Search
Close this search box.

Vindima na Miolo e outros passeios na vinícola

Vinícola Miolo é uma das vinícolas mais lindas do Vale dos Vinhedos e no período da vindima, está oferecendo um atrativo especial aos visitantes, a oportunidade de vivenciar o período da colheita.

Na Vinícola Miolo a vindima contempla visita pela vinícola, chegada das uvas, tour pelo processo de elaboração dos vinhos e espumantes, além de caminhada pelo Parreiral Modelo, pisa das uvas, merendim, degustação e muita alegria com músicas típicas italianas. Nós participamos dessa festa e vamos compartilhar a nossa experiência com vocês.

Leia também:

Conheça todos os detalhes de como é visitar a Vinícola Miolo, tours, degustações, o que mais visitar na região, roteiros, hospedagem e outras dicas que só quem já esteve visitando o Vale dos Vinhedos um milhão de vezes, pode compartilhar. Vem com a gente conhecer a Vinícola Miolo durante a vindima!

Vindima na Miolo

Vinícola Miolo |

A Vinícola Miolo é a vinícola brasileira com maior presença no mundo, exportando seus produtos para mais de 30 países em todos os continentes, sendo o maior exportador de vinhos finos do Brasil. Além da unidade no Vale dos Vinhedos, a Miolo possui outros 3  terroirs brasileiros:  Seival/Candiota (Campanha Meridional no RS), Almadén/Santana do Livramento (Campanha Central no RS) e Terranova/Casa Nova (Vale do São Francisco na Bahia), sendo a única empresa do setor genuinamente brasileira com atuação em quatro diferentes regiões produtoras.

Vindima na Miolo

Vinícola Miolo

O pioneirismo na elaboração dos vinhos se estende também para o enoturismo, onde a marca procura oferecer  experiências diferenciadas, durante o ano inteiro. Quem visita a região, precisa conhecer a Miolo, não só pelos seus ótimos produtos, como também por seus lindos parreirais. Além dos vinhos serem maravilhosos, sua estrutura é uma das mais bonitas do Vale dos Vinhedos.

Vinícola Miolo

É possível fazer uma visita gratuita à Miolo, se quiser apenas conhecer seu varejo/loja ou seus lindos jardins, mas há também a opção de visitação com degustação,  o tour da Vindima e algumas degustações especiais, que são pagas, mas há também o Wine Garden da Miolo, que é uma estrutura montada no jardim da vinícola, onde você só paga o que consumir.

No post Wine Garden da Miolo, o melhor lugar para degustar um vinho no Vale dos Vinhedos, eu  conto a nossa experiência no Wine Garden. Já mencionei acima que o jardim da Miolo é lindíssimo, os parreirais são deslumbrantes e nada melhor do que um bom vinho ou espumante para apreciar esse cenário. O Wine Garden oferece os vinhos e espumantes da Miolo, além de petiscos, uma boa música, um local agradável para sentar. Funciona em finais de semana, feriados e datas especiais.

A visitação com degustação acontece diariamente e não é necessário agendar, a não ser que você esteja visitando com um grupo de mais de 15 pessoas. O tour tem duração de 1 hora e inclui visitação ao processo de fabricação de vinhos e espumantes, caves e degustação de 4 rótulos da Miolo, sendo 2 vinhos e 2 espumantes. A visitação é paga, em fevereiro de 2020 está custando R$ 35,00, sendo que R$ 10,00 são revestidos em compras no varejo.

Vindima na Miolo |

A vindima é uma grande festa, que marca o período de colheita da uva. Na minha sincera opinião, é a melhor época para visitar as vinícolas da região. Em Bento Gonçalves e Garibaldi, a vindima acontece entre meados de janeiro a meados de março, dependendo das condições climáticas, tipos de uva e o cultivo. Somente nessa época do ano, você verá os parreirais carregados de uvas. É lindo demais.

Vinícola Miolo

A cada ano que passa, as vinícolas tem se empenhado em criar atrativos turísticos que envolvam seus visitantes e nesse ano a Vinícola Miolo passou a oferecer a Pisa das Uvas e Merendim, durante o período da vindima. A Vindima na Miolo inclui visita à vinícola e ao Parreiral Modelo, Pisa das Uvas, Merendim (lanche típico italiano com pão colonial, queijos, salame, copa, grostoli e uvas), músicas típicas italianas e degustação de suco de uva, vinhos e espumantes.

Assim que chegamos à vinícola nos dirigimos a recepção onde já estavam com o nosso nome da lista. Naquele momento recebemos um adesivo com número do grupo para identificação. Pontualmente às 9h iniciou o tour da Vindima, pela área do parreiral Modelo.

Vindima na Miolo

O Parreiral Modelo localiza-se na parte da frente da Vinícola Miolo e nesse local o enólogo que nos acompanhou durante a visita explicou detalhes, curiosidades e cuidados com as videiras, tipos de uva e época de colheita nos parreirais da Miolo, em outros locais pelo Brasil.

Depois seguimos para a visita interna na Vinícola Miolo, onde aprendemos sobre o processo de fabricação de vinhos, desde a chegada das uvas até o envase do “líquido precioso”. Visitamos a cave e podemos ver as barricas de inox e também as de carvalho. 

Vindima na Miolo

Vindima na Miolo

Após uma meia hora dentro da área da vinícola voltamos ao jardim para participar de fato da festa. Uma mesa cheia de delícias coloniais nos aguardava no gazebo, acompanhado de música italiana e uma grande bacia com uvas para a “pisa da uva. No tour da vindima, a degustação dos produtos é feita nesse momento: sucos de uva, espumantes e vinhos para degustar.

Vindima na Miolo

Vindima na Miolo

Esse momento é sempre muito animado. É claro que eu fiz a pisa das uvas. Não tive dúvidas, tirei o calçado e fui “fazer uma hidratação”profunda nos pés 😂 Atualmente esse suco e as cascas são descartadas, mas há algum tempo, esse era o processo inicial para produção dos vinhos.

Vindima na Miolo

Vindima na Miolo

No final do passeio, todos visitantes recebem uma sacola ecológica personalizada da Miolo, com uma garrafinha de suco de uva da marca.

Todo o tour tem duração aproximada de 2 horas. O passeio à vinícola e ao parreiral dura aproximadamente 45 minutos e o restantes do tempo é aproveitado na degustação dos produtos, merendim e pisa da uva. Crianças são muito bem vindas. A gente adorou o tour, só senti falta da colheita das uvas. Fica a sugestão para a Miolo aprimorar a experiência para o próximo ano.

Vindima na Miolo

Vindima na Miolo

– De 18 de janeiro a 7 de março, sempre às quartas e sábados

– Sábados às 9h e às 14h

– Quartas às 9h

– Reservas – visita@miolo.com.br | 54 2102.1537

Seguro Viagem


Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois a maioria dos planos de saúde não oferecem cobertura nacional. Faça a sua cotação para encontrar o melhor preço. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.

Várias outras vinícolas e hotéis também oferecem experiências exclusivas durante o período da vindima. Veja algumas atividades que já participamos e também recomendamos:

Como chegar na Vinícola Miolo |

A melhor maneira para chegar na Vinícola Miolo é de carro. A Vinícola Miolo está localizada no coração do Vale dos Vinhedos, a aproximadamente 10 km do centro de Bento Gonçalves. Nós sempre visitamos o Vale dos Vinhedos de carro.

Vindima na Miolo

Se você estiver hospedado em Gramado e desejar conhecer a Miolo, há também a opção de contratar um tour que te busca no hotel e além da Miolo, visita outras vinícolas e atrações no Vale dos Vinhedos. O Tour Circuito dos Vinhos oferece a possibilidade de escolher quais vinícolas e outras atrações visitar.

Onde se hospedar próximo à Miolo |

A melhor opção para quem deseja ficar hospedado próximo à Vinícola Miolo é o Hotel Spa do Vinhos, que fica localizado em frente à vinícola, e cujos parreirais pertencem à Miolo. O visual é incrível.

Vindima na Miolo

Se procura alguma opção mais econômica considere a Pousada Castelo Benvenutti e o Hotel Villa Michelon.

Passeios na região |

Vinícola Miolo

Para ver mais fotos, dicas e vídeos de Bento, Garibaldi e da Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaSerraGaucha


* Agradecemos à Vinícola Miolo o convite para participar da Vindima.  Ficamos muito felizes com a oportunidade de conhecer mais uma atividade da Miolo.

Reserve sua viagem_______________

🏨 Reserve  HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.

📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.

💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto:  VIAGENSQUES5

🚘  Alugue  CARRO com a RENTCARS.

📱Compre CHIP DE CELULAR, com OMEUCHIP. Cupom 15% de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS 

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *