Search
Close this search box.

O que fazer em Flores da Cunha, maior produtora de vinhos do Brasil 

A cidade de Flores da Cunha na Serra Gaúcha, é a maior produtora de vinhos no Brasil. Além de vinícolas, Flores da Cunha oferece vários roteiros turísticos incríveis, lugares e atividades que não podem ficar da fora da lista de o que fazer em Flores da Cunha, quando estiver planejando conhecer a cidade.

Leia também:

Conhecida como Terra do Galo (quem quiser saber mais vai ter que assistir o vídeo onde conto essa curiosidade), a cidade de 30.000 habitantes, preserva parte de sua história, herdada pelos imigrantes italianos que chegaram na cidade, através da farta gastronomia, vinhos, dialeto vêneto, arquitetura, malharias e claro, o bem receber acolhedor e familiar.

Em um roteiro de dois ou três dias é possível conhecer vários atrativos turísticos. Na nossa última visita à Flores da Cunha passamos um final de semana na cidade e compartilhamos nesse post o roteiro completo de o que fazer em Flores da Cunha.

O que fazer em Flores da Cunha

O que fazer em Flores da Cunha

Vinícola Salvattore

A Vinícola Salvattore é uma vinícola urbana, que iniciou as atividades em 1998. Localizada em um casarão (antigo moinho de trigo construído pelo primeiro prefeito da cidade) que foi totalmente restaurado, produz 100.000 garrafas de vinho ao ano, com uvas provenientes de 19 famílias da Serra Gaúcha.

O que fazer em Flores da Cunha

A visitação na Vinícola Salvattore não tem custo (julho/22) e acontece em 3 horários: 10h30, 14h e 15h, necessitando agendamento. São degustados até 8 rótulos em uma visita descontraída pelos ambientes da vinícola, geralmente acompanhados pelos proprietários.

Vinícola Salvattore – @vinicolasalvattore – (54) 99997.5853

Se quiser conhecer outra vinícola incrível em Flores da Cunha, agende uma visita à Vinícola Luiz Argenta. No post Conhecendo a Vinícola Luiz Argenta eu compartilho todos detalhes da nossa visita na vinícola, atrativos, parreiras e vinhos.

Moda na Serra Gaúcha

A industria do vestuário sempre teve presença marcante na Serra Gaúcha, principalmente no nicho de malharias e roupas para o frio. Em Flores da Cunha, há importantes marcas que desenvolvem vestuário especializado em inverno, com selo de procedência de Serra Gaúcha. São várias empresas do setor e infelizmente não teríamos tempo de visitar todas. Visitamos a Brazil Coastway e a Moni.

A Brazil Coastway é uma marca de vestuário fundada em 2019, focada na produção de vestuário comfy, com muitas opções de peças térmicas, quentinhas, mas com visual atual e moderno. Confesso que não resisti e escolhi algumas peças para trazer para casa. A marca atende atacado e varejo com coleções desenvolvidas pela proprietária e estilista Cris Guarese.

Brazil Coastway Flagship Store – @brazilcoastway – (54) 99967.4720

O que fazer em Flores da Cunha

A marca Moni, comandada pela Mônica Zampieri, desde 2001 tem focado na produção de casacos de lã natural e lã italiana. A Moni é referência na Serra Gaúcha, nos quesitos identidade e sustentabilidade, com coleção fabricada manualmente com mão-de-obra local, peças atemporais, versáteis e de grande durabilidade, contribuindo também para um consumo mais consciente. Para quem procura casacos de lã atemporais, lindos e com cores vibrantes, a Moni é o local certo a ser visitado. Foi difícil escolher uma peça só para trazer para casa, pois os casacos são lindíssimos.

Moni – @use.moni – (54) 99955.3468

Fante Store

A Bebidas Fante possui mais de 50 anos de história. Começou como vinícola e na década de 90, agregou produtos destilados à sua linha, tendo atualmente 25 marcas e 150 ítens no seu catálogo de produtos. É a maior exportadora de vinhos do pais.

O que fazer em Flores da Cunha

Na Fante Store os visitantes podem conhecer os produtos e marcas da da Fante, sendo as principais delas: Gin Rock’s, a marca de gin mais lembrada no Brasil, Vodka Rajska, Quinta do Morgado, Cordelier e Oremos. A Fante Store está aberta para visitação e em breve deverá ter eventos e experiências de degustação dos seus produtos.

Fante Store – @fantestorers – (54) 99641.1382

O que fazer em Flores da Cunha

Ristorante Dolce Itália

O Ristorante Dolce Itália está localizado junto à escola de Gastronomia da UCS. Além de servir como laboratório para as aulas, também oferece o melhor da gastronomia italiana para o público em geral, para almoço. O cardápio é uma sequência de antepasto, dois pratos e sobremesa, com opção de escolha nas etapas.

Ristorante Dolce Italia – @ristorantedolceitalia

Fragole Per Te

A Fragole Per Te Boutique de Morangos surgiu como consequência da empresa familiar de estufas de morango. Com natureza local abundante e produtos a base de morangos, a Fragole Per Te é o local perfeito para uma tarde descontraída e saborosa entre amigos e família.

O local oferece almoços, lanches e uma grande variedade de produtos a base de morangos, como chopp, geléias, sorvetes, sucos, doces, etc. Funciona de sextas a domingos.

Fragole per te – @fragoleperte – (54) 99990.2019

Enoteca Famiglia Veadrigo

A Enoteca da Famiglia Veadrigo é um espaço charmoso, colorido e aconchegante que mantém viva a história da família, tradição vitivinícola e gastronômica italiana. Oferecem cardápio repleto de delícias como tábuas de frios, focaccias e mini crostatas, além de vinhos, espumantes e sucos que podem ser degustados no lindo espaço ao ar livre, apreciando o por do sol, ou no charmoso bar e enoteca. Em breve a Família Veadrigo deve oferecer também visitação à vinícola.

O que fazer em Flores da Cunha

Nos finais de semana, a Familia Veadrigo oferece almoço colonial italiano com tábuas de pães, foccacia, salame e queijo, sopa de agnolini, salada verde, maionese, fortaia, tortéi, massa ao pesto, polenta frita, queijo à milanesa, galeto, carnes, e de sobremesa pudim, sagu com creme e café com grostoli. A dica é harmonizar a farta culinária do local com os vinhos e espumantes produzidos pela Família Veadrigo.

Famiglia Veadrigo – @famigliaveadrigo – (54) 3292.3511

Onde ficar hospedado em Flores da Cunha

Ficamos hospedados no Letto Hotel, um hotel com boa estrutura e localização bem central na cidade. A tarifa é muito boa pelo o que o hotel oferece: café da manhã delicioso, ótimo restaurante, amplas áreas sociais, piscina térmica, áreas de convívio e quartos confortáveis.

Minha dica é reservar os quartos novos que são mais amplos e modernos, na ala nova do Letto Hotel. Consulte valores e faça sua reserva no Letto Hotel AQUI

Outros roteiros para fazer em Flores da Cunha

Além dos atrativos que visitamos nesse final de semana em Flores da Cunha, há vários outros roteiros consolidados na cidade, como o roteiro Caminhos do Alfredo que é maravilhoso e já relatamos no post “Caminhos do Alfredo | Roteiro entre vinhos e belas paisagens”.

Para mais informações sobre os roteiros de Flores da Flores, consulte o site oficial Turismo Flores, onde você encontrará todas informações e atrativos turísticos do município, como os roteiros abaixo:

  • Otávio Rocha Colonial
  • Região dos Altos Montes
  • Compassos da Mérica Mérica
  • Passo do Vinho
  • Caminhos do Alfredo

Durante um roteiro em Flores da Cunha, vale a pena visitar a vizinha cidade de Nova Pádua. Uma pequena cidade com menos de 3.000 habitantes que também oferece vários atrativos enoturísticos, belas paisagens e farta gastronomia. Assista nosso Roteiro em Nova Pádua nesse video.

Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha



Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Flores da Cunha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmFlores e #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha

* Estivemos em Flores da Cunha a convite do Centro Empresarial Flores da Cunha, para participar da #TalianTrip, uma ação que tem como objetivo promover o turismo.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *