Search
Close this search box.
Bariloche Argentina

Bariloche Argentina: Guia Prático para viagem

A viagem para Bariloche Argentina é uma das queridinhas dos Brasileiros para a época do inverno, afinal, é umas das opções mais próximas, com ótimas atrações de neve, e com preços mais acessíveis, não é?

Para trazer informações bem atualizadas e práticas, pedi ajuda para uma especialista no destino, a Mari Queiroz, que é travel designer especialista na terra de nossos hermanos e inclusive criou o guia Bariloche Memorável com ainda mais detalhes e informações. De qualquer forma, a ideia aqui é trazer neste post alguns pontos essenciais para você começar a planejar suas férias em Bariloche, na Argentina.

Bariloche Argentina

Leia também:

Voos, Entrada e Câmbio

A chegada em Bariloche depende de ao menos uma conexão para a maioria dos brasileiros. Desde 2022 foram retomados alguns voos diretos para Bariloche Argentina a partir de São Paulo pelas Cias Aéreas Latam e Aerolíneas Argentinas. 

Porém, a opção que costuma ser mais prática para boa parte dos passageiros é fazer a conexão em Buenos Aires, e neste caso já tem várias cidades brasileiras com voos frequentes para a capital argentina, incluindo Porto Alegre. 

Para viagens à Argentina é preciso estar com o passaporte válido ou RG durante a estadia. No caso de entrar no país com seu RG – permitido devido ao acordo de livre circulação dos membros do MERCOSUL- ele apenas será aceito se estiver com a foto atualizada, bom estado de conservação e a emissão deve ser inferior a 10 anos. 

Não é permitida a entrada com certidão de nascimento e nem com outros documentos de identificação que não o RG Brasileiro – inclusive em quaisquer “versões” diferentes, como as militares.

Os brasileiros que vão para a Argentina a turismo e com estadia inferior a 90 dias não necessitam solicitar visto.

A imigração na Argentina costuma ser bem tranquila para os brasileiros, pois como fazemos parte do Mercosul, existe uma fila especial para quem é cidadão de um dos países do bloco. Em média não passa de 30 minutos de espera. 

Mesmo assim, se você ainda tem certo receio sempre que se fala de imigração, seguem algumas dicas para a entrevista:

  • Apresente apenas os documentos solicitados;
  • Geralmente é perguntado: qual o motivo da viagem, quantos dias vão ficar, qual o próximo destino, quanto de dinheiro e qual o local da hospedagem – basta responder de forma verdadeira;
  • Pode ser solicitado (além dos passaportes ou RG): comprovação de reservas para todo o período de estadia com o endereço e também a passagem de volta. É interessante ter estes vouchers impressos para apresentar ao oficial, facilitando o processo.

A Moeda oficial da Argentina é o Peso Argentino. Recomendo que faça o câmbio assim que chegar na cidade (e não antes). Você pode trazer reais ou dólares em espécie para fazer o câmbio. Recomendo que realize o mesmo em locais autorizados, e não na rua com pessoas desconhecidas.

Além disso, você pode fazer o giro de dinheiro via Wester Union no qual você envia dinheiro para Argentina através de PIX e saca em uma loja deles na cidade destino – é interessante é legalizado, porém há momentos com várias filas, então é bom já pensar neste fato.

Recomendo que realize junto ao seu banco o aviso viagem para os seus cartões. Isso porque desde novembro de 2022 o governo argentino, como forma de estimular o turismo, estabeleceu um câmbio diferenciado para os turistas que usam cartões de crédito ou débito no país, que é o câmbio tarjeta. Além dele, você vai ter o câmbio oficial e o câmbio blue (também chamando de câmbio paralelo). Em resumo:

  • O câmbio oficial é controlado pelo governo e usado em todas as transações bancárias, ou seja, quando você usa seus cartões de débito ou credito e quando faz saques em bancos.
  • O câmbio MEP (Dolár Tajeta) foi instituído em novembro de 2022 pelo governo argentino, como forma de estimular o turismo. É um câmbio diferenciado para os turistas que usam cartões de crédito ou débito no país. Por isso, minha recomendação de não esquecer do aviso viagem para os seus cartões no banco, e vale verificar junto a bandeira do seu cartão como está sendo feito esse câmbio do dólar na Argentina – há diferenças.
  • O câmbio paralelo é feito de forma informal pelas pessoas e possui uma cotação muito melhor que o câmbio oficial. Geralmente é o dobro do valor. Por isso, recomendo que venha com reais ou dólares em espécie e faça a troca diretamente na Argentina. É algo bem comum, mas não exatamente legalizado.

Para entender melhor alguns destes detalhes que mencionei, leia neste post todas as informações e com exemplos.

Onde se hospedar em Bariloche Argentina

Muitas pessoas fazem essa pergunta, é a resposta varia de acordo com seu estilo de viagem e a logística do que você tem intenção de fazer, já que você terá vários deslocamentos. Ressalto que, salvo se você tenha certa experiência em dirigir na neve ou estradas congeladas, não recomendo o aluguel de carro em Bariloche, é muito perigoso se você não sabe como isso funciona. 

Se você quiser ter uma boa base e optar por ter fácil acesso a restaurantes, comércios e outros serviços inclusive a pé, é melhor ficar no centro – inclusive recomendo perto da Av. Bustillo ou Pioneiros que é um meio termo interessante. 

Já se o seu interesse é em atividades de neve, é melhor ficar perto das estações de esqui ou na região do Llao Llao e porto Pañuelo. Vou explicar um pouco mais de cada uma destas opções:

Hospedagem no Centro: Tem muitos hotéis, mas a maior parte são hotéis de redes de 3 e 4 estrelas.
Está muito próximo a todo o comércio e a bons restaurantes, o que facilita em especial a logística à noite, para fazer tudo andando. 

Além disso, a maior parte dos transfers de passeios saem também do centro, então você não precisa ficar se deslocando muito para encontrar o seu transporte, caso não venha na porta do Hotel.

Para uma estadia mais completa, procure então uma hospedagem na Av. Bustillo ou Av. Pioneira até o quilômetro 08, região com opções de hotéis maiores e com lindas vistas para o lago, além de terem estruturas com serviços mais exclusivos. 

Apesar de estarem um pouco mais afastados da área principal centro, as operadoras dos principais passeios têm facilidade de transfer para hospedagens que ficam até o quilômetro 8 dessas avenidas. É uma logística um pouco maior, mas que ainda assim é viável e facilita o seu deslocamento, ao mesmo tempo que você consegue ficar em um Hotel bem bacana.

Algumas sugestões de onde ficar nesta região são:

Hospedagem na Região do Llao Llao e Porto Pañuelo: Com hotéis com estruturas estilo Resort e com muitas opções de serviços exclusivos, essa é uma região afastada em média 25 a 30km do centro da cidade, para quem quer aproveitar a estadia em si.

Apesar de terem opções boas de restaurantes e atividades, a região fica afastada e dependendo do seu objetivo na viagem pode atrapalhar um pouco o seu deslocamento, já que para essa região você vai precisar de contratar transfers privativos. Se quiser ter essa experiência pode considerar até em dividir as hospedagens.

Sugestão de onde ficar nesta região:

Sobre Hospedagem Próxima ao Cerro Catedral: Pelo Cerro ser um dos principais atrativos do destino, eu só recomendo que se hospedem nessa região se o objetivo da sua viagem é o esqui ou snow, pois fica bem afastado de todas as outras atividades e do centro da cidade. 

Sugestões de onde ficar próximo ao Cerro Catedral:

Roteiro 5 dias em Bariloche Argentina, com dicas de passeios

Vamos com uma opção de roteiro para quem vai à Bariloche Argentina pela primeira vez no inverno, curtindo o essencial do destino com algumas dicas extras:

1° Dia – Vai ser o momento de chegar, se ambientar e também de se preparar para os passeios. Por isso, a primeira coisa que você e sua família devem fazer após seu check-in é ir a loja de aluguel de roupa de neve. A loja Patagonia Showroom é um bom lugar para isso por ter atendimento em português e certificação de esterilização Triple A.

Você deve alugar o kit com Campera (casaco impermeável), Pantalon (calça impermeável), Guantes (luvas impermeáveis) e Botas. Para crianças, existe a opção de macacão, que recomendo, pois diminui a possibilidade de entrar neve nas costas.

Durante a alta temporada de inverno dificilmente você vai encontrar aluguel de apenas uma parte do kit, então, caso precise só de um item, recomendo comprar antes de viajar ou então você terá que alugar o kit completo, mesmo não usando tudo.

Feito isso, já aproveite para passear pelo Centro e suas lojinhas – talvez o momento para tomar aquele primeiro chocolate quente com um alfajor. No centro é possível conhecer a Catedral, o letreiro nas margens do lago, e se estiver fácil já ficar até o jantar por ali (no final do post vou deixar algumas recomendações de restaurantes).

Bariloche Argentina

2° Dia – Hora de fazer o Circuito Chico: um passeio clássico para ter panorama geral da cidade. Seu percurso geralmente parte do centro da cidade e percorre toda a extensão da Av. Bustillo. No caminho serão realizadas algumas paradas e você vai poder apreciar paisagens incríveis. Como por exemplo nos mirantes da Bahia Lopez e do Punto Panorâmico.

Uma das principais paradas é o teleférico do Cerro Campanario, que vai te levar o topo do cerro para conhecer uma das vistas mais bonitas de toda a Patagônia Argentina. Lá no topo você tem uma cafeteria, que é uma excelente opção para esquentar o corpo com um chocolate quente. 

Esse passeio pode ser realizado em grupos, mini grupos ou privativo. No caso dos passeios compartilhados eles geralmente duram uma manhã ou uma tarde. No privativo você pode contratar mais horas de passeio com mais paradas, como por exemplo na Colonia Suiza, Parque Nahuelito (ótimo com crianças), e na Cervejaria Patagonica. 

3° Dia – Comece o dia em Piedras Blancas, um parque de aventura com pistas de trenó, snowtubing, zipline e aerosilla. Muito recomendado para famílias com crianças. recomendo para crianças maiores de 5 anos, pois muito pequenas não vão conseguir aproveitar tanto.

Dica: O acesso ao parque é controlado e só podem passar carros que possuem correntes nas rodas. Contrate junto a uma agência de turismo o transfer e os ingressos para acessar o mesmo, inclusive porque tem limitação de público na alta temporada. 

E como também acontece em alguns atrativos, o parque pode ter seu funcionamento afetado pelas condições climáticas e os passeios podem ser cancelados sem aviso prévio.

Já no período da tarde, retornando ao centro, feche com uma visita ao Museu Havanna. Com o propósito de explicar um pouco mais sobre a história dessa delicia que é o chocolate, a Havanna montou um museu que oferece vistas guiadas todos os dias. Além disso, tem uma cafeteria dentro do mesmo espaço.

4° Dia – Chegou a hora de conhecer o famoso Cerro Catedral, um dos maiores e mais antigos centros de esqui da América do Sul, com pistas de diferentes níveis, desde iniciantes até profissionais.

Se você quer aprender e praticar esqui ou snow o Cerro Catedral é o lugar. Lá você vai encontrar escola de esqui para todas as idades e lojas para alugar equipamentos. Além disso, também tem restaurantes, lanchonetes e cafeterias.

Atenção: Para acessar o centro de ski é necessário contratar transfer desde a sua hospedagem até o local, não recomendo ida de carro alugado, pois pode ter muita neve e acesso complicado.

Dica: não deixe para locar roupa no cerro, pois pode não ter seu número e você ficar sem algo, além disso, recomendo contratar as aulas e o aluguel de equipamentos com antecedência junto a uma agência para garantir vaga.

Dica para não esquiadores: se você não pretende praticar nenhum esporte de neve, mas gostaria de conhecer e ir até o topo da montanha, você deve comprar o passe peatones, que é um passe somente para pedestre e ele te dá direito a subir no meio de elevação que estiver liberado para pedestres, mas não permite acesso as pistas.

5° Dia – Um dia para acordar um pouco mais tarde, tomar o café da manhã e ir mais próximo do horário do almoço para o Passeio de Navegação de Isla Victoria. Ele se inicia às 12h30.

Essa navegação contempla duas paradas: uma na Isla Victoria e outra no Bosque Arrayanes. Iniciamos a navegação no Porto Pañuelo, localizado a 25 km do centro da cidade, na zona do hotel Llao Llao. Por isso, muito importante contratar um transfer para te levar até lá e para te buscar. Se você estiver no centro da cidade esse trajeto vai durar aproximadamente 40min.

O passeio contempla uma natureza belíssima entre montanhas, lagos e caminhadas. É possível descobrir os magníficos exemplares da árvore da espécie Arrayanes em uma trilha suspensa, com troncos com mais 15 metros. Esse bosque é um dos poucos que restam no mundo da espécie, e segundo histórias contadas no local, foi nessa floresta que Walt Disney se inspirou para criar o cenário do filme Bambi.

Onde comer em Bariloche na Argentina

Há muitas opções bacanas de restaurantes para muitos gostos e paladares, em especial de carnes, que são uma especialidade do país. Algumas sugestões:

  • El Boliche de Alberto: tradicional restaurante de carnes de Bariloche Argentina. Amando pelos brasileiros, possui uma das melhores sobremesas da cidade, não deixe de pedir uma Copa Alberto. Com duas unidades na cidade.
  • Alto el Fuego: um clássico restaurante de carnes argentina por corte estilo parilla e com uma cave de vinhos espetacular. O restaurante é pequeno e super exclusivo, recomendo realizar reserva antecipada e próximo a janela – a vista para a rua é bem gostosa.
  • La Casita (centro): de culinária Argentina com influência europeia. Tem um cardápio variado com opções de cordeiro, fondue de queijo e outros pratos riquíssimos.
  • Manush: É uma cervejaria artesanal e um gastropub, que tem diversas opções de petiscos, hamburgueres e pizza. O restaurante trabalha por ordem de chagada, não é necessário realizar reserva.
  • Cervejaria Patagonica: Uma mini fabrica da cervejaria Patagônia com restaurante e uma vista deslumbrante. O cardápio é menor, mas é um lugar lindo para degustar uma boa cerveja e uma linda vista. Você pode acessar o local sem reserva, mas para o restaurante você precisa realizar reserva, pois fica bem cheio, principalmente aos fins de semana. Maiores de 18 anos podem visitar a fábrica, também fazendo reserva antecipada.
  • Foco Cocina de Fuegos: tem como especialidade comidas feitas na brasa. No menu você vai encontrar pratos com cordeiro, truta, cogumelos, diferentes cortes de carnes, vegetais e frutos do mar. Pode-se optar por um menu 5 passos ou escolher de acordo com o cardápio.

Agora já dá pra começar a fazer seus planos para Bariloche Argentina. Vale adquirir também o Guia Bariloche Memorável com ainda mais dicas de passeios, compras, mala de inverno e detalhes sobre este destino que é tão bacana para todas as idades. Bora lá?

Bariloche Argentina

Gostou do post? Compartilhe!

Pesquise Aqui

Índice

Siga-nos

Booking.com

Estamos no

YouTube_Logo_white

Leia Também

Reserve seu Hotel no Booking com melhor preço
Alugue seu Carro na RentCars e garanta seu conforto
Atrações ao Redor do Mundo com Get Your Guide
Ingressos Disney e outros ingressos nos EUA
Chip de Celular CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS
Melhor Seguro Viagem CUPOM: VIAGENSQS5
Restaurantes na Serra Gaúcha CUPOM: VIAGENSQUESONHAMOS 
Atrações, Ingressos e Passeios na Serra Gaúcha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *