Search
Close this search box.
vinícola Cave do Sol

Vinícola Cave do Sol, vinho e arte no Vale dos Vinhedos

 A vinícola Cave do Sol está localizada no Vale dos Vinhedos e homenageia o “sol”, que é fonte e inspiração diária, preservando sua história e compartilhando arte.

Leia também:

A Cave do Sol foi inaugurada em 2020, no coração do Vale dos Vinhedos, mas sua história iniciou bastante tempo atrás, com a vinícola União de Vinhos, em Flores da Cunha. Com novo nome, nova e moderna estrutura e muitas experiências enoturísticas, a Cave do Sol tem se destacado entre as vinícolas do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

Nesse post compartilhamos como é visitar a vinícola Cave do Sol, no Vale dos Vinhedos, as atividades de enoturismo, restaurante, além de dicas de hospedagem próximas.

vinícola Cave do Sol

Vinícola Cave do Sol

A vinícola Cave do Sol oferece uma nova experiência em enoturismo no Vale dos Vinhedos. Com projeto arquitetônico inovador e muitos detalhes que contam sua história mesclados com obras de arte, a vinícola se propõe a oferecer experiências sensoriais diferenciadas, em um complexo enoturístico que une tradição, história e modernidade.

A Cave do Sol oferece experiências enoturísticas, tanto para quem está em busca de uma vivência rápida, quanto para quem prefere mergulhar no mundo do vinho. Os espaços convidam os visitantes a uma viagem através da arquitetura e objetos considerados peças de museu que, além de preservar a história da família e da vitivinicultura brasileira, também possuem obras de arte concebidas por artistas, valorizando talentos locais. Muitas das obras de arte foram criadas pelo artista Rubem Santana utilizando peças da antiga vinícola União de Vinhos, que deu origem a vinícola Cave do Sol.

vinícola Cave do Sol

A reutilização de materiais da antiga vinícola, contam a história e dão personalidade ao projeto inovador. A madeira das antigas pipas foi utilizada no mobiliário da loja e da Vinheria. Os tijolos da cave também foram retirados da antiga vinícola, representando as marcas do tempo e carregando a história da produção de vinhos.

Para os visitantes que desejam conhecer a Vinícola Cave do Sol, é possível apreciar seu belo complexo externo, com mini parreiral de uvas, obras de arte e playground, visitar a loja e também degustar os produtos da Cave do Sol na Vinheria, um espaço despojado e muito democrático, com cardápio especialmente preparado para acompanhar os rótulos da casa, além das experiências de degustação e visitação, que recomenda-se reservar com antecedência. A novidade é que agora há também um restaurante no complexo, o Ristorante Dolce Italia, da Escola de Gastronomia da UCS.

Importante mencionar, que crianças são muito bem vindas na Cave do Sol, inclusive com experiências pensadas especialmente para elas. Fica a dica de uma vinícola no Vale dos Vinhedos, onde os pequenos visitantes são muito bem recebidos.

Experiências Enoturísticas na Vinícola Cave do Sol

Ao visitar a vinícola Cave do Sol, você pode optar em fazer uma das experiências enoturísticas oferecidas, que incluem visitação às caves e degustação sempre acompanhados de enólogos ou sommelier, ou degustar algum rótulo da Cave do Sol, na Vinheria, que é um espaço lindo, integrado com o varejo da vinícola. Vou mostrar para vocês quais são as experiência enoturísticas oferecidas pela vinícola Cave do Sol e detalhar como foi fazer a Degustação Vinhos e Chocolates. Lembre-se de reservar a experiência escolhida com antecedência.

Degustação Essência Cave do Sol

A Degustação Essência inclui visitação as caves e uma viagem pela história da família Passarin, que é a fundadora da vinícola Cave do Sol. Inclui: visita guiada, degustação na Vinheria de 6 rótulos selecionados do dia e taça de cristal exclusiva.

Degustação Alma Cave do Sol

A experiência Alma, é uma completa imersão na Cave do Sol, das origens e história da vinícola aos dias atuais. O ponto alto da experiência Alma é que a degustação acontece dentro da lindíssima e especial cave da vinícola, a exclusiva Cave do Sol. Inclui: visita guiada, degustação de 5 rótulos da linha Cave do Sol Reserva, dentro da Cave do Sol e taça de cristal exclusiva.

Degustação Saudação ao Sol

No espaço mais particular e restrito da vinícola, a Cave do Sol, acontece a “Saudação ao Sol”, uma aula de yoga com meditação. Inclui: aula de yoga com meditação,  visita guiada, degustação de espumantes, suco e mesa de antepastos e taça de cristal exclusiva.

Degustação Harmonizada

A Degustação Harmonizada inclui o tour pela vinícola e degustação harmonizada de 5 vinhos e espumantes, com diferentes acompanhamentos para você ter uma experiência degustava e olfativa inesquecível. Inclui: visita guiada, degustação na Vinheria de 05 rótulos harmonizados com acompanhamentos e taça de cristal exclusiva.

Degustação Kids

Um dos diferenciais da vinícola Cave do Sol é que os pequenos visitantes são muito bem vindos e possuem um experiência exclusiva para eles. A degustação Kids é uma divertida experiência para conhecer o Suco de Uva Puro, combinando diversão e saúde. Inclui: degustação de 3 tipos de suco de uva puro, chocolates artesanais ou biscoitos em formato de bichinhos, kit Pinturinha do Purinho e copo personalizado.

Além da experiência kids a Cave do Sol possui também playground na área externa da vinícola.

Vinícola kids friendly

Degustação Vinhos & Chocolates

A Degustação Vinhos e Chocolate foi a nossa experiência escolhida para conhecer a vinícola Cave do Sol. Assim como as demais experiências enoturísticas, a Vinhos & Chocolate inicia na Vinheria onde o guia/enólogo conta a história da vinícola e da família Passarin, através das imagens expostas e de um rápido filme.

vinícola Cave do Sol

O passeio continua pela vinícola onde visitamos a cave e degustamos um espumante. Na cave aprendemos mais sobre a produção dos vinhos e espumantes da marca e apreciamos as obras de arte ali expostas.

O grande destaque é a visitação à Cave do Sol, a cave exclusiva que conta com um grande mosaico no piso, representando um sol inca que é iluminado por um rasgo de luz natural.

vinícola Cave do Sol

A experiência continua na Vinheria onde acontece a harmonização dos rótulos da marca com os chocolates. Quando chegamos no espaço, nossa mesa já estava preparada para a degustação. A cada rótulo servido, a enóloga explicava detalhes do produto e como deveríamos degustar. Degustamos 5 rótulos, harmonizados com 5 tipos de chocolates diferentes. Assim como as demais experiências recebemos uma taça de cristal exclusiva.

degustação Vinhos e Chocolates

Restaurante da Vinícola Cave do Sol

Agora a Vinícola Cave do Sol possui uma unidade do Ristorante Dolce Italia, operado pela Escola de Gastronomia da UCS, em um amplo espaço com terraço e vista para os parreirais do vale dos Vinhedos. Já tivemos a oportunidade de almoçar na unidade de Flores da Cunha do Ristorante Dolce Italia e amamos a experiência. Com certeza é mais uma deliciosa opção no Vale dos Vinhedos.

Veja o cardápio e horários de funcionamento do Ristorante Dolce Italia na Vinícola Cave do Sol no site oficial.

ristorante Dolce Italia

Onde ficar hospedado em Bento Gonçalves

A região do Vale dos Vinhedos, como também no centro das cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi há ótimas opções de hospedagens. Veja algumas sugestões:

Hotéis Econômicos no Vale dos Vinhedos

Hotéis Diferenciados no Vale dos Vinhedos

Booking.com

Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha



Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Bento Gonçalves, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmBento e #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *