Search
Close this search box.
Castello di Roncade

Castello di Roncade, vinícola e hotel em um castelo na Itália

O Castello di Roncade está localizado na cidade de Roncade, na região do Vêneto, no nordeste da Itália. Também conhecido como Villa Giustinian, o castelo foi construído em 1508 no estilo arquitetônico renascentista veneziano.

Leia também:

Além da beleza arquitetônica, o Castello di Roncade se destaca por ser também uma vinícola, com muitos vinhos premiados e também um hotel. Sim, no Castello di Roncade é possível ficar hospedado no castelo.

Durante nosso roteiro na Itália, visitamos o Castello di Roncade, fizemos um tour na propriedade, incluindo a vinícola e nesse post compartilhamos a nossa experiência incrível no local.

Castello di Roncade

Castello di Roncade

Antes de escrever sobre o Castello di Roncade preciso contextualizar a época em que foi construído. A antiga República de Veneza, onde ficava Roncade, era um grande centro comercial do Mediterrâneo por volta do ano 1500. Com o descobrimento da América e a consequente decadência da República de Veneza, houve a necessidade de voltar os negócios para o interior do país. Foi nesse período que foram construídas mais de 4.000 villas, para desenvolver o setor agrícola. O Castello di Roncade foi uma dessas construções, sendo uma das mais antigas, construída em 1509. A família que construiu a villa era uma das famílias mais poderosas da Republica Veneziana, envolvida no setor político.

História da Villa

Não se tem informações sobre o nome do responsável pelo projeto da villa, mas acredita-se, pelas características da obra, serem os arquitetos Tullio Lombardo e Carducci. Andrea Palladio, famoso arquiteto de vilas venezianas veio até Roncade estudar a obra, tendo utilizado várias características arquitetônicas do local em seus futuro projetos.

A então Villa Giustinian, pertenceu a várias famílias nobres ao longo dos séculos, sendo um exemplo notável da arquitetura veneta. Durante a primeira Guerra Mundial sofreu com bombardeios e serviu como base para o exército, sendo adquirido pelos atuais proprietários na década de 30, após anos de abandono.

Outra característica que afirma que o local é uma Villa Veneziana e não um castelo, são as torres que eram somente decorativas. O relógio do frontão, é um dos mais antigos relógios privados da Itália e as estátuas, alinhadas marcando o acesso, representam os soldados da República Veneziana

Hoje, o castelo é uma atração turística popular na região, conhecido por suas vinhas e produção de vinhos. Além disso, o castelo também oferece hospedagem e visitas guiadas com degustações para os visitantes.

A família proprietária fez um lindo trabalho de resgate da história e restauro do local, tornando o prédio principal e os demais edifícios da villa, muito próximos da originalidade, tanto em características arquitetônicas, tanto em função. Como exemplo posso citar a cave, onde hoje estão os barris de carvalho da vinícola. Na época da construção da villa, o local já havia sido construído para receber os vinhos, mantendo temperatura e luz apropriada para guarda do produto.

Vinícola Castello di Roncade

A história da vinícola Castello di Roncade iniciou na década de 50, sendo uma das primeiras empresas italianas a produzir vinhos de qualidade inspirada na tradição francesa. A família foi para França estudar sobre o processo de vinificação na região dos Castelos de Bourdeaux e na França, a maioria das vinícolas estavam estabelecidas em castelos. Eles voltaram à Itália com conhecimento e vontade de adquirir uma propriedade que parecesse um castelo. Foi assim que a história da vinícola Castello di Roncade iniciou.

As uvas cultivadas no castelo também são francesas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot. Atualmente a Castello di Roncade possui outros vinhedos na região, onde são cultivados 9 tipos de uvas e o processo de vinificação acontece em uma nova fábrica, fora da área do castelo, sendo produzidas 400.000 garrafas/ano, em 16 tipos diferentes de vinho. O primeiro vinho produzido, o Villa Giustinian, foi um blend, de Cabernet Franc, Sauvignon e Merlot.

Entre os destaques da vinícola estão também os Prossecos, espumantes que são produzidos com a uva Glera na região de Treviso e são famosos no mundo todo.

A vinícola oferece 2 tipos diferentes de tour, sendo um Tour Completo ( €25, em junho/23) que contempla também visita e história do castelo e o Tour dos Vinhos ( €15, em junho/23), que inclui somente a história da vinícola, visita à cave e degustação. Nós fizemos o tour completo com degustação e adoramos. Vale muito a pena conhecer a história do castelo, que como já contei, era uma villa veneziana.

Hotel Castello di Roncade

Ficar hospedado no Castello di Roncade é uma oportunidade de desfrutar da atmosfera histórica do local e poder degustar os vinhos da vinícola sem se preocupar com a direção. São 13 acomodações distribuídas entre o prédio principal e uma das torres, com estilos e decorações diferentes. RESERVE AQUI

Ficamos hospedados no prédio principal, no castelo, e adoramos a experiência. Nosso quarto era muito amplo, com decoração elegante, com afrescos, pinturas, mobiliário antigo, e linda vista dos jardins. No quarto havia frigobar, chaleira elétrica e taças para degustar um dos muitos vinhos da vinícola. O banheiro também era muito amplo e confortável, com amenities de banho e secador de cabelo.

Um dos pontos altos da hospedagem no Castello di Roncade é o excelente café da manhã que é servido junto ao varejo e área onde acontece as degustações da vinícola. Café da manhã variado com destaque para os excelentes cafés italianos. Na dúvida, escolha um cappuccino e um expresso, para começar bem o dia.

Os hóspedes também tem toda a área externa do castelo, para apreciar e curtir após o horário de fechamento da vinícola. Nós pegamos uma pizza em uma pizzaria próxima e ficamos curtindo o local, acompanhados de um delicioso Prosseco da vinícola.

Sugestões de restaurante próximos ao castelo: Pasqualino e Gali.

Vantagens da Localização

Roncade é uma pequena cidade, na região do Vêneto, na província de Treviso, com cerca de 12.000 habitantes. O Castello di Roncade está localizado na região central da cidade e se destaca na paisagem.

Muitos visitantes escolhem a pequena e tranquila Roncade como cidade base para explorar a região, que tem muitos atrativos. Veneza está localizada a apenas 35km de Roncade, por exemplo.

Além de Veneza vale muito a pena conhecer a Rota do Prosseco, entre Conegliano e Valdobbiadene e algumas Villas Venezianas famosas como a Villa Pisani e as “villas de Palladio”.

Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre a Itália, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaItalia

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *