos todos os detalhes da Estância das Flores
A Pousada:
Combinando o conforto de um hotel boutique com a simplicidade da vida na fazenda, o casarão em madeira localiza-se em uma área de 200 hectares de campo e é uma ótima opção para quem quer visitar vinícolas da região e fazer passeios menos convencionais pelos Campos de Cima da Serra, visitando cânions, cachoeiras e outras paisagens deslumbrantes.
Quartos:
A Pousada Estância das Flores tem um total de 10 suítes, todas equipadas com calefação, cama king size, banheira de hidromassagem, wifi e sacada com vista para os Campos de Cima da Serra. Os quartos são grandes e espaçosos, contando com calefação para os dias frios.
Para garantir a comodidade, há a disposição no quarto uma chaveira elétrica, chá e xícara para preparar algo quente. A atenção aos detalhes é enorme. Quando cheguei na porta do quarto havia um identificador com meu nome, assim como um recadinho de boas vindas e bombons.
Gastronomia:
Outro ponto de destaque da Estância das Flores é a gastronomia. Eles até brincam, que só liberam os hóspedes para check out se engordarem, pelo menos, 1 kg por dia 😂 Acho que eu atingi essa meta.
Todas refeições são maravilhosas. O café da manhã é farto, com muitas opções de frutas, pães coloniais, bolos, enfim, tudo aquilo que a gente ama em café da manhã de hotel, mas com um diferencial. Tudo feito com muito carinho, fresco, produzidos com produtos locais.
Os jantares e os almoços foram diferenciados, com cardápio bem variado: de churrasco, feijão tropeiro, massa e galeto à pizza e peixe, com grande destaque para as sobremesas. Difícil escolher a melhor, mas meu voto foi para o queijo fresco com calda de mel e frutas vermelhas. Ah, e sempre com vista 😍
Os vinhos e espumantes servidos foram todas da Vinícola Campestre, parceira da Estância das Flores. Meus vinhos preferidos foram o Gewürstraminer, o Rosé Merlot e o Syrah. todos excelentes.
Vale a pena optar pelas refeições incluídas no seu pacote de hospedagem. Não há opção de restaurantes próximos e depois de provar as delícias preparadas na Estância, você nem vai querer procurar outro local para fazer as refeições.
Atividades:
A Estância das Flores é uma ótima opção para quem deseja desbravar as belezas naturais da região mas também para quem está em busca de sossego e tranquilidade.
Na casa principal, há sala de cinema, sala de jogos, dois restaurantes, sala com lareira e área externa possui piscina, lago para pesca e atividades recreativas como caiaque, pedalinho, balanço etc.
Além da pousada oferecer uma autêntica experiência no campo, há a possibilidade de agendar passeios adicionais como cavalgadas, passeios aos cânions e cascatas, piqueniques, trilhas e pesca.
![]() |
Amarula, fiel companheira nos passeios pela área da Estância |
Famílias com crianças:
Crianças são muito bem vindas na Estância das Flores. Há uma pequena brinquedoteca para os pequeninhos, balanço na área externa e previsão de um playground pronto para os próximos meses. Para acomodar famílias com crianças com mais conforto e espaço, há opção de quarto maior, com dois ambientes.
→POUSADA ESTÂNCIA DAS FLORES
Estrada da Mangueira Nova, 1610 – Bom Jesus/ RS
www.estanciadasflores-rs.com.br
Seguro Viagem
Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois a maioria dos planos de saúde não oferecem cobertura nacional. Faça a sua cotação para encontrar o melhor preço. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.
O que fazer em São José dos Ausentes
São 127 cachoeiras mapeadas e 8 cânions próximos. Para conhecer e aproveitar as belezas na região são necessários pelo menos 3 dias, que foi o tempo que passamos em São José dos Ausentes. Para aqueles que querem unir descanso com belezas naturais, recomendo pelo menos quatro dias na cidade.
![]() |
Já viu um batatal pessoalmente? |
Preciso considerar que as nuvens podem atrapalhar seu roteiro de visita aos cânions. Aconteceu com a gente e tivemos que voltar no dia seguinte para ver a beleza e imensidão do Cânion Amola Faca.
A maioria dos passeios é possível fazer por conta própria, com carro “normal”, mas eu recomendo fazer com guia especializado. Os passeios que fizemos foram com as empresas Condor Ecotur e Terrasul Ecotur. Os guias conhecem a região, otimizam o roteiro e possuem carros apropriados para o tipo de estrada. Em um dos dias, quando estávamos chegando próximo ao Cânion Montenegro, o tempo fechou e o cânion ficou sem visibilidade. Para não perdermos o passeio, os guias mudaram o roteiro e conseguimos aproveitar bem outras belezas naturais.
Lugares para conhecer em São José dos Ausentes:
- Cânion Tabuleiro
- Cânion Encerra ou Amola Faca
- Cânion Realengo
- Cânion Boa Vista
- Cânion Coxilha
- Cânion Montenegro e o Pico mais alto do RS
- Cânion Cruzinha
- Cânion Tigras
- Vale do Rio Silveira
- Desnível dos Rios
- Cachoeirão dos Rodrigues
Roteiro de 4 dias em São José dos Ausentes
Dia 01: Chegamos na Estância das Flores para o almoço. À tarde fizemos uma trilha curta até a Coroa de Cristo, dentro da área da pousada, onde fomos recebidos com um piquenique delicioso.
Dia 02: O roteiro incluía visita ao cânion Montenegro, porém chegando lá perto, os guias perceberam que não haveria visibilidade. Mudaram o roteiro para conhecermos o Vale do Rio Silveira, Desnível dos Rios e o Cachoeirão dos Rodrigues. Lugares lindíssimos que até parecem uma pintura. Todos os lugares visitados ficam dentro de propriedades particulares na Rota Trilhas de Fazenda e o ingresso custa entre R$ 10,00 e R$ 15,00.
O Desnível dos rios é uma falha geográfica grave, onde o rio Divisa e o Rio Silveira encontram-se divididos por um grande rochedo e vários metros de desnível. Para ter o melhor visual é necessário atravessar o rio. Mas não se preocupe o rio é raso, e possui uma corda para facilitar a travessia.
Dia 03: Acordamos com o tempo chuvoso e segundo os locais, quando chove a probabilidade do tempo está aberto nos cânions é maior. Seguimos em direção ao cânion Encerra, ou mais conhecido como Amola Faca. Tivemos a maior sorte do mundo. Chegamos com chuva, mas de repente o tempo abriu, a chuva parou e foi possível ver a grandiosidade do Amola Faca e também a cachoeira com 240m de altura. O cenário é deslumbrante.
Mais tarde fizemos um passeio dentro da propriedade da Estância das Flores, caminhando pelo caminhos dos tropeiros até o Lageado. As paisagens na região dos Campos de Cima da Serra são maravilhosas.
Dia 04: Aproveitamos a proximidade com a cidade de Vacaria, e fomos conhecer a Vinícola Campestre. A estância das Flores e a Vinícola campestre costumam fazer roteiros conjuntos para receber os visitantes. A vinícola é novíssima – os passeios enoturísticos iniciaram no final de janeiro de 2020. Contei todos os detalhes da Vinícola Campestre e da nossa visita no post “Vinhedos, vinhos e complexo enoturístico”
O que levar na mala para conhecer São José dos Ausentes
Visitamos São José dos Ausentes e a Pousada Estância das Flores no auge do verão, no mês de janeiro e mesmo assim, as temperaturas caíam consideravelmente à noite, fazendo menos de 10 graus.
Leve roupas leves mas também quentinhas. Não esqueça:
- Protetor solar
- Repelente – Sempre é bom garantir, mas não foi preciso utilizar.
- Boné ou chapéu
- Roupa de banho – tem muitas cachoeiras
- Tênis que possa molhar
- Jaqueta corta vento e impermeável
- Manta ou echarpe para o final de tarde
- Bota impermeável – A Pousada Estância das Flores oferece galocha para uso dos hóspedes sem custo.
- Malha quentinha para usar no final da tarde
Se estiver planejando conhecer a região no inverno, não esqueça roupas térmicas, gorro, cachecol, luvas e um bom casaco. É comum ter temperaturas negativas e muita geada.
![]() |
Mesmo em janeiro, foi necessário um casaco quentinho |
Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha
- Lista dos hotéis mais bem localizados de Gramado
- Atrações imperdíveis com Criança em Gramado
- Colheita da uva na Serra Gaúcha
- Alpen Park em Canela, parque de diversões
- Fondue Divino
- Onde comer BEM em Gramado
- Roteiro pelo Centro de Gramado
- Vinícolas em Gramado e Canela
- Parque Terra Mágica Florybal
Para ver mais fotos, dicas e vídeos, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, e pela #ViagensQueSonhamosNosCanions
* Conhecemos o região dos Campos de Cima da Serra a convite da Anelise Zanoni do Travelterapia – Way Content, da Vinícola Campestre e da Estância das Flores. Ficamos muito felizes com a oportunidade e agradecemos o convite para conhecer lugares tão lindos do nosso estado.