Pelotas é considerada Patrimônio Cultural Brasileiro, pelo seu conjunto histórico e tradição doceira. Em um roteiro em Pelotas, cidade localizada no sul do RS, na região chamada Costa Doce, é possível conhecer muitos atrativos turísticos, boa gastronomia e muita história.
Fomos conhecer Pelotas em busca da Rota das Charqueadas, mas vimos muito mais do que isso. Uma cidade com um legado histórico enorme e muita herança cultural, do auge do ciclo do charque, refletida na sua arquitetura, gastronomia e estilo de vida.
Leia também:
Em um roteiro em Pelotas de um final de semana é possível conhecer o melhor da cidade. Nesse post compartilho nosso roteiro em Pelotas e outras dicas como melhores restaurantes, como ficar hospedado em uma charqueada e o que você não pode deixar de provar, “do sal ao açúcar”, em Pelotas.
Roteiro em Pelotas |
Pelotas oferece muitos atrativos, muita história e delícias gastronômicas. Nós fizemos um roteiro em Pelotas, de 2 dias inteiros na cidade, mas infelizmente o tempo não colaborou muito e não foi possível realizar todos os passeios. Em função da pandemia, alguns lugares que eu queria visitar, como os museus, estavam fechados. Para quem está planejando conhecer Pelotas, recomendo pelo menos dois dias, mas o ideal seriam 3 dias na cidade, para poder curtir com calma.
Para ajudar no seu planejamento e roteiro por Pelotas, baixe os aplicativos Pelotas Tem e Turismo Virtual em Pelotas. Ambos são excelentes e cheio de dicas. Veja quais foram os principais pontos do nosso roteiro em Pelotas:
Rota das Charqueadas
A Rota das Charqueadas foi o principal motivo que nos fez visitar Pelotas. O Ciclo do Charque proporcionou à cidade um novo modo de vida, que foi traduzido através da sua cultura, arquitetura e gastronomia, tornando a cidade de Pelotas a capital econômica do Rio Grande do Sul.
A Rota das Charqueadas faz parte do Caminho Farroupilha, um roteiro que percorre as regiões que foram cenário da Revolução Farroupilha. São 4 charqueadas na Rota das Charqueadas: Charqueada Boa Vista, Charqueada São João, Charqueada Santa Rita e Charqueada Costa do Abolengo.
Charqueada Santa Rita |
Charqueada Boa Vista |
Entre as charqueadas possíveis de serem visitas, a Charqueada São João oferece uma visita guiada a propriedade, que se mantem fiel aos tempos do ciclo do charque. No local foram feitas filmagens de O Tempo e o Vento e a Casa das Sete Mulheres. Veja o post Rota das Charqueadas e também assista a esse vídeo no YouTube onde explico todos os detalhes da visita e o que conhecer na rota.
Charqueada São João |
Roteiro em Pelotas pelo Centro Histórico
Fazer um tour pelo centro histórico da cidade de Pelotas é a melhor maneira para entender a forte influência européia no local, como também os benefícios que o ciclo do charque trouxe para a cidade.
Fizemos um tour guiado com a Liliane, que foi uma excelente guia. No aplicativo Pelotas Tem, vocês vão encontrar uma listagem de todos os guias credenciados. O tour pode ser totalmente personalizado, de acordo com seu tempo disponível. Fizemos um passeio de quase 3 horas, que passaram voando. Não deixem de fazer o tour guiado pelo Centro Histórico. Com certeza, não teríamos aproveitado tanto, sem a companhia da guia Liliane.
Nosso tour começou na Praça Coronel Pedro Osório, que faz parte do segundo loteamento da cidade e possui muitos monumentos importantes, como o chafariz que substituiu o pelourinho, sendo lugar onde os criminosos eram castigados e também onde escravos eram comprados e vendidos. Um fato que aprendemos durante o tour foi que Pelotas libertou seus escravos 4 anos antes do fim da escravatura.
Passear pelo centro histórico de Pelotas é perceber através do olhar, na arquitetura e infra estrutura, forte influência européia. Instalar chafarizes nas praças significava progresso, pois era o que havia de mais moderno no sistema de abastecimento de água pela Europa.
Outra obra de grande destaque foi o Grande Hotel, considerado primeiro arranha céu de Pelotas, inaugurado em 1928, em meio a uma grande crise financeira. A cúpula de bronze (importada da França) abriga em seu interior uma caixa d’água. O Grande Hotel de Pelotas foi o primeiro hotel no Brasil a ter água encanada nos quartos.
Várias construções próximas à Praça Coronel Pedro Osório são de grande importância para a história da cidade, como As Casas Geminadas, cujo projeto foi trazido da Inglaterra, o Teatro Guarany, o maior conjunto arquitetônico Neo-Renascentista preservado na América Latina, o Clube Caixeral, o Teatro 7 de Abril, Prefeitura Municipal, entre outras construções. Todas as obras possuem identificação e código QR Code, que podem ser acessados pelos aplicativos de Pelotas, onde é possível entender mais sobre a importância das obras para o desenvolvimento da cidade.
Conjunto arquitetônico Neo-Renascentista |
Placa de Identificação na Casa Seis |
Não é possível escrever sobre o Centro Histórico sem mencionar o Mercado Central de Pelotas. Construído em 1928, em estilo neoclássico, o mercado passou por uma reformulação em 1911, onde recebeu uma torre metálica inspirada na Torre Eiffel, que foi importada da Alemanha.
Algumas quadras mais afastadas, visitamos a Catedral São Francisco de Paula, que está localizada na Praça José Bonifácio e que possui decoração interna de Aldo Locatelli, famoso pintor italiano.
Nós visitamos a cidade em outubro de 2020, durante a pandemia do Coronavírus. Em função disso muitas atrações e museus estavam fechados. Se estiver visitando a cidade em outras condições, visite também seus museus, como o Museu do Doce e o Museu da Baronesa.
Praia do Laranjal
A praia do Laranjal é uma praia de água doce, banhada pela Laguna dos Patos. Localizada a cerca de 12 km do centro da cidade, oferece um cenário completamente diferente. Realmente parece que você está em uma praia banhada pelo mar.
O Trapiche do Laranjal é o cartão postal da praia e também Patrimônio Cultural e Turístico de Pelotas.
Interior de Pelotas
A zona rural de Pelotas também oferece muitos atrativos turísticos e está distante apenas 20km do centro da cidade. A região foi colonizada por imigrantes diferentes descendências, proporcionando uma grande riqueza cultural e gastronômica.
Infelizmente, no dia planejado para conhecer a zona rural de Pelotas, choveu muito e não conseguimos realizar os passeios. Mas queremos voltar para conhecer o parque Stoneland que é uma ótima atração para famílias e também o Santuário Guadalupe.
Seguro Viagem
Não esqueça de fazer SEGURO VIAGEM, mesmo para viagens no Brasil. Faça a sua cotação para encontrar o melhor seguro. Compre por esse link e receba 5% extra com o cupom VIAGENSQS5 e mais 5%, se optar em pagar no boleto.
Onde ficar hospedado |
A cidade oferece opções bem variadas de hospedagem. Nós escolhemos ficar hospedados em uma charqueada e adoramos a experiência. Escolhemos a Pousada Charqueada Santa Rita e nesse relato contamos todos os detalhes da nossa hospedagem, estrutura e experiência na pousada.
Há também outra opções de hotel na cidade, como o Jacques Georges Tower Hotel, Hotel Curi Executive e Hotel Alles Blau.
Onde comer em Pelotas |
Um ponto que nos deixou de fato boquiabertos, foi a culinária pelotense. Já conhecíamos os doces de Pelotas, mas não imaginávamos que haviam restaurantes e pratos tão saborosos por aqui, além dos doces. Não é a toa que slogan da cidade é “Do sal ao açúcar”.
Quando essa pandemia terminar, vou querer visitar Pelotas durante a Fenadoce, um dos eventos mais importantes da agenda cultural gaúcha, que tem como finalidade promover a cultura doceira e o Patrimônio Artístico e Cultural de Pelotas. São mais de 200 tipos de doces, incluindo 15 receitas tradicionais que possuem certificação de autenticidade. A região doceira de Pelotas foi reconhecida pelo Iphan como Patrimônio Imaterial do Brasil. Em Pelotas, os doces realmente são levados a sério.
Recebemos muitas dicas de lugares para comer em Pelotas. Vejam quais foram as nossas escolhas (todas testadas e aprovadas 😋).
-Monalú Doçaria e Good Diet
Impossível resistir aos doces pelotenses. Fico com água na boca só de lembrar do quindim, do bem casado, do doce de nozes, …😋 Fomos conhecer a Monalú Doçaria, uma tradicional marca de doces na cidade, que possui uma loja onde é possível degustar os produtos, acompanhar a fabricação dos doces e também levar os doces para comer em casa. Eu não resisti e trouxe para nós e para dar de presente. Se você nunca provou os doces de Pelotas, não sabe o que está perdendo.
Para aqueles que não podem comer doces por serem diabéticos ou terem alguma restrição alimentar, a Good Diet produz doces especiais, que são tao ou mais saborosos quanto os doces com açúcar. Provei os bombons e dos doces de pote e achei deliciosos. Tem para vender na Monalú e em outros lugares de Pelotas.
-Dom Antônio Gastrobar
Assim que entramos no Dom Antônio Gastrobar eu percebi que o local era diferenciado. Um bar/restaurante localizado em uma casa com área externa e projeto super lindo e de muito bom gosto, com um toque jovial.
O cardápio segue a mesma proposta, com opções de pratos, lanches e sobremesas deliciosas. Também tem música ao vivo, algumas vezes na semana. Gostamos tanto que fomos duas noites jantar lá. Entre nossas escolhas, comemos nhoque com molho de quatro queijos, risoto de camarão, escondidinho de siri, entrada de frutos do mar. Tudo delicioso.
-Restaurante Cruz de Malta
O Restaurante Cruz de Malta nos foi muito recomendado por quem já conhecia Pelotas, por servir o melhor Filé a Parmegiana da cidade. Não tivemos dúvida e escolhemos o Filé a Parmegiana Misto, sendo 50% com molho branco e 50% com molho de tomate. Delicioso.
O cardápio do restaurante Cruz de Malta é bem variado, incluindo inclusive churrasco.
-Restaurante Cavalo Branco
O Restaurante Cavalo Branco é um tradicional restaurante localizado no Mercado Central de Pelotas, mas que agora reabriu seu restaurante na praia do Laranjal, que foi onde almoçamos. Se forem conhecer a Praia do Laranjal ou se estiverem no centro histórico de Pelotas próximo ao horário do almoço, conheçam o Cavalo Branco.
Eu nem olhei o cardápio e já pedi ao chef Rogério, proprietário do restaurantes qual seria a indicação dele, que nos sugeriu Filé de Peixe a Belle Meuniere. Estava simplesmente delicioso e a porção era enorme e muito farta.
Nossos dias em Pelotas foram incríveis. Ficamos surpresos com a beleza e riqueza cultural da cidade. Muitas vezes sonhamos em conhecer as cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo, mas temos exemplares tão ou mais interessantes, próximo de casa, como foi o nosso caso. Se você não conhece a cidade, pense com carinho nesse destino.
Veja mais posts sobre destinos no RS |
- Trem dos Vales, passeando de trem no Vale do Taquari
- Museu do Pão e outros passeios na região de Ilópolis e Arvorezinha
- Anta Gorda | Delícias, gruta e um nome curioso
- Lista dos hotéis mais bem localizados de Gramado
- Atrações imperdíveis com Criança em Gramado
- Colheita da uva na Serra Gaúcha
- Alpen Park em Canela, parque de diversões
- Fondue Divino
- Onde comer BEM em Gramado
- Roteiro pelo Centro de Gramado
- Vinícolas em Gramado e Canela
- Parque Terra Mágica Florybal
Para ver mais fotos, dicas e vídeos sobre Pelotas e outros destinos no RS, nos siga no Instagram no perfil @Fran_Agnoletto, pela #ViagensQueSonhamosEmPelotas