Inhotim impressiona pelas experiências e surpreende pela beleza inspiradora. Seu acervo abriga mais de 500 obras, em um parque ambiental que vem se transformando em um jardim botânico. O Instituto Inhotim é um passeio imperdível, para quem visita Minas Gerais.
A mistura de parque, com jardim botânico e museu ar livre, desperta a curiosidade entre os visitantes e proporciona momentos de contato com a natureza.
O local é recomendado para todas as idades, mas são as crianças que mais se encantam, principalmente pelas milhares de oportunidades de descobertas e brincadeiras que o local proporciona. Eu já contei todos os detalhes do planejamento da nossa visita, com dicas de hospedagem, quais obras que mais gostamos e todos os detalhes da nossa visita de um dia ao Instituto Inhotim, no post “Conhecendo Inhotim | Dicas práticas para conhecer o parque que encanta todos os visitantes”. Nesse post vou destacar as obras que encantaram o nosso pequeno viajante, e porque ficamos mais tempo apreciando e nos divertindo nessas dez obras.
Deixe-se se surpreender pelas obras e pelas descobertas e interpretações das crianças!
Troca-troca do Jarbas Lopes :
O Troca-troca ou os fuscas de Inhotim, encantam adultos e crianças pelo seu colorido. Impossível passar por ali e não querer fotografar. Os fuscas tiveram suas peças trocadas para que a composição se enchesse de cor e fizeram a viagem entre Rio de Janeiro e Curitiba com o artista antes de fazerem parte do acervo de Inhotim.
Galeria Cristina Iglesias:
A Galeria Cristina Iglesias encanta pelo desconhecido e pela sensação de interação e descoberta. O passeio começa por uma trilha no meio da floresta até chegar a Galeria. Lá é preciso descobrir, por uma espécie de labirinto da onde se escuta o som da queda da água.
Galeria Cosmococa:
Na Galeria Cosmococa, a interação começa logo que você chega ao espaço, sendo convidado a retirar o calçado. Só é possível entrar no espaço descalço. Mas logo que entrar, entende-se o porque disso. São quatro salas interativas com experiências diferentes. Em uma delas, você pode nadar em uma piscina ou apreciar quem está nadando, em outro várias redes convidam os visitantes a relaxar, outra sala é repleta de balões, e outra cheia de colchonetes. Nos divertimos muito brincando e imaginando muitas possibilidades com os balões e colchonetes.
Galeria Marilá Dardot:
Uma das galerias mais bacanas para os pequenos, principalmente para os que estão na fase da alfabetização, como foi o nosso caso. Aqui, os visitantes são convidados a criar “obras”com os vasos em forma de letras do alfabeto, pelo jardim. Tudo está a disposição dos visitantes: os vasos em forma de letras, avental de jardineiro, pás, terra, sementes de flores e regador, para concluir a tarefa com sucesso. Aí é só você entrar com a imaginação e criar palavras.
Piscina do Jorge Macchi:
Como o nome diz, a obra de Jorge Macchi é uma piscina, que imagino deve ficar lotada em dias de calor, pois seu uso é liberado entre os visitantes e esse é o objetivo da obra, que ela seja utilizada, criando experiências diferentes.
Infelizmente visitamos Inhotim durante o inverno e a água estava muito gelada para o banho de piscina. Teremos que voltar no verão.
Elevazione do Giuseppe Penone:
A Elevazione não é uma obra para interagir, mas sim para apreciar e pensar na natureza, mostrando para as crianças, a importância da preservação. A obra é formada por uma árvore de bronze que se apoia em cinco outras árvores reais.
Magic Square do Hélio Oiticica:
Uma das obras símbolos de Inhotim, o Magic Square, convida os pequenos visitantes a um jogo de esconde esconde. Não é possível encostar nas paredes, mas sim interagir com a obra, as formas e as cores de outras maneiras.
Sem título, do Edgar de Souza:
As esculturas em bronze em diferentes posições inusitadas, representam uma figura masculina sem cabeça.
Não é possível se aproximar da base onde estão localizadas as esculturas, mas acredito que todas as crianças tenham vontade de repetir as posições das esculturas.
Galeria Doug Aitken:
Quem nunca teve curiosidade em ouvir o som da terra? Na Galeria Doug Aitken é possível escutar o som produzido pela terra, através de um buraco de 200 metros de profundidade com microfones potentes que reproduzem o som.
Narcissus Garden, do Yayoi Kusama:
Outra obra que se modifica com o ambiente externo, o Narcissus Garden é composto por 500 esferas de aço inoxidável, flutuando sobre o espelho d’água. As esferas se modificam conforme o vento, ou mesmo alguma modificação produzida pelos visitantes. Também é bacana porque elas refletem o ambiente externo, a vegetação e as pessoas que estão apreciando o conjunto da obra.
Outras dicas práticas para conhecer Inhotim |
* Evite filas, adquira o ingresso antecipado com a Oturi, Operadora de Turismo Oficial de Inhotim.
* É possível adquirir ingressos na hora, mas normalmente as filas são grandes.
* Crianças até 5 anos tem entrada liberada. Crianças entre 6 e 12 anos, pagam meia entrada. Lembrando que nas quartas feiras, o acesso é liberado para todas as idades.
* Não deixe de adquirir, o ticket que da direito ao transporte interno. Faz muito diferença, principalmente para quem está visitando Inhotim com crianças. Além de ser uma diversão, andar de carrinhos elétricos.
* Se tiver tempo disponível reserve dois dias para visitar Inhotim. Nós visitamos o parque em apenas um dia, e conseguimos ver quase todas as obras, mas se tivéssemos dois dias, poderíamos ter feito os roteiros com mais calma.
* Hospede-se em Brumadinho. Nós ficamos hospedados na maravilhosa Pousada Vista da Serra. Contei todos os detalhes da hospedagem no post “Pousada Vista da Serra, se hospedando com charme e aconchego em Brumadinho”. Para ver outras opções de hospedagens, clique aqui.
* Se estiver hospedado em Belo Horizonte existe a possibilidade de utilizar o transporte executivo da Oturi, que parte da Savassi. Mais informações aqui.
* Deixe a criança fotografar. Foi uma diversão ter dado uma câmera para o guri fotografar Inhotim. Ele se interessou bem mais, pois queria fotografar de diversos ângulos, mesmo as obras que não tinham interação direta, ou mesmo as bonitas paisagens do local.
* Não esqueça de levar protetor solar, roupa leve e calçado confortável. Não esqueça que se caminha muito por lá, mesmo utilizando o transporte.
Nós amamos Inhotim. É um programa imperdível para todas idades, mas com crianças, a imaginação corre solta e a interação com as obras é ainda maior, além de ser um local lindo, com muita área verde e jardins para se divertirem ao ar livre.
Para ver mais fotos, siga nosso perfil no Instagram – @Fran_agnoletto e a #ViagensqueSonhamosemMinas
Outros posts sobre Minas Gerais:
* Passeando de Maria Fumaça em Minas Gerais
* Dica de hospedagem com criança em São João Del Rei
* Roteiro de dois dias pelas cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes
* Passeando de Maria Fumaça em Minas Gerais
* Ramada Encore Minascasa | Dica de hospedagem em Belo Horizonte
* Conhecendo a Pampulha, o novo Patrimônio Mundial da Unesco
* Pousada Vista de Serra, se hospedando com charme e aconchego em Brumadinho
* Conhecendo uma Mina de Ouro em Ouro Preto
* Ouro Preto em dois dias, com dicas de hospedagem e roteiro pela cidade
* Inhotim | Dicas práticas para conhecer o parque que encanta todos os visitantes
Quer reservar hotel em Brumadinho?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu hotel através da nossa página você não paga nada a mais por isso, tem a garantia de menor preço do Booking.com e ainda fornece uma pequena comissão para o blog.
Procurando carro para alugar?
Use o banner localizado na lateral direita dessa página, ou esse link aqui. Reservando seu carro através da nossa página e Rentcars, você não paga nada a mais por isso, e ainda fornece uma pequena comissão para o blog. Nós já experimentamos o serviço e aprovamos.
Respostas de 4
Se eu já me diverti horrores na Cosmococa e em outros espaços do Inhotim, imagine as crianças? Preciso muito voltar aí com a minha pequena. Ótimo post!
Obrigada,
Volte com a pequena sim!!!! Ela irá adorar!
beijos
Esse pequeno viajante é vibrante, percebe-se pelo olhar e sorriso dele. Uma Graça ! Esse parque é uma experiência muito rica mesmo. Ainda não conheço mas quando for seguirei suas dicas valiosas.
Obrigada Lilian,
Não deixe de conhecer Inhotim. Você irá amar!
beijão