Search
Close this search box.
Rota Prosecco na Itália

Rota do Prosecco na Itália

A Rota do Prosecco é uma rota turística na região do Vêneto, na Itália, de aproximadamente 50 km entre as cidades de Conegliano e Valdobbiadene. É conhecida por suas belas paisagens, vilarejos pitorescos, vinhedos e a produção do famoso vinho Prosecco.

Leia também:

A Strada del Prosecco foi o primeiro roteiro de turismo fundado na Itália. Em 2019 recebeu o título de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco, pelas suas belas paisagens e história local. Produtora do Prosecco, a bebida italiana mais consumida no mundo, a região possui mais de 180 vinícolas. Muitas delas localizadas em Cartizze, onde são produzidos a melhor qualidade de uvas Glera e de Prosecco, no mundo.

Durante nosso roteiro percorremos a Rota do Prosecco, entre Conegliano e Valdobbiadene e nos surpreendemos com os vilarejos, belas paisagens com colinas, parreirais e claro, deliciosos Proseccos. Nesse post compartilho o roteiro pelas Colinas do Prosecco, atrações a serem visitadas e dicas importantes, para curtir o melhor do destino.

Rota do Prosecco

Rota do Prosecco na Itália

Quantos dias

Embora a rota do Prosecco seja de aproximadamente 50 km são muitos atrativos, vinícolas e belas paisagens. Nós fizemos o percurso em um dia e achamos suficiente, mas com certeza não faltariam atrações e atividades para mais um ou dois dias percorrendo o trajeto.

Como percorrer a rota

Com certeza a melhor opção é com carro alugado, principalmente pela liberdade que o carro oferece. Nosso roteiro pelo Norte da Itália foi todo realizado com carro alugado, que retiramos no início do nosso roteiro em Ravenna e devolvemos no aeroporto de Milão. A reserva foi feita antecipada, com pagamento parcelado em Reais através desse link na Rentcars.

Para os amantes do cicloturismo também deve ser bem interessante fazer o roteiro de bicicleta, porém exige preparo físico. São muitas subidas e descidas.

Roteiro de 1 Dia na Rota do Prosecco

Iniciamos o nosso roteiro em Conegliano, cidade que fica a cerca de 30km de Treviso. Fizemos uma visita rápida ao centro histórico, onde fomos ao Centro de Informações Turísticas para pegar o mapa da região e dicas dos principais pontos a serem visitados. Ainda na cidade, fomos ao Castelo de Conegliano, uma antiga fortaleza, com uma vista lindíssima e um charmoso restaurante. Também visitamos a Escola Enológica que é a escola de enologia mais antiga da Europa.

Propriamente dito, na Estrada do Prosecco, nossa primeira parada foi na Pieve di San Pietro di Feletto, igreja paroquial medieval do século XII, com belos afrescos e um pórtico medieval. A paisagem das colinas de prosecco em frente à igreja é belíssima.

Seguimos mais alguns quilômetros até o Molinetto dela Croda, um dos maiores símbolos rurais do Vêneto. Construído no século XVII, era utilizado por uma família de camponeses na produção de farinha. Visitamos o local em uma terça feira e estava fechado, mas vimos uma boa estrutura com mesas e venda de bebidas.

Fomos curtindo a paisagem da estrada em direção à Cison di Valmarino, considerado um dos burgos mais belos da Itália (I Borghi più belli d’Italia). Estacionamos o carro e percorremos algumas das suas ruelas a pé, apreciando a beleza da paisagem e suas construções de pedra. Na Piazza Roma encontramos um café, onde paramos para descansar, beber um Prosecco e beliscar alguma coisa. No alto do vilarejo fica o Castelo de Brandolini, também conhecido como Castelbrando.

Em Follina, estacionamos para apreciar a Abadia de Santa Maria, um monastério do século X. Visitamos a Igreja e também outras construções da Abadia, como seu lindo pátio interno. Além de muitos pontos interessantes para parada no caminho, o trajeto em si, é um grande atrativo, com as colinas de prosecco intercaladas com construções de pedra e muitas flores. Paramos algumas vezes para fotos como no na recem inaugurada escultura de Valentino Moro entre Guia e Santo Stefano, próximo à Cartizze.

O próximo ponto a ser visitado era Cartizze, já na cidade de Valdobbiadene, que acabamos não conhecendo por falta de tempo. Próximo à Cartizze, o destino já chama a atenção de quem trafega na estrada, por seus muitos parreirais de uva 100% Glera, aula utilizada na produção de Prosecco.

Cartizze

A localidade de Cartizze tem aproximadamente 100 hectares, sendo um dos metro quadrados mais caros da Itália, pela qualidade do seu solo e clima favorável à produção da uva Glera, produzindo produtos com o famoso selo de Denominação de Origem, Superiore di Cartizze DOCG. É em Cartizze que são produzidos os melhores Proseccos da região.

A melhor dica em Cartizze, é percorrer suas ruelas estreitas, que parecem acessos privativos, apreciando os parreirais, em busca de uma vinícola para degustação dos produtos. Escolhemos pelo Trip Adviser a moderna vinícola PDC, que estava com excelentes comentários. A vinícola produz apenas 4 tipos de proseccos, todos com selo DOCG. Fizemos uma degustação de 2 produtos, após breve explicação sobre a produção dos Proseccos, a diferença em relação aos produtos elaborados fora de Cartizze e diferenças entre os produtos produzidos pela vinícola. Cada taça custou entre € 4 e € 5.

Lembre-se de verificar os horários de funcionamento das vinícolas e fazer reservas com antecedência, especialmente durante a alta temporada. Aproveite sua viagem e desfrute dos deliciosos vinhos e belas paisagens da região do Prosecco!

Onde ficar hospedado na Rota do Prosecco

Há várias opções de hospedagem na Rota do Prosecco e também nas cidades de Conegliano e Valdobbiadene. Ambas cidades, com fácil acesso a rota e outras atrações próximas. Veja algumas sugestões:

Nós optamos por vivenciar uma hospedagem diferente, próxima à Rota do Prosecco. Ficamos hospedados no Castello di Roncade, um hotel e vinícola localizados em um castelo, distante apenas 30 minutos de carro de Conegliano, onde iniciamos a percurso turístico. Nossa experiência foi fantástica. Adoramos a hospedagem diferenciada e o tour com degustação na vinícola em uma atmosfera repleta de história. Nesse post, compartilho todos os detalhes do Castello di Roncade. RESERVE AQUI

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre a Itália, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaItalia

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *