Roterdã é uma cidade diferente da grande maioria de cidades que você vai visitar na Holanda. A cidade precisou se reinventar e reconstruir após ser completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial.
Leia também:
A segunda maior cidade da Holanda e sede do maior porto da Europa, respira arquitetura moderna. Um passeio por Roterdã, proporciona uma imersão em inovação e arquitetura. Nós estivemos em Roterdã para um passeio de algumas horas, durante nosso roteiro que seguiria em direção a Antuérpia na Bélgica.
O que fazer em Roterdã em poucas horas |
O dia que conhecemos Roterdã aproveitamos para conhecer os Moinhos de Kinderdijk, pela manhã, e chegamos no início da tarde na cidade. Estacionamos o carro em um estacionamento e saímos caminhando para conhecer a área mais moderna e visitada da cidade.
Logo vimos as Casa Cubo se destacando na paisagem. As Casa Cubo são projeto de Piet Blom, que imaginou o complexo de casas como árvores. As 38 casas foram construídas na década de 70. Uma delas é aberta para visitação e funciona como um museu. É bem bacana para ver a distribuição do espaço interno.
Para quem quiser ter uma experiência autêntica, é possível ficar hospedado nas Casas Cubo no Stayokay Rotterdam. Já pensou passar a noite em uma Casa Cubo?
Outro grande destaque arquitetônico de Roterdã é o Markthal, maior mercado coberto da Holanda, mas que parece uma galeria de arte. Com uma fachada envidraçada que intercala formas retilíneas com curva, abriga internamento um grande mercado com produtos típicos, vários restaurantes, lojas transadas e até supermercado. O Markthal foi inaugurado em 2014 mas já tomou o posto de grande ícone da cidade.
Embora a fachada seja de grande destaque na paisagem, o que impressiona é o seu interior multicolorido com “teto”arredondado que abriga uma enorme obra de arte, chamada Horn of Plenty. O efeito visual é deslumbrante.
Chip de Internet para usar na Europa
Viaje para a Europa com o chip EasySim4u. Você compra agora, recebe em casa e quando chegar no destino, é só colocar o chip no seu aparelho. Compre por esse link e receba 10% desconto com o cupom VIAGENSQUESONHAMOS10
Outros locais para conhecer nas proximidades:
- Ao lado do Markthal está localizada a Laurenskerk, única igreja da Idade Média que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
- O espaço aberto entre o Markthal e a Laurenskerk é muito agradável e amplo, como um grande parque ou calçadão, com músicos de rua, pessoas descansando ou praticado esportes.
- Blaaktoren, edifício em formato de lápis, que fica ao lado das Casas Cubo.
- Ver a cidade de outro ponto de vista, através da roda gigante, localizada nas proximidades do Markthal. É considerada a maior roda gigante transportável da Europa.
- A Erasmus Bridge é um marco da engenharia em Roterdã e outro ícone da cidade
- Reserve um tempinho para apreciar a vista do rio e a movimentação de barcos no Haringvliet ou fazer uma refeição em um dos vários bares e restaurantes do local.
Moinhos perto de Roterdã |
Se você precisar de um motivo para conhecer Roterdã além da modernidade da sua arquitetura, saiba que pertinho da cidade, estão localizados os Moinhos mais Bonitos da Holanda, e também os mais antigos, Kinderdijk.
Os moinhos de Kinderdijk estão localizados ha menos de 30 minutos de Roterdã e fazem uma dobradinha perfeita. O cenário é completamente bucólico, onde estão localizados 19 moinhos originais, sendo alguns deles ainda em funcionamento para visitação. Os moinhos de Kinderdijk são Patrimônio da Unesco. Para saber como foi a nossa visita aos moinhos próximo à Roterdã, leia o post “Moinhos da Holanda: Kinderdijk e Zaanze Schans” e assista no YouTube, nosso vídeo mostrando o local.
Seguro Viagem COM DESCONTO
Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois é obrigatório na Europa. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.
Pulinho na Bélgica |
Depois de conhecer Kinderdijk e Roterdã, seguimos viagem para a Bélgica e nosso primeiro destino foi Antuérpia. A cidade está localizada a menos de 100 km de distância de Roterdã e pode ser um destino para bate e volta, se você estiver hospedado na cidade ou vice versa.
Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e está localizada na divisa com a Holanda. Não é a toa que a língua mais falada na cidade é o holandês. Além das delícias gastronômicas e das cervejas, que já seriam motivo suficiente para dar um pulinho na Bélgica, Antuérpia oferece vários atrativos turísticos e culturais, que valem a pena.
O que conhecer na Antuérpia:
- Estação de trem de Antuérpia
- Catedral de Nossa Senhora da Antuérpia
- Oude Koornmarkt
- Grote Markt
- Museu Plantin Moretus
- Rubenshuis
Passeios para conhecer Roterdã |
Outros relatos dessa viagem pela Europa |
- O que fazer em Luxemburgo
- O que fazer em Bruges
- Utrecht, cidade imperdível na Holanda
- Roteiro Holanda, Bélgica e Luxemburgo, de carro
- Onde ficar hospedado em Amsterdam
- Como é alugar carro na Holanda
- Parque das tulipas na Holanda
- Castelos de Luxemburgo
- O que comer e beber na Bélgica
- Dinant, a cidade mais bonita da Bélgica
- Onde ver Moinhos na Holanda
Para ver mais fotos e vídeos de Roterdã, na Holanda e dicas do roteiro incrível que fizemos pela Europa, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaHolanda , #ViagensQueSonhamosNaBelgica e #ViagensQueSonhamosEmLuxemburgo
Reserve sua viagem_______________
🏨 Reserve HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto: VIAGENSQUES5
🚘 Alugue CARRO com a RENTCARS.
📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10