Search
Close this search box.
Vinícola Luiz Argenta

Visitando a vinícola Luiz Argenta

 A vinícola Luiz Argenta é uma vinícola moderna e tecnológica, localizada na cidade de Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

Leia também:

Considerada uma das vinícolas mais belas e únicas do Brasil, a vinícola Luiz Argenta oferece na sua propriedade lindos parreirais, atividades de enoturismo, restaurante e Wine Bar, tendo como objetivo transformar “uva”em uma experiência única. Depois de visitar a vinícola Luiz Argenta, posso afirmar que o objetivo é atingido com sucesso.

Nesse post compartilhamos como é visitar a vinícola Luiz Argenta, as atividades de enoturismo oferecidas, como funciona o restaurante Clô, o Wine Bar, além de dica de hospedagem em Flores da Cunha e outros roteiros para conhecer na cidade, que é a maior produtora de vinhos no Brasil.

Vinícola Luiz Argenta

Enoturismo na Vinícola Luiz Argenta

A vinícola Luiz Argenta está localizada na área onde já existia uma vinícola. As terras foram adquiridas pelos proprietários com o objetivo de transformar a área em um loteamento. Mas ao descobrir que o local tinha um ótimo potencial para produção de uvas finas, decidiram investir na vinícola que em 2005 teve sua primeira colheita e vinho produzido.

São várias experiências de enoturismo na vinícola Luiz Argenta, além do Clô Restaurante, Wine Bar e varejo, onde também é possível degustar os produtos e curtir a vista dos lindos parreirais. Nós fizemos o Tour e Degustação que tem o custo de R$ 90,00 por pessoa ( julho/2022) com duração aproximada de 1 hora, visitação à vinícola, degustação de 4 rótulos e uma taça.

A Aline acompanhou nosso grupo no tour que teve início em uma sala onde conhecemos um pouco da história da vinícola, dos vinhos e degustamos um espumante e um rosé. O visual dos parreirais é incrível.

Vinícola Luiz Argenta

A vinícola Luiz Argenta é bem conhecida pelo design diferenciado das suas garrafas, que são importadas da Itália. São 3 linhas de produtos, JOVEM, CLÁSSICA e CAVE.

O tour continua pela cantina, onde degustamos mais um rótulo da vinícola Luiz Argenta e pudemos ver e aprender como os vinhos são produzidos.

Vinícola Luiz Argenta

O grande destaque do tour é a Cave Luiz Argenta, considerada uma das 50 caves mais bonitas do mundo, com um grande paredão de pedras, que foram encontradas nas escavações da obra. São mais de 230 barricas de acácia negra (madeira brasileira), carvalho francês e carvalho americano. Na cave, degustamos o último rótulo do tour.

O teto abobadado ajuda a diminuir a temperatura no interior da cave e o som ambiente (toca bossa nova 24h por dia na cave) ajuda na oxigenação dos vinhos dentro das barricas.

Outra experiência enoturísticas, a Cave Experience acontece dentro da cave e inclui degustação as cegas.

Para participar do Tour e Degustação e demais experiências enoturísticas da Vinícola Luis Argenta é necessário agendar com antecedência. Atualmente o Tour e Degustação acontece de segunda à sábado às 10h, às 14h e as 15h. Domingos e feriados às 10h30min, às 14h e às 15h.

Parreirais na Vinícola Luiz Argenta

Caminhar pelos parreirais é programa obrigatório para quem visita a Vinícola Luiz Argenta. São 60 hectares de vinhedos, com 20 variedades diferentes de uvas na propriedade. Em qualquer época do ano, a paisagem é deslumbrante, mas lembre-se que se quiser ver os parreirais carregados de uvas, é necessário visitar a vinícola durante o verão, quando acontece o período da vindima, que é a colheita das uvas.

Vinícola Luiz Argenta

Caminhando pelas parreirais, você verá placas com nomes de personalidades brasileiras, denominando áreas de tipos de uvas distintas. Toda área com uva branca recebe um nome feminino e toda área de uva tinta tem nome masculino.

Restaurante Clô

O restaurante Clô, leva o nome da matriarca da família Argenta, possui cardápio sazonal, oferecendo gastronomia contemporânea em sequencia completa. Nos deliciamos com o cardápio de inverno, preparado pelo chef Ramon Zampieri, que incluiu couvert, três pratos e sobremesa com opções de escolhas em todas as etapas.

Nossas escolhas foram Croqueta de pato com aioli de laranja, risoto de batata baroa e queijo grana panado, robalo com batatas amanteigadas, cogumelos braseados, ervilhas frescas, espuma de amaretto e caviar de limão, e para finalizar Tiramissu com semifredo de café. Tudo isso acompanhado do vinho LA Jovem Gewurztraminer, que é um dos meus vinhos preferidos da vinícola.

Além do cardápio delicioso preciso mencionar a vista maravilhosa que se tem do restaurante, onde é possível apreciar os lindos parreirais da vinícola e também o belo projeto de interiores com design de mobiliário moderno, acompanhando a concepção da vinícola.

O Restaurante Clô funciona para almoços de terça a domingo, das 12h às 15h. Recomenda-se agendamento antecipado. Se for fazer tour na vinícola, reserve 2h para o almoço.

Clô Wine Bar na Vinícola Luiz Argenta

Com proposta mais “relaxada”mas com o mesmo visual lindo dos parreirais e um resgate história da propriedade, o Clô Wine Bar é perfeito para quem deseja degustar os vinhos da vinícola ou mesmo fazer alguma refeição mais leve.

Clô Wine Bar

O Clô Wine Bar funciona em uma construção histórica que recebeu um belo trabalho de restauro. O local é maravilhoso para um final da tarde, principalmente se tiver a oportunidade de curtir o por do sol no terraço de frente aos parreirais.

O Clô Wine Bar funciona de quarta a domingo e feriados das 11h às 18h.

Hotel em Flores da Cunha

Foi nossa terceira vez em Flores da Cunha e a terceira vez hospedados no Letto Hotel Flores da Cunha, um hotel confortável, padrão turístico, com boa estrutura e ótimo custo benefício. Consulte valores e faça sua reserva no Letto Hotel.

Booking.com

Roteiros em Flores da Cunha

Flores da Cunha é a cidade que mais produz vinhos no Brasil. São 150 vinícolas na cidade, muitos roteiros enogastronômicos e belas paisagens.

O roteiro Caminhos do Alfredo percorre os empreendimentos do Travessão Alfredo Chaves no interior do município. Veja o post com o relato da nossa visita ao Caminhos do Alfredo nesse link e assista ao vídeo aqui.

Outros roteiros em Flores da Cunha:

  • Otávio Rocha Colonial
  • Região dos Altos Montes
  • Compassos da Mérica Mérica
  • Passo do Vinho

Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha



Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Flores da Cunha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmFlores e #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *