Viajar para a Holanda na época de floração das tulipas era um sonho antigo e uma meta, como eu contei para vocês quando fiz 40 anos. Após muitos anos de tentativa, no dia do meu aniversário apareceu uma promoção de voos para Amsterdam. Era o mundo conspirando ao meu favor. Emitimos as passagens e bolamos um roteirinho lindo para conjugar com o sonho das tulipas: Duas semanas, de carro, entre Holanda, Bélgica e Luxemburgo.
Veja também:
Não foi fácil planejar esse Roteiro entre Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Eram muitas cidades e muitas atrações interessantes, para apenas duas semanas de viagem. Selecionamos os lugares que tínhamos mais vontade de conhecer e montamos um roteiro flexível. O primeiro fator para o sucesso da flexibilidade do roteiro, foi viajar de carro. O segundo fator, foi viajar sem reserva de hospedagem.
Graças a esses dois pontos, pudemos escolher ficar mais tempo nos lugares que mais gostamos, ou menos tempo, quando o tempo não colaborou. Presta atenção neste post que vou compartilhar todos os detalhes do que fizemos e como planejamos nosso Roteiro Holanda, Bélgica e Luxemburgo, em uma viagem de carro, por 14 dias.
Planejamento de viagem |
- Voo: Voamos Lufthansa, com conexão em Frankfurt, onde fizemos imigração e pegamos um novo voo até Amsterdam. A volta foi a mesma coisa. Compramos as passagens em uma promoção e compensou fazer conexão na Alemanha. Porém há voos diretos do Brasil para Amsterdam via KLM.
- Imigração na Alemanha: A imigração na Alemanha foi bem tranquila. Perguntaram apenas qual seria o nosso destino e quanto tempo de viagem. Porém achei bem rigorosa a fiscalização de segurança. Vasculharam toda nossa mala de mão.
- Chip de Celular: Viajamos com um chip da EasySim4U e também comprei um no aeroporto para testar. No aeroporto paguei 35 Euros no chip mais barato. A internet durou 4 dias e depois fiquei sem chip. O chip da EasySim durou perfeitamente os 14 dias de viagem e custou pouco mais do que o que comprei no aeroporto, porém recebi em casa. Se quiser comprar chip, use esse link para receber 10% de desconto.
- Reserva de hotéis importantes: Todos hotéis da viagem foram reservados pelo Booking. Optei em reservar com antecedência a primeira noite de hospedagem, o hotel de Bruges e o hotel de Amsterdam, que eram os locais mais concorridos e mais caros. Os demais hoteis reservamos no dia, através do Booking, graças ao chip da EasySim que nos manteve conectados durante a viagem.
- Período da viagem: meados de abril de 2019. Essa é a melhor época para ver a floração das tulipas. Se você estiver planejando uma viagem no inverno, veja o post Europa no Inverno do blog Vamos por ai.
Trem ou carro ?
Em um primeiro momento imaginei esse roteiro de trem, pois como sabemos, a maioria das cidades europeias é bem dotada de sistema público de transporte, com ótimas redes ferroviárias, ligando as cidades.
Decidimos fazer de carro, pela flexibilidade que o carro oferece. Reservamos o carro pela RentCars, para retirar no aeroporto de Amsterdam e devolver no aeroporto. O bom de reservar pela RentCars é que é possível parcelar, e pagar em reais, sem IOF. RESERVE AQUI
Agora que voltamos e concluímos o roteiro com sucesso, posso afirmar que foi a melhor escolha que podíamos ter feito. Estar de carro e poder fazer tudo no nosso tempo, com a nossa bagagem a tiracolo, foi a melhor escolha. Estar de carro possibilitou criar lacunas para sermos surpreendidos.
Dirigir pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo é muito fácil e tranquilo. Estacionamento não foi problema em nenhum destino. Optamos em escolher hotéis com estacionamento gratuito e mesmo quando tivemos que optar por estacionamentos pagos, gastamos no máximo 18 euros/diária em Bruxelas. Nas demais cidades custou muito menos.
Mas eu vou escrever um outro texto, explicando direitinho, todos os detalhes de como é alugar carro na Europa e como foi dirigir e estacionar na Holanda, Bélgica e Luxemburgo.
Roteiro de viagem pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo |
Dia 01 – Chegada na Holanda pelo aeroporto de Amsterdam
- Retirada do carro e check in no hotel próximo à Lisse
Dia 02 – Lisse e Delft
- Parque Keukenhof em Lisse
- Campos de Tulipas em Hillegom
- Centro de Delft
Dia 03 – Gouda, Kinderdijk, Rotterdam
- Centro de Gouda
- Moinhos em Kinderdijk
- Rotterdam
Dia 04 – Antuérpia, Ghent
Antuérpia:
- Catedral de Nossa Senhora
- Casa De Rubens
- Grote Markt
- Fonte de Brabo
- Museu Plantin-Moretus
Ghent:
- Centro Histórico
- Catedral de Santo Bravo
- Campanário Berffoi
- St Michielsbrug
- Ruas Graslei and Korenlei
- St Baafskathedraal
- Great Butchers’ Hall
- Gravensteen
Dia 05 – Bruges
- Concertgebouw Circuit
- Saint John’s Hospital
- Belfort
- Markt
- Burg – Stadhuis
- Passeios e barco pelos canais
- Bruges Beer Experience
- Bonifaciusbrug
- Hof Arents
- E o melhor de Bruges: se perder pelas ruelas
Dia 06 – Bruxelas
- Grote Markt
- Grand Place
- Guildhouses
- Manneken Pis
- Delirium Bar
- Place de la Chapelle
- Jardim du Mont des Arts
- Parc de Bruxelles
- Palais Royal
Dia 07 – Bruxelas, Luxemburgo
Bruxelas:
- Atomium
Luxemburgo:
- Le Chemin de la Corniche
- Grund
- Catedral de Notre Dame
- Casemates du Bock
- Place Guillaume II
- Troca de guarda no Palácio dos Duques
- Place de la Constitution
Dia 08 – Vianden, Durbuy, Dinant
Vianden, em Luxemburgo:
- Chateau de Vianden
Durbuy na Bélgica:
- Vila de Durbuy
Dinant na Bélgica:
- Citadela
- Catedral de Notre Dame
- Ponte Charles de Gaulle
Dia 09 – Leuven, Utrecht
Leuven na Bélgica:
- Stadhuis
- Grand Market Square
- The old market
- Beguinarias
Utrecht na Holanda:
- Kastel de Haar
Dia 10 – Utrecht
- Dom Under Tour
- Dom Tower
- Passeio pelos canais
Dia 11 – Zaanze, Amsterdam
Zaanze:
- Passeio por Zaanze Schans e o centro de Zaanze
Amsterdam:
- Devolver carro no aeroporto e seguir de ônibus para Amsterdam
- Check in no Hotel Catalonia Vondel
- Passeio pelos canais
- Ônibus Hop on Hop Droff
Dia 12 – Amsterdam
- Vondelpark
- Museu Casa Barco
- Mercado das Flores
- Beguinarias
- Canais Jordaan
- Museu Casa Rembrandt
- Passeio de barco nos canais
Dia 13 – Amsterdam
- Museuplein: Museu Van Gogh, Rijksmuseum
- Feira na Albert Cuypstraat: melhor stroopwafel
- Heineken Experience
- Leidsplein
- Red Light District
Dia 14 – Amsterdam
- Museu dos Canais
- Biblioteca
- Museu Nemo
Onde se hospedar |
Como eu contei lá no início, fizemos uma viagem de carro entre os países, por isso sempre que possível escolhemos hotéis que ofereciam estacionamento gratuito. A média de preço foi de 80 Euros a diária, com excessão de Amsterdam, onde os hotéis são mais mais caros. Teve hotéis que pagamos 65 Euros e o mais caro, custou 90 Euros. Lembrando que todos hotéis foram reservados pelo Booking.
Os hotéis que ficamos hospedados foram:
Lisse – Hotel Tulip Inn Leiderdorp
Um hotel simples, com tarifa ótima, café da manhã maravilhoso e localização muito boa para quem está viajando de carro. Fica entre o aeroporto e Lisse, onde fica o parque Keukenhof e os campos de tulipas.
Gouda – Bastion Hotel Zoetermeer
Um hotel de rede, com um restaurante muito bom e quartos confortáveis e moderninhos, no estilo dos hotéis Ibis. O café da manhã da rede Bastion não está incluído na diária e é caro, único ponto negativo. Porém há um Mac Donald’s no estacionamento. Nós optamos em tomar café da manhã no centro de Gouda, que custou 8 Euros para os dois e estava uma delícia (anote o nome do local: La Plate). Não está localizado em Gouda, mas sim em uma rodovia de acesso à cidade.
Antuérpia – Tulip Inn Antwerpen
Hall e restaurante lindo do Tulip Inn Antwerpen |
Pode reservar o hotel Tulip Inn Antwerpen sem medo. É um dos poucos hotéis com estacionamento grátis em Antuérpia. O quarto e o restaurantes são lindos. Foi recém reformado e tem a temática de mapas. Tudo novinho. Adoramos o hotel.
Bruges: Hotel de Goezeput
Vista do nosso quarto no Hotel de Goezeput |
Ótima escolha, hotel super confortável, charmoso e com café da manhã maravilhoso. Localizado a poucos metros das atrações principais e muito próximo a um estacionamento, que custou 6 Euros a diária. Ótimo custo benefício de hospedagem em Bruges.
Próximo à Bruges: Boutique Hotel Butler
No dia anterior queríamos um hotel próximo à Bruges, mas que oferecesse estacionamento grátis e tivesse uma boa tarifa. Escolhemos o Boutique Hotel Butler, que foi uma grata surpresa. É um B&B maravilhoso, em uma cidadezinha pequena, próxima à Bruges. Quarto lindo, café da manhã maravilhoso e atendimento familiar.
Bruxelas – Hotel Siru
O Hotel Siru é um hotel simples, com café da manhã muito bom e localização ótima para quem viaja de carro. Tem um estacionamento em frente ao hotel e até as atrações principais do centro, são 10 minutos de caminhada. O quarto é cafona (estilo Ibis Budget) mas para uma noite foi ok.
Vianden – Auberge De L’Our
Vista do Hotel De L’Our para o Castelo de Vianden |
O Auberge De L’Our foi uma grata surpresa. A localização é excelente, no centro de Vianden, sendo possível ir caminhando até o castelo. O quarto é muito bom, o atendimento é excelente e o café da manhã e o restaurante muito bom. Inclusive há funcionários portugueses, super simpáticos e atenciosos.
Dinant – Ibis Dinant Centre
Vale muito a pena passar a noite em Dinant, pois a vista da cidade é ainda mais linda no entardecer. O Hotel Ibis tem localização ótima, na beira do rio, com estacionamento gratuito ao lado e apenas 10 minutos de caminhada do centro da cidade.
Utrecht – Bastion Hotel Utrecht
A melhor opção para quem está de carro em Utrecht. A tarifa é ótima e ao lado do hotel tem um estacionamento que cobra 5 Euros a diária e oferece ticket gratuito de transporte público até as atrações do centro, enquanto que no centro os estacionamentos custam mais de 30 Euros a diária. Quarto confortável e bonito no padrão dos outros hotéis Bastion.
Haarlem – Hotel Bastion Haarlem Velsen
Como eu já mencionei a rede Bastion é ótima para quem está de carro, pois não cobra estacionamento. Escolhemos o Bastion Haarlem por estar em localização estratégica para visitar Zaanze Schans. Os quartos e o serviço segue sempre o mesmo padrão.
Amsterdam – Hotel Catalonia Vondel
Super indico o Hotel Catalonia Vondel. Localização fantástica, perto do Vondelpark, com fácil acesso ao centro e com ponto de ônibus quase em frente, que liga direto ao aeroporto. O quarto é muito bonito e confortável. O hotel todo é muito bonito. O único inconveniente é o preço do café da manhã, que não foi problema, pois conhecemos várias padarias próximas. A tarifa é muito boa, pelo padrão do hotel.
Mudariam alguma coisa nesse roteiro ?
Nadica de nada. Esse roteiro já é a versão adaptada do nosso roteiro original. Foi o roteiro que realmente a gente fez, e funcionou muito bem.
Esse é só o primeiro post desse roteiro incrível que fizemos pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Acompanhe por aqui e pelas redes sociais, que irei detalhar todos os lugares por onde passamos.
E antes de terminar preciso agradecer a vários amigos blogueiros e blogs, com matérias excelentes, sobre os destinos por onde passamos, que nos ajudaram muito a planejar esse roteiro pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Confira mais matérias desses destinos nos blogs: Felipe, Pequeno Viajante, Viajoteca, Contando Destinos, Ligado em Viagem, Ducs Amsterdam, Holandesando, Sundaycooks e Mochilão Barato.
Para ver mais fotos, dicas e vídeos desse roteiro incrível que fizemos pela Holanda, Bélgica e Luxemburgo, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosNaHolanda , #ViagensQueSonhamosNaBelgica e #ViagensQueSonhamosEmLuxemburgo
Reserve sua viagem_________________
🏨 Reserve HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto: VIAGENSQUES5
🚘 Alugue CARRO com a RENTCARS.
📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10
Respostas de 12
Excelente post… Estamos indo agora para Paris, Amsterdã, Bruxelas e Bruges. Obrigada pelas dicas!
Oi Nanda,
Vocês vão amar essa viagem!! A Bélgica é encantadora!!!
Abraços
Show
Vou fazer em 5 dias kkk
Faltou um mapa
Parabéns
Todo esse roteiro em 5 dias??? Parabéns kkkkkk
Seu Post tá maravilhoso! Vou fazer Holanda e Belgica em abril de 2020. Me tire uma dúvida sobre como foi a dinâmica do aluguel de carro para passar de um país para o outro, tem algum trâmite? Obrigada!
Olá,
Não tem burocracia nenhuma!!! Praticamente nem se percebe que entrou em outro país. Nesse post eu contei a nossa experiência: https://www.viagensquesonhamos.com.br/2019/06/carro-alugado-holanda.html
Beijos
excelente e parabens! acha que vale a pena trocar luxemburgo pela alemnha ou ate mesmo paris?
Se você já tiver conhecido Paris e Alemanha, sim!!!
Oieeeee
Não consigo fechar meu roteiro, tenho muitas dúvidas ! Vamos chegar dia 18 ao meio dia em Amsterdam e queremos conhecer Amsterdam, zaandam, Haia, Rotterdam, gouda, maastricht, bruges, Bruxelas e de lá iríamos para Berlim pois nosso avião de retorno sai de lá, mas estamos em dúvida em ir para Luxemburgo ou não, e Giothoorn, o que achas ? Me dá uma luz, por favor!
Super obrigada
Oiii, a gente amou Luxemburgo. Se fosse você eu iria!!
Excelente! Seria possível adaptar o roteiro pra talvez quatro hotéis e fazer essas cidades em bate volta? Se sim Amsterdã, Bruxelas, Luxemburgo e mais uma???
Olá,
É bem possível sim. Acho que faria base em 3 cidades, como vc citou e a partir delas o bate e volta.