A maioria das pessoas não tem ideia de quanto se gasta durante um período de intercâmbio no exterior. Eu mesma tinha essa dúvida e procurei relatos, sem sucesso, na internet.
Por esse motivo resolvi compartilhar a minha experiência, anotando tudo o que gastei durante o meu intercâmbio em Malta. Todas as idas ao super mercado, o sorvetinho na esquina, o café da manhã na padaria, a passagem de ônibus, e inclusive as lembranças que trouxe para quem ficou em casa.
Leia também:
- Intercâmbio, por onde começar
- Canadá de motorhome: do sonho a realidade
- Blue Lagoon, a praia mais bonita de Malta
Nesse post irei detalhes todas as despesas que tive durante o meu intercâmbio em Malta, como custo da viagem, variáveis para o custo do curso e também despesas que tive durante o período que estudei em Malta: taxas extras, passeios e alimentação. Esse guia de despesas vai ser muito útil para quem não tem ideia de quanto se gasta, em um período de duas semanas estudando inglês e conhecendo Malta. Preciso alertar que não passei um só dia em casa, por isso gastei um pouco acima da média. Mas em contrapartida economizei bastante fazendo as refeições em casa. Cada um com suas escolhas, não é mesmo? 😜 Vamos aos valores…
Quanto custa viajar para Malta |
Os custos para uma viagem de intercâmbio em Malta variam em função de três fatores principais: passagens aéreas para chegar em Malta, custos do Intercâmbio (escola + acomodação) e despesas em Malta (passeios, alimentação e extras).
O custo da passagem aérea varia bastante, principalmente em função do seu local de origem e da antecedência da compra. Eu fiz tudo o que não se deve fazer: comprei a passagem aérea com 15 dias de antecedência e sendo que moro no RS, paguei uma das tarifas mais caras que já encontrei. Paguei R$ 5.000,00 nas passagens, ida e volta, voando Alitalia. Contei todos detalhes de como foi voar Aitalia nesse post aqui, mas se você estiver a procura de passagens para Malta nesse momento, eu evitaria a Alitalia, pois a companhia aérea está com fortes indícios que fechará as portas.
Quanto custa um Intercâmbio |
Os valores do intercâmbio em si variam bastante, principalmente em função da escola escolhida, tempo de curso (o custo é calculado por semana), do tipo de acomodação e da época do ano. Fatores que encarem um intercâmbio: viajar na alta temporada (julho e agosto) e escolher acomodação com quarto com banheiro privativo. No post Como planejar um intercâmbio para Malta, eu contei quanto paguei no meu intercâmbio e quais foram as minhas escolhas.
O valor do curso deve ser pago antecipado, antes da sua chegada em Malta. Pelo menos todas escolas que pesquisei trabalhavam dessa forma. Se você pretende parcelar, é bom se planejar com antecedência.
Mas além do custo curso/acomodação que deve ser pago antes de chegar em Malta, há algumas outras despesas que devem ser pagas durante o intercâmbio, como taxa caução, despesas do apartamento e livro. Eu escolhi também incluir o translado de ida e volta na minha reserva, que custou 40 Euros.
-Taxas da acomodação: As taxas da acomodação são referente as despesas de água e luz do apartamento. Essa taxa é variável de acordo com o consumo de cada apartamento e o valor é dividido entre as pessoas ocupantes. Essa taxa deve ser paga toda sexta feira, na escola. Eu gastei 43 Euros, no total da minha hospedagem – 2 semanas, com água e luz, durante o verão. Há a possibilidade de pagar antecipada essa taxa, junto com o valor do intercâmbio. Nesse caso o valor fixo é 25 Euros por semana, mas a própria escola recomenda pagar de acordo com as despesas da semana, que o valor sempre será um pouco inferior.
-Caução acomodação: No primeiro dia de aula é preciso pagar uma taxa caução de 150 Euros, referente ao uso do apartamento. Caso não haja nenhum dano ao seu local de acomodação o valor é devolvido em sua totalidade no dia da sua partida: 130 Euros são devolvidos no escritório da escola e 20 Euros são devolvidos no momento do check out no apartamento.
– Livro didático: O livro não é obrigatório, mas eu recomendo comprar pois acho que facilita o aprendizado. O livro é de excelente qualidade e custou 32 Euros. Caso não tenha interesse é possível fazer cópia.
Seguro Viagem COM DESCONTO
Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, pois é obrigatório na Europa. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.
Quanto gastei durante o Intercâmbio |
Agora vou listar as despesas diárias que tive durante o intercâmbio, como alimentação, mercado, transporte, extras, entre outros. Se você vai ficar em apartamento, lembre que vai precisar comprar papel higiênico e outras coisas para manutenção do apartamento. Eu não precisei comprar sabão em pó para lavar roupas, esponja para lavar louças e alguns temperos, pois um colega de apartamento me doou o que ele não usaria. Para ver preços de vários produtos nos supermercados e outras despesas de Malta veja o post Viagem para Malta, o que você precisa saber.
Como vocês poderão ver na lista baixo, não exagerei em restaurantes, mas não abri mão de sorvetes, cafés e delícias das padarias maltesas. Boa parte das despesas foram com passeios, pois todas as tardes passeava pela ilha. Também comprei uma pouco mais de lembranças e presentes do que estou acostumada, mas deixar filho e marido em casa, da nisso 😀
Dia 1 – Chegada em Malta: 28 Euros
- Mercado – 28 euros
Dia 2 – Comino: 27,70 Euros
- Ônibus ida e volta – 4 euros
- Água – 1,50 euros
- Sorvete – 2,50 euros
- Ferry ida e volta – 13 euros
- Mercado – 6,70 euros
Dia 3 – Sul da ilha: 17 Euros
- Tour sightseeing – 15 euros com desconto
- Sorvete – 2 euros
Dia 4 – Valletta: 22 Euros
- Ferry ida e volta – 1,80 euros
- St Johns Catedral entrada – 10 euros
- Vinho – 3,5 euros
- Mercado – 6,7 euros
Dia 5 – Golden Bay: 24 Euros
- Ônibus ida e volta – 4 euros
- Jantar em restaurante: peixe + vinho – 20 euros
Dia 6 – Three Cities: 9,60 Euros
- Ferry Sliema-Valetta ida e volta – 1,80 euros
- Ferry Valetta – 3 Cities ida e volta – 1,80 euros
- Água – 1,00 euro
- Mercado – 5,00 euros
Dia 7 – Sliema: 31,05 Euros
- Água e maçã – 1,80 euros
- Água – 0,60 euros
- Pastizzi – 0,50 euros
- Carne e queijo no mercado – 5,00 euros
- Mac Donalds – 5,85 euros
- Presentes – 17,30 euros
Dia 8 – Mdina: 9 Euros
- Cafe Mdina: bolo + cider – 7,00 euros
- Água – 2,00 euros
Dia 9 – Gozo: 26,25 Euros
- Ônibus ida e volta – 2,00 euros
- Sightseeing – 15,00 euros com desconto
- Sorvete – 2,60 euros
- Coca cola – 2,00 euros
- Ferry – 4,65 euros
Dia 10 – Valletta: 33,80 Euros
- Ferry ida e volta – 1,80 euros
- Almoço – 13,00 euros
- Presentes – 19,00 euros
Dia 11 – Rabat/ Mdina: 32,54 Euros
- Cafe Berry: Bolo + cappuccino – 4,68 euros
- Ônibus T ida e volta – 6,00 euros
- Cannoli – 2,00 euros
- Pastizzi – 0,80 euros
- Presentes – 6,85 euros
- Mercado – 12,21 euros
Dia 12 – St Julians: 5,20 Euros
- Expresso – 1,00 euro
- Cafeteria: café + doce italiano – 2,00 euros
- Pão – 2,20 euros
Dia 13 – Sliema: 5 Euros
- Cappuccino – 1,50 euros
- Hambúrguer – 3,50 euros
Dia 14 – Bugibba: 24,90 Euros
- Ônibus ida e volta – 4 euros
- Sorvete – 2,00 euros
- Jantar: coelho + vinho = 14,90 euros
- Expresso – 1,00 euros
- Pizza – 3,00 euros
Dia 15 – Último dia: 27,90 Euros
- Água – 0,60 euros
- Cafe na padaria: cappuccino + croissant – 2,80 euros
- Sorvete – 1,50 euros
- Pastizzi – 1,00 euros
- Souvenirs – 17,50 euros
- Pizza – 4,50 euros
– Total de gastos dia a dia com alimentação/ passeios e lembranças: 323,94 Euros para 15 dias
– Total gastos extras intercâmbio: 75 Euros
– Total: 398, 94 Euros – Incluindo despesas do curso que devem ser pagas no destino, alimentação, passeios, lembranças e todas despesas extras durante o período que passei em Malta.
Outras dicas de Malta |
- Onde se hospedar durante Intercâmbio em Malta
- Blue Lagoon, a praia mais bonita de Malta
- Como planejar Intercâmbio para Malta
- Viagem para Malta, uma paraíso no Mediterrâneo
- Como foi estudar inglês em Malta
- Voando na Classe Premium da Alitalia para Malta
- Gozo, o que fazer em uma ilha paradisíaca
- Fotógrafa brasileira em Malta
Descontos e dicas de economia |
– Malta Discount Card: Eu economizei bastante com o Malta Discount Card, um cartão que oferece desconto nas principais atrações, tours e também em alguns restaurantes. É preciso colocar na ponta do lápis de acordo com a sua programação, mas os descontos são bem bons. Eu usei em várias atrações. Nesse link você pode comprar o Malta Discount Card.
– Carteira de estudante: A escola onde estudei, a AM Language Studio, e pelo o que fiquei sabendo todas escolas de Malta, fornecem um documento de identidade com foto, que passa a ser sua identificação durante seu intercâmbio no país. A identidade da Am Language oferecia vários descontos em bares, restaurantes, lanchonetes fast food, cafeteria e inclusive no sistema de ferry. Se informe com sua escola sobre isso.
– Alimentação: Um dos fatores que mais pesa no orçamento é a alimentação, mas é possível gastar bem pouco preparando as refeições em casa. Uma refeição em restaurante com bebida não fica menos do que 10-15 Euros, sendo que em casa é possível se alimentar bem por muito menos do que isso. Por exemplo, um pacote de salmão com 4 porções e um pacote de massa, custavam pouco menos de 6 Euros, e rendiam 4 refeições. Se quiser economizar, cozinhe!
Lanches, como pizza são vendidos na rua por 3 Euros ou até menos, dependendo da localização e as fatias são bem generosas. Os famosos pastizzi também são lanches baratos, custando no máximo 0,50 euros.
Cardápio de um restaurante em Malta |
– Água: Eu comprei muitas garrafas de água, pois a escola recomendava que não fosse consumida água das torneiras. Como vocês podem ver na lista de despesas, o valor da água variava muito, conforme onde era adquirida. Uma garrafinha de água podia custa 1,50 Euros em alguma atração turística, 0,60 Euros, no mercadinho do lado da escola ou 0,20 Euros em uma garrafa de litro em um mercado. Compre água em mercados, pois é muito mais barato.
– Transporte público: Em 2019, o ticket individual de ônibus comum custava 2 Euros no período do verão e 1,50 Euros no período do inverno (que no calendário do transporte público maltês inicia em novembro). O ticket individual tem duração de 2 horas. Você pode pegar quantos ônibus forem necessários com o mesmo ticket, dentro de 2 horas. O horário limite de uso é impresso no ticket.
Há maneiras de economizar, comprando um cartão, Tallinja Card, semanal ou com um número X de viagens. Para o meu caso que não usei ônibus tão frequente assim, achei que não compensaria, mas se você pretende ficar mais tempo na ilha, pode valer a pena a economia. Veja mais informações nesse link.
– Chip de celular: Algumas escolas oferecem gratuitamente chip de celular, mas ele precisa ser recarregado. Eu usei chip de celular comprado aqui no Brasil, e funcionou muito bem. A principal operadora de Malta é a Vodafone, e os planos pré pagos mais baratos custam 10 Euros, porém são de somente 4GB de internet, que no meu caso é muito pouco. Os planos pré pagos contratados aqui no Brasil, sendo que você recebe o chip em casa, com internet ilimitada, custam a partir de $52. Consulte para o período da sua viagem nesse link – consegui cupom de desconto para os leitores: VIAGENSQUESONHAMOS
Malta e Intercâmbio no You Tube |
Se você está planejando viajar para Malta ou fazer um Intercâmbio para essa ilha paradisíaca, não deixe de assistir aos vídeos que publiquei no YouTube sobre meus dias por lá. Mostrei todos detalhes da escola onde estudei, o apartamento que fiquei hospedada e todos passeios que fiz em Malta, sendo a grande maioria deles sozinha. Clique aqui para assistir todos os vídeos de Malta.
Se tiver alguma dúvida sobre Malta ou sobre Intercâmbio, deixe sua mensagem que posso fazer um novo vídeo falando sobre a experiência.
Para ver mais fotos e vídeos de Malta e dicas de Intercâmbio, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmMalta
Reserve sua viagem_______________
🏨 Reserve HOTEL no BOOKING.COM, com cancelamento gratuito.
📍Compre INGRESSOS, com a TOURON. Evite filas e ganhe tempo.
💪Compre SEGURO VIAGEM com a SEGUROS PROMO. Cupom de desconto: VIAGENSQUES5
🚘 Alugue CARRO com a RENTCARS.
📱Compre CHIP DE CELULAR, com EASYSIM4U. Cupom de desconto: VIAGENSQUESONHAMOS10
Respostas de 5
Olá, Francine!
Estou fazendo um roteiro para ir a Malta em setembro. Pensei só no turismo, mas lendo seus posts sobre o intercâmbio passei a pensar na possibilidade, ainda mais porque tenho a mesma faixa etária e interesses/exigências parecidas (idade dos alunos/suíte privativa…)Como você avalia o aprendizado e o seu inglês pós intercâmbio? Obrigada e parabéns pelo blog!
Oi Val,
Como você deve ter percebido eu amei a experiência. Para mim foi fantástico.
Ter uma imersão total na língua inglesa foi muito bom e percebi que avancei muito, principalmente no listening. Minha professora mesmo avaliou isso no final do curso. Claro que para ter avanços maiores eu deveria ter ficado mais tempo, mas ou era isso ou nada. Resolvi agarrar a oportunidade e não me decepcionei.
Quando voltei estipulei como meta estudar 10 minutos por dia, mas é claro que não estou conseguindo cumprir. Uma pena. Quero tentar retomar para não perder o aprendizado. Espero ter ajudado.
Hola! Também estou pensando em ir e realizar um intercambio.
Eu gostaria de ficar os 30 dias mesmo, mas o marido não está empolgado com o intercâmbio então gostaria de deixar os outros 15 por escolha dele. (Se tiver algo a sugerir, agradeço!=D Ele curte tecnologia, mas não sei se lá pode ter algum lugar bom para comprar essas coisas, tipo ou próximo da fama que EUA leva)
Voltemos ao foco hehehhe
Fiquei com uma dúvida… o valor de apaixonadamente 400,00 € durante os 15 dias, só a passagem não está sendo contabilizada nele.Certo?
OLá,
Esses quase 400 Euros foram referente aos passeios, alimentacão e tudo o que gastei em Malta. Não inclui o curso, hospedagem e passagens aéreas que já havia pago antecipadamente.
Competir com EUA é dificil, mas por lá tem boas lojas de eletrónicos também.
Abraços,
Obrigada!