Search
Close this search box.

7 Cidades ao redor do mundo para conhecer mais a história negra

história negra
Fonte:https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-um-grupo-de-homens-usando-lencos-variados-segurando-varas-667200/

Seja em uma capoeira de Salvador ou em um mutirão gospel do Harlem, a cultura negra faz parte da origem dos povos e deve ser conhecida e respeitada como merece

O Dia da Consciência Negra está chegando e, com isso, a reflexão sobre a urgência em respeitar e valorizar a cultura negra. Como parte desse movimento, surge, com força, o chamado turismo afrocentrado, com a finalidade de mostrar a história negra, por exemplo, os serviços gospel no Harlem

De fato, o respeito às culturas e religiões de matriz africana não se restringe ao 21 de novembro, mas deve ser uma constante. Entretanto, diante de atos de intolerância e preconceito, foi preciso criar uma data para combater ataques totalmente injustificáveis. 

Uma das ações pertinentes a esse tipo de celebração é o afroturismo. Trata-se de uma modalidade do turismo cujo foco é justamente a cultura africana. Mais ainda, a aproximação das histórias.   

Cidades no mundo para conhecer a história negra 

Um dos exemplos de turismo afrocentrado, como já mencionamos, é Nova York, principalmente os serviços gospel do Harlem. Mas, tanto no Brasil quanto no exterior, há muito o que conhecer sobre a cultura de origem africana. 

Salvador 

Sem dúvidas, Salvador é um dos principais destinos brasileiros quando se fala em cultura negra. A capital baiana tem, entre suas atrações:

  • Pelourinho (onde fica o Museu Afro Brasileiro)
  • Forte da Capoeira
  • terreiros de candomblé
  • blocos afro
  • ensaios do Olodum
  • sede do Ilê Ayiê
  • Caminho dos orixás 

São apenas alguns dos pontos que a cidade, com 82% de sua população composta por negros e pardos, reúne para se aproximar da cultura negra. 

São Paulo

A capital paulista tem, nada menos que 4 milhões de negros. Apesar desse contingente, marcos territoriais e histórias acabaram invisibilizados por décadas. Porém, bairros como o Bixiga, Barra Funda, Liberdade e Grajaú preservam essa memória. 

Entre restaurantes, museus e construções religiosas, a exemplo da Capela dos Aflitos, cultuam a história negra. Tão forte como os serviços gospel do Harlem, temos expressões culturais importantes, como o Centro Cultural Grajaú e escolas de samba (Vai Vai). 

Rio de Janeiro 

De acordo com o último Censo, 12% dos cariocas se declararam negros, refletindo a forte presença de elementos culturais, como o funk, samba e pagode. Entre as atrações que contam a história negra no Rio, temos: 

  • Pequena África e o Circuito Histórico da Herança Africana
  • Morro da Conceição
  • Pedra do Sol
  • Jardim Suspenso do Valongo e Cais do Valongo
  • Museu da História e Cultura Afro-Brasileira
  • Cemitério dos Pretos Novos

Fora da capital, há também elementos do turismo afrocentrado na cidade histórica de Paraty. 

Nova York

A meca do afroturismo novaiorquino é, com certeza, o Harlem. Berço de uma incrível diversidade cultural, tem como melhor forma de conhecê-lo embarcar em um tour pelo bairro. Obviamente, não deve faltar a experiência de assistir a uma missa gospel no Harlem, marcada pelas potentes vozes dos corais e força da fé.  

New Orleans

A cidade de Nova Orleans, no estado norte-americano de Louisiana, tem mais de 300 anos de história negra, desde quando descendentes de povos africanos decidiram fazer, dali, seu lar. Uma das opções é embarcar no tour do Bairro Francês do Patrimônio.

Paris

Há bairros na Cidade Luz, também, tão marcantes para a história negra quando os serviços e missas gospel no Harlem. Lá, podemos citar: 

  • Walk the Spirit Tours 
  • Black Paris Tour 
  • Little Africa
  • Le Paris Noir

São opções de passeios incríveis para se aproximar dos migrantes africanos e toda a sua história no país. 

Joanesburgo

Por fim, talvez a cidade onde o afroturismo mais pulse nesta lista. Em um país com 11 línguas oficiais e um povo para lá de acolhedor, a cidade foi palco das lutas contra o apartheid lideradas por Nelson Mandela. Veja:

  • casa de Mandela em Soweto 
  • Museu do Apartheid
  • prisão Constitutional Hill. 

Fora de Joanesburgo, já em Cape Town, impossível não se impressionar com a prisão de Robben Island. Experiências fortes como as missas gospel no Harlem, porém de uma intensidade ainda maior. 

Em suma, vimos que há diversas cidades pelo mundo nas quais o turismo afrocentrado nos leva ao respeito e valorização da cultura negra. Desde os serviços gospel no Harlem à intensa visita à África do Sul, são destinos que valem a visita e, obviamente, a reflexão.

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *