Search
Close this search box.
ônibus para Montevideo

Como é viajar de ônibus para Montevideo no Uruguai

Viajar de ônibus para Montevideo, no Uruguai pode ser a maneira mais cômoda e econômica para chegar na capital uruguaia.

Distante aproximadamente 840 km de Porto Alegre, Montevideo, Punta Del Este e Colônia do Sacramento, são destinos uruguaios muito procurados por brasileiros, principalmente pelos gaúchos, devido a proximidade geográfica.

Leia também:

Recentemente, viajei de ônibus para Montevideo no Uruguai e gostei muito da experiência. Nesse post compartilho detalhes de como é viajar de ônibus para Montevideo e outras dicas para chegar na capital do Uruguai.

ônibus para Montevideo

Como chegar em Montevideo

Além do ônibus que vou relatar abaixo a minha experiência, é possível chegar em Montevideo no Uruguai com carro próprio e também de avião, pelo aeroporto de Carrasco.

Por via área, a Azul Linhas Aéreas está oferecendo voos direto Porto Alegre – Montevideo, com menos de 1h de duração. Outras companhias oferecem a rota com conexão em outros aeroportos.

Para quem prefere viajar de carro, é possível entrar no Uruguai por diferentes pontos de fronteira com o Uruguai. O mais comum para quem viaja a partir de Porto Alegre, é o trajeto via Chuí, onde é feito a imigração.

Documentos necessários para viajar para Montevideo

Para entrar no Uruguai é preciso fazer imigração em um dos pontos de fronteira, apresentando passaporte válido ou carteira de identidade com no máximo 10 anos de emissão.

Atualmente é necessário apresentar também comprovante de vacinação do Covid. Além disso, o Uruguai exige seguro viagem com cobertura para covid para todos os dias da viagem. Faça seu Seguro Viagem aqui.

Os documentos listados acima são obrigatórios para todo tipo de entrada no Uruguai, não importando se seja via aérea ou terrestre. Quem viaja de carro, precisa estar alerta aos documentos obrigatórios para a entrada do veículo no Uruguai.

Quem viaja de carro precisa apresentar a Carta Verde, que é o seguro contra terceiros exigido para entrar com qualquer veículo no país, além de CNH válida e documentos do veículos. Se o veículo não estiver no nome do viajante, é necessário apresentar outros documentos que comprovem o uso do veículo, como contrato social ou uma autorização da empresa, se o carro estiver em nome de pessoa jurídica (mesmo que o viajante seja sócio da empresa) ou uma autorização do proprietário, registrada em cartório que permita a saída do veículo do país, no caso do carro estar financiado ou em nome de outra pessoa.

Booking.com

Como é viajar de ônibus para Montevideo no Uruguai

TTL Transportes

A TTL Transporte e Turismo é uma empresa que liga o Brasil ao Uruguai há mais de 60 anos, com saídas de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Compramos nossas passagens, ida e volta, com a TTL no trajeto Porto Alegre – Montevideo – Porto Alegre. A TTL oferece opção de poltronas leito e semi leito, com duração aproximada de 12h de viagem, durante a noite.

ônibus para Montevideo

Check in e Documentos para viajar de ônibus para Montevideo

Assim que chegamos na rodoviária de Porto Alegre, nos dirigimos ao guichê da TTL, com o comprovante de compra da passagem. Foi necessário apresentar também passaporte ou RG e comprovante de vacinação. Após conferencia dos documentos, nos foi entregue o ticket de passagem com detalhes de horário e da plataforma de embarque.

Se chegar com muita antecedência é possível aguardar na Sala de Embarque, que possível wifi, banheiros, segurança e conforto.

Bagagem

Bagagem não é problema quando se viaja de ônibus. Aliás esse é um ponto muito a favor as viagens de ônibus. Sempre haverá lugar para sua bagagem extra. Para despachar é muito simples: apresentar a passagem ao motorista que etiqueta a sua bagagem e te entrega o comprovante. Para retirar a bagagem no destino final é preciso apresentar esse comprovante novamente ao motorista.

É permito entrar no ônibus com bagagem de mão, mas lembre-se que não há muito espaço interno. recomendo que leve a bordo, no máximo uma mochila, para que sua viagem seja confortável.

TTT Transportes

Embarque

Assim como o check in, o embarque no ônibus é descomplicado. Apresentamos a passagem ao motorista, que confirmou o número do assento e documentos. Nesse momento, os documentos ficam com o motorista, para que seja possível fazer a imigração de todos os passageiros. Nenhum passageiro desembarca do ônibus em nenhum momento. Os documentos são desenvolvidos a cada passageiro antes da chegada no destino final.

Ônibus e Viagem

O ônibus que embarcamos era de dois andares, com assentos semi leito no segundo andar e assentos leitos no primeiro andar. Haviam 8 assentos leitos, na configuração 1-2, com o corredor entre eles. Havia um banheiro na parte da frente, em frente a porta de acesso ao ônibus.

Entre os assentos havia uma cortininha para garantir a privacidade e em cada assento havia um travesseiro e uma manta. Há wifi disponível e cada poltrona também possuía entrada USB.

ônibus para Montevideo

Antes de começar a viagem o motorista entregou um box com lanche que continha um pastel, um bolo e chips de batata. Havia refrigerante e água a disposição durante toda a viagem.

A viagem foi muito tranquila e durou aproximadamente 12 horas, com apenas paradas rápidas para embarque e desembarque, em Pelotas e Punta del Este e a parada para imigração no Chuy. Em nenhum momento os passageiros desembarcam do ônibus.

Rodoviária Punta del Este
Aquela “espiada” em Punta del Este

Pouco antes de chegarmos à Montevideo, recebemos suco e lanche (biscoito e barra de cereal) e nos foram devolvidos os documentos.

Dica para viajar de ônibus para Montevideo

Viaje com roupa confortável. Leve tapa olhos, um moletom extra e uma meia ou chinelo para que possa ir ao banheiro sem colocar os sapatos. Não esqueça os fones de ouvido e boa viagem!

Vale a pena viajar de ônibus para Montevideo no Uruguai?

A viagem foi muito tranquila, embora seja longa. Achei muito cômodo embarcar a noite em Porto Alegre e chegar no início da manhã em Montevideo, descansada e pronta para curtir o dia no Uruguai.

Se tivesse feito esse trajeto de carro, estaria cansada e provavelmente teria perdido um dia inteiro na estrada, já que não costumamos dirigir a noite.

O avião com certeza é o método mais rápido, porém na maioria das vezes muito mais caro.

Gostei da experiência de viajar de ônibus para Montevideo e repetiria com certeza.

Veja mais posts com dicas do Uruguai



Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre o Uruguai, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNoUruguai

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *