Como já contei no post sobre nossa viagem a Chicago ( leia aqui), o principal motivo da viagem era conhecer a arquitetura da cidade e as obras do arquiteto americano Frank Lloyd Wright. O mais importante, arquiteto americano morou e trabalhou em Oak Park, onde construiu 25 obras, o local com maior agrupamento de obras dele. Wright era um autodita, que começou sua carreira no escritório de Louis Sullivan, que mais tarde emprestou $5.000 para que ele construísse sua primeira casa e recém casado, morasse junto da esposa em Oak Park. Foi o fundador da escola de arquitetura conhecida como “prairie school”, pois sua inspiração eram as linhas horizontais das grande planícies e elementos da natureza.
Oak Park fica no subúrbio de Chicago. Fomos até lá de trem, na linha verde. São aproximadamente 30 minutos até a estação Oak Park, que é a mais próxima das principais obras. O ticket custou em torno de $4.50 ida e volta ( round trip).
Estação Oak Park da Linha verde |
O trem é bastante confortável |
As obras que visitamos são essas que marquei no mapa abaixo. Estão localizadas muito próximas. É um ótimo passeio para se fazer a pé, as ruas são arborizadas, tranquilas, com vários esquilos passeando entre as árvores.
Visualizar FLW Tour em um mapa maior
Para quem gosta de arquitetura e principalmente das obras do Frank Lloyd Wright, é um prato cheio. Já tinha visitado em Chicago, a Robie House, em Hyde Park, mas encontrar várias obras, uma quase do lado da outra, é inexplicável.
Existem vários tours pagos a pé, mas é completamente possível, fazer por conta própria. A maioria das obras só é possível visitar externamente, pois são residências particulares, com excessão da Casa e Estúdio, onde existe visitas guiadas e a Trinity Temple. A maioria das residências são habitadas por proprietários que idolatram a arquitetura de Wright. A única chance de visitá-las internamente é durante o Circuito Wright Plus, em meados de maio.
A Forest Ave é muito arborizada |
Nosso passeio começou pela Forest Avenue. Logo no início da rua tem uma praça, Austin Gardens, com um busto em homenagem ao morador ilustre.
Homenagem à FLW |
A primeira obra que encontramos foi a Frank Thomas House ( 210 Forest Avenue), construída em 1901. Considerada uma das obras pioneiras no Praire School.
Frank Thomas House |
Predominância de linhas horizontais, acesso recuado, amplos beiras, entre outros elementos das casas de pradaria |
A obra seguinte é a Hills DeCaro House ( 313 Forest Avenue) de 1906.
Hills DeCaro House |
Placa de identificação da obra |
A Laura Gale House ( 6 Elizabeth Court) foi construída em 1909, sendo a terceira obra de Wright para o cliente. É mais um dos belos exemplares de casas de pradarias.
Laura Gale House |
A Moore Dugal House, construída em 1895, é uma mistura de estilos, com muitos elementos neotudor e góticos. Wright não gostava muito da predominância de elementos históricos. Após um incêndio que destruiu a residência, Wright a reformou e dessa vez, convenceu o cliente a utilizar elementos “atuais”para os padrões da época.
Moore Dugal House |
A Arthur Heurtley House, de 1902, é uma casa típica casa de pradaria, com conjunto de janelas abaixo da linha de telhado. É a primeira das casas de pradarias, os quartos são elevados e não há porão. Em 1920 a casa foi comprada pela irmã de Wright, e depois de uma reforma foi transformada em apartamentos.
Arthur Heurtey House |
As residências localizadas na Chicago Ave são muito semelhantes esteticamente e foram construídas quando Wright ainda trabalhava no escritório de Louis Sullivan. Quando Sullivan descobriu a existência das obras, Wright foi demitido, pois os funcionários não podiam projetar independentemente.
Robert Parker House ( 1019 Chicago Avenue) de 1892 foi uma das suas primeiras obras em Oak Park, ainda como funcionário de Louis Sullivan.
Robert Parker House |
Thomas Gale House (1027 Chicago Avenue) também de 1892, enquanto funcionário de Sullivan.
Thomas Gale House |
A Walter Gale House ( 1031 Chicago Avenue) foi projetada em 1893, logo após ser demitido do escritório de Sullivan. É seu primeiro projeto em carreira solo.
Walter Gale House |
A Unity Temple, era considerada por Wright como um dos seus projetos mais importantes, o primeiro projeto dele em uma linguagem de arquitetura completamente nova. Foi construído de 1906 a 1908, usando concreto armado, que era uma técnica comum na época.
Unity Temple |
Detalhe dos vitrais |
Placa de identificação do Unity Temple |
A Frank Lloyd Wright Home, foi projetado por ele em 1889 e serviu de moradia para sua primeira família, que incluía 6 filhos. Já em 1898, ele anexou o estúdio ao prédio da casa.
Fachada da FLW House, na Forest Avenue |
Para visitar a Frank Lloyd Wright Home and Studio, é preciso comprar o ticket antecipadamente. O tour dura em torno de 1 hora. O ticket pode ser comprado antecipadamente pelo site da fundação ou na loja junto a casa e estúdio, e custa $15. Se você for fazer o tour, compre o ticket logo que chegar a Oak Park.
Jardim ao lado da Home & Studio |
Fachada do Studio, na Chicago Ave |
Placa de identificação do studio |
O tour é muito bacana, nossa guia foi muito legal, e passou informações super interessantes. Começa pela parte externa da residência, parte para a área interna, e depois para o estúdio. A maioria dos espaços e mobiliário estão preservados, sendo que o mobiliário foi projetado pelo próprio Wright, assim como algumas luminárias e elementos decorativos. Infelizmente não é possível tirar fotos internamente. O tour é em inglês e não tem tradutor, porém eles possuem um texto resumido em vários idiomas, para auxiliar o entendimento dos visitantes estrangeiros.
Para fazer esse passeio, nós levamos em torno de 3 horas, sem contar o tempo para chegar a Oak Park. Claro que vai depender do tempo que você ficará apreciando as obras, em 3 horas é possível curtir bastante o passeio.
Para quem curte as obras de Frank Lloyd Wright, eu recomendo a leitura do romance “A ARQUITETURA DE UM SONHO”, de Nancy Horan. É um romance, mas a maior parte do tempo se passa em Oak Park e várias obras são citadas, assim como curiosidades da vida dele, e as mudanças na sua vida e arquitetura depois que ele fugiu para a Europa com uma cliente, em 1909, provocando um dos maiores escândalos da época.
E você, já visitou alguma obra de Frank Lloyd Wright? No topo da minha bucket list está a Casa da Cascata, outra obram prima dele, que com certeza visitarei numa próxima viagem.
Circuito Frank Lloyd Wright em Oak Park
Forest Avenue e Chicago Avenue
Oak Park – IL
Respostas de 8
Ola!! Adorei o post, como arquiteta e como viajante! Fomos a Chicago mas nao tivemos tempo de ver tantas obras.. na proxima passada por Chicago jah vou agendar… Thanks for sharing! Abracos
http://www.likeanewhome.com
Que bom que gostou Adriane!
Realmente Chicago é o paraíso pra nós arquitetos!!
Bjs, Fran
Oi, Franciane. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
Que legal Natalie!!
O prazer é todo meu!
Abraços, Fran
Eu entendo perfeitamente, adoração muitos arquitetos sentir a figura de F. Lloyd Wright. Os interiores de suas casas são absolutamente luminosos.
Excelente post! eu gostava de ler e olhando fotos deste post.
Carmen L.
Obrigada Carmen, fico feliz que tenha gostado!
Bjs, Fran
Francine, acabei de regressar de Chicago e segui seu roteiro, mto completo e bem didático. Devo acrescentar que, pagando U$ 5,00, é possível fotografar o interior da casa e do estúdio. Certeza q vou visitar seus outros destinos! Obrigada por partilhar!
Oi Regina,
Que bom que gostou. O meu sonho atual e visitar a Casa da Cascata. Quem sabe um dia?
Vou acrescentar essa informação sobre as fotos no post. Obrigada pela dica.
Beijos