Vila Flores é uma pequena e charmosa cidade da Serra Gaúcha, onde um dos principais atrativos é a Vila Capuchinhos, um complexo turístico com piscinas de águas termais, vinícola, pousada, restaurante, entre outros espaços lindos, em uma área de 200 hectares.
Leia também:
- Vinícolas em Gramado e Canela
- 13 Hotéis BEM LOCALIZADOS em Gramado
- Roteiro a pé, pelo centro de Gramado
Vila Flores também é conhecida como terra da fé, do pão e do vinho. O local onde hoje funciona a Vila Capuchinhos era um antigo seminário, que começou a receber hóspedes no início dos anos 2000 mas foi a partir de 2013, com o projeto das piscinas de águas termais que a Vila Capuchinhos passou a ter foco turístico. O local é incrível e em um final de semana é possível degustar os vinhos da Cave dos Frades, passear de Benedetto para ver de perto os parreirais cultivados pelos freis, relaxar nas piscinas de águas termais e se deliciar com a excelente gastronomia da Vila Capuchinhos, além de conhecer outros atrativos da charmosa cidade de Vila Flores.
Estivemos recentemente em Vila Flores para conhecer o complexo Vila Capuchinhos e conhecer um pouco dos atrativos da cidade. Nesse post compartilhamos a nossa experiência de estar hospedados na Vila Capuchinhos, participando da Santa Vindima e visitando Vila Flores, além de dicas práticas para aproveitar o melhor do destino.
Vila Capuchinhos
O projeto da Vila Capuchinhos foi pensado de maneira a convidar os visitantes a conhecerem a história dos Freis Capuchinhos através dos detalhes, na arquitetura, na arte sacra e nas relíquias do legado Franciscano. O local que abrigava o Seminário Antônio entre 1949 e 2006, abriu para hospedagem de viajantes no início dos anos 2000, mas foi a partir de 2013, com o projeto de implantação de piscinas com águas termais que o foco do local passou a ser turístico.
Atualmente são cinco Freis na Vila Capuchinhos, recebendo os hóspedes e desenvolvendo funções no complexo que inclui pousada, restaurantes, bar, vinícola com parreirais e piscinas com águas termais.
Pousada Vila Capuchinhos
Quartos
Os quartos da Vila Capuchinhos, distribuídos em 4 categorias diferentes, combinam simplicidade e conforto. Ficamos hospedados na categoria Suíte, que possui ante-sala com sofá, cafeteira e TV, ambiente do quarto com cama queen size, armários amplos, cofre, frigobar, sacada e o banheiro, com banheira que é um dos grandes destaques do quarto.
Estrutura
Além dos quartos, a Pousada Capuchinhos, possui vários ambientes de estar, jardins, playground, loja, quadras esportivas, bar, restaurante e a linda capela que era o coração do antigo seminário e hoje está totalmente restaurada. Vale mencionar também a atenção aos detalhes, não só nos quartos, como em todo o complexo. A decoração é linda e repleta de significado e espiritualidade.
Refeições
As diárias na Vila Capuchinhos podem incluir pensão completa, com café da manhã, almoço e jantar, ou apenas café da manhã. Sugiro que escolham a opção com pensão completa, pois a gastronomia é um dos destaques da Vila Capuchinhos.
O ponto de destaque do restaurante é um grande fogão a lenha, que era utilizado na cozinha do antigo seminário e atualmente serve como buffet para as delícias preparadas no local. Todas refeições são muito fartas e deliciosas com ênfase para a culinária italiana.
Nos domingos a tarde é servido o Café dos Frades, que é um café colonial completíssimo, como nunca tinha visto na Serra Gaúcha. Delicioso.
Águas Termais
Um dos destaques do complexo Vila Capuchinhos são as piscinas com águas termais. Atualmente são 3 piscinas externas e 3 piscinas internas (com mais uma, em fase de finalização). A água vinda dos lençóis subterrâneos chega na superfície a uma temperatura aproximada de 44ºC, possuindo várias propriedades, como minerais e nutrientes que proporcionam muitos benefícios a saúde, aliviando dores e controlando a pressão arterial, proporcionando relaxamento, suprindo a perda de nutrientes, entre outros.
Cave dos Frades
Os Freis que vieram ao RS, atendiam aos imigrantes imigrantes italianos e a maioria das casas tinham pequenas vinícolas, sendo tradição a produção de vinhos. Quando os Freis chegaram à Vila Flores teve início a cultura da uva e do vinho na cidade. O Frei Fabiano foi o grande mentor dos vinhos na Vila Capuchinhos, até os anos 80. Atualmente o Frei Djair Claudio Galvan, enólogo e sommelier pela ABS-RS, é o responsável pela Cave dos Frades.
São 30 hectares de vinhedos no complexo Vila dos Capuchinhos, produzindo em média 200.00 litros de vinho ao ano, sendo a maioria vinhos de mesa, da Linha Frei Fabiano. Também são produzidos vinhos finos e espumante que levam o nome Tenerezza. As uvas cultivadas pela fé, arte e tradição são os melhores ingredientes para a elaboração de vinhos. Para conhecer os parreirais, a Vila Capuchinhos oferece o passeio de Benedetto, que precisa ser reservado com antecedência.
O grande destaque da Cave dos Frades é a cave, onde na parte central está localizada uma mesa singular com 13 lugares, que lembra a Santa Ceia, luzes que imitam vela, e o canto gregoriano como som ambiente.
Os vinhos, suco e espumantes da Cave dos Frades podem ser adquiridos no Emporium, a loja que fica dentro da Vila dos Capuchinhos, ou na recepção da pousada.
Atividades Especiais na Vila Capuchinhos
Durante o ano, a Vila Capuchinhos oferece várias atividades especiais. Tivemos o privilégio de participar do evento Santa Vindima, que aconteceu nos sábados entre meados de janeiro e fevereiro, celebrando a colheita da uva.
Para participar da Santa Vindima foi preciso fazer reserva com antecedência e que era paga a parte, mas incluía jantar com vinhos Frei Fabiano, música ao vivo e a cada sábado uma temática diferente. No final de semana que participamos, teve produção de geléia de uva.
Quantos dias são necessários para conhecer Vila Flores e a Vila Capuchinhos
Passamos um final de semana em Vila Flores e foi excelente para relaxar, aproveitar a estrutura da Vila Capuchinhos e conhecer as principais atrações de Vila Flores.
Recomendo no mínimo 2 noites e 3 dias para curtir com tranquilidade, sem correria.
Vila Flores
Além da Vila Capuchinhos, Vila Flores oferece vários outros atrativos que merecem a visita.
L’ Arte Ceccato
A Família Cecatto chegou na Serra Gaúcha, durante a imigração italiana, onde começaram a trabalhar como oleiros e ceramistas.
A L”Arte Cecatto oferece visitação na propriedade da família, em três formados diferentes: apenas entrada ao espaço, onde o visitante pode conhecer a estrutura, caminhada com história ou visitação completa com degustação.
A visitação completa tem duração aproximada entre 1h30 e 2h e custa R$ 35,00 (fevereiro/22) e inclui vários momentos, como a história da chegada da família Cecatto ao Brasil, a mandala curativa do corpo e da alma, degustação com cunho medicinal, alguns percursos repletos de significado,, terminando no ateliê da Sra Benedita, que é artista ceramista.
Filó de Vila Flores
O Filó é outra herança que os imigrantes italianos deixaram as suas famílias e que em Vila Flores acontece como forma de compartilhar a história da imigração italiana, seus costumes e tradições, onde os visitantes são convidados a participar desse grande momento. Claro que não pode faltar a culinária colonial italiana, muito suco de uva, música e histórias.
É preciso agendar com antecedência. O Filó acontece na Casa do Artesão.
Casa Fiori
Dizem que a cidade de Vila Flores, recebeu esse nome devido a presença e importância da família Fiori (Flores, em português) na localidade. O casarão histórico que possui mais de 100 anos, está localizado próximo à Vila Capuchinhos em uma esquina de destaque na cidade.
Atualmente abriga uma padaria e café e mantem em seu interior, o visual dos armazéns de “antigamente”.
Veja mais posts sobre a Serra Gaúcha |
- Lista dos hotéis mais bem localizados de Gramado
- Atrações imperdíveis com Criança em Gramado
- Colheita da uva na Serra Gaúcha
- Alpen Park em Canela, parque de diversões
- Fondue Divino
- Onde comer BEM em Gramado
- Roteiro pelo Centro de Gramado
- Vinícolas em Gramado e Canela
- Parque Terra Mágica Florybal
Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre a Serra Gaúcha, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmVilaFlores e #ViagensQueSonhamosnaSerraGaucha