Considerada por vários anos consecutivos a melhor companhia aérea do mundo, a Qatar Airways, empresa sediada no Qatar, é uma das boas opções para quem deseja viajar para a Ásia, pois oferece conexão para quase todos os países. Nós viajamos entre novembro e dezembro de 2015 e pagamos $850 pelas passagens (São Paulo – Bangkok e Cingapura – São Paulo) em classe econômica, em uma promoção da Qatar, durante o mês de junho.
Como eu já contei no post “Ásia com criança | Roteiro de 30 dias conhecendo Tailândia, Indonésia e Cingapura”, nós voamos Qatar com conexão em Doha e destino final Bangkok. Já a volta teve início em Cingapura, conexão em Doha e destino final Guarulhos em São Paulo.
O voo parte de Guarulhos às 4h da madrugada, o que eu considerado um horário bem ruim. Ainda mais para nós gaúchos que temos o último voo para Guarulhos, saindo de Porto Alegre no início da noite. Foram aproximadamente 5h de espera até o horário do check in. Como estávamos cansados e a viagem seria longa, aproveitamos o tempo de espera para descansar no Guarulhos Fast Sleep, que é um hotel dentro do aeroporto. Fez toda a diferença para embarcarmos descansados.
O check in da Qatar é no novíssimo terminal 3, que por sinal está lindo. Nem parece que estamos em um aeroporto brasileiro. O check in foi bastante rápido e sem filas. Assim como o embarque, e o voo saiu no horário previsto. Os assentos e o pedido de refeição infantil, eu fiz online, através do site da Qatar, logo após a compra das passagens.
São Paulo – Doha – Bangkok
O tempo de voo de São Paulo até Doha é de aproximadamente 14h. Nossos assentos eram junto a janela. Todas as poltronas possuem monitor individual com várias opções de filmes, seriados, músicas, jogos e informações sobre o voo. A maioria dos filmes não tem legenda em português. O espaço entre as poltronas na classe econômica é digamos assim, normal.
É preciso elogiar a tripulação que é muito atenciosa e simpática. Os avisos e comunicados durante o voo foram feitos em árabe e em inglês.
Ainda em solo, recebemos uma necessaire com meia, tapa olhos, proteção de ouvido e pasta e escova de dente. Quando chegamos na poltrona, um travesseiro, cobertor e fone de ouvido estava disposto em cada assento.
Assim que nos acomodamos, uma comissária veio confirmar se eu havia solicitado refeição especial para o Álvaro e avisar se poderia ser servida antes do serviço de bordo. Achei ótimo! Ele também ganhou uma bolsinha com várias atividades de distração para voo, o que é ótimo para um voo longo como esse.
Após a decolagem foi servido o café da manhã. Primeiro para as solicitações especiais, como refeição infantil e depois para todos os outros passageiros.
Café da manhã infantil |
Café da manhã padrão |
Almoço infantil: massa bolonhesa |
Almoço padrão:carne com batatas e vegetais |
No trajeto Doha-Bangkok, a aeronave era um pouco menor, mas o serviço seguiu o mesmo padrão. Ganhamos a mesma necessaire com kit viagem e o Álvaro ganhou a mesma bolsinha de atividades. O tempo de viagem até Bangkok foi de quase 6 horas.
Após a decolagem foi servido um lanche, e um pouco antes da aterrissagem foi servido o café da manhã.
Lanche da refeição infantil |
Lanche padrão |
Panquecas para o café da manhã |
Conexão em Doha
Chegamos em Doha e não foi feito imigração, apenas existia uma fila grande para o raio X. Passado o raio X, você estará dentro da área de embarque. Para facilitar a identificação de quem está em conexão, os bilhetes para o voo seguinte são entregues com uma capa amarela.
O aeroporto é bastante grande e com muitas lojas e locais de brinquedos para as crianças correrem e se divertirem enquanto aguardam o próximo voo. Existem também áreas com computadores para uso liberado, TVs e espaços para as famílias, com sofás e poltronas para descanso.
Nunca tinha estado em um país árabe e é bem estranho ver homens vestidos de branco e mulheres com burca. Aliás em uma das áreas de embarque existia uma sala de descanso, somente para homens.
O embarque foi no horário e de forma bem rápida. Fomos convidados a embarcar junto com os passageiros business por estarmos viajando com criança.
Cingapura – Doha – São Paulo
Como no voo de ida, o horário de partida foi durante a madrugada, às 2h da manhã. O check in foi rápido e o aeroporto de Cingapura é enorme e cheio de lugares e atrações para passarmos o tempo.
O embarque em Cingapura foi no horário previsto, porém tivemos que aguardar mais de uma hora dentro da aeronave até a partida e não foi comunicado o porquê. A aeronave era novíssima, e o serviço e entretenimento a bordo seguiu o padrão dos voos anteriores. Dessa vez o kit infantil foi com motivo diferente, mas com o mesmo objetivo de distração durante o voo.
De Cingapura até Doha foram 7 horas de voo e de Doha até São Paulo, mais 14 horas de voo. Um diferencial é que nos voos de volta, a refeição infantil veio servida dentro de uma maletinha, que fez o maior sucesso com o pequeno.
Maletinha de refeição infantil |
Almoço infantil |
Café da manhã infantil |
Café da manhã padrão |
Almoço padrão |
Sorvete servido nos intervalos, junto com frutas e salgados |
Milhas
Por ser um voo bastante longo, eu já estava fazendo planos com as milhas que ganharia completando esse trajeto. Como a Qatar faz parte da OneWorld, optamos por colocar as milhas nos programas da OneWorld que já fizemos parte e achamos mais fácil de resgatar as passagens prêmio. Já escrevi o post “Como emitir passagem aérea com milhas e outras dicas sobre como acumular milhas” contando todos os detalhes sobre como “administramos”as nossas milhas.
As milhas do marido, colocamos no AAdvantage da American Airlines, e os meus e os do pequeno no Tam Fidelidade.
Para minha surpresa, quando fui conferir o extrato no Tam Fidelidade e no AAdvantege, ganhamos apenas 5.500 milhas por todos trechos voados. Entrei em contato com a companhia aérea e infelizmente estava correto, pois como compramos a passagem em classe tarifária promocional, são fornecidas apenas 25% das milhas voadas. Tristeza define!
Conclusão: Gostamos de voar Qatar. O atendimento é bom, os voos foram pontuais e confortáveis e o diferencial com as crianças, faz toda a diferença para quem viaja em família. Claro que foram voos longos e muito cansativos, mas isso independe da companhia aérea. A Qatar oferece entretenimento a bordo variado e muitas refeições para que o tempo passe mais rápido. Aprovamos!
Outros relatos de companhias aéreas:
* Como é voar Avianca, no voo direto Porto Alegre-Lima
* Como é voar Tap no voo direto Porto Alegre – Lisboa
* Como é voar na rota Porto Alegre-Miami com a American Airlines
Respostas de 5
Oi, Francine gostei muito do post.
Obrigada,
Olá. Vcs não tiveram que obter nenhum visto para fazer a conexão em Doha? Li que para conexões longas é preciso tirar visto.
Olá Carlos,
Não precisamos pois nossa conexão foi curta e nem saimos do aeroporto.
Eu até havia pensado em fazer um stop over de um dia para conhecer um pouco da cidade, mas o custo da passagem aumentava muito e ainda precisaria pagar pelo visto. Desisti e deixar para uma próxima.
Abraços
Muito legal sua experiência com a Qatar. Valeu as dicas!!!