Quando finalmente definimos nossa segunda ida ao Hawaii, a ilha que mais despertava minha curiosidade era Maui. Oahu a gente já conhecia ( já leu o post sobre nossa primeira viagem ao Hawaii?) e havia se apaixonado, o que fez com que planejássemos a volta para o Hawaii. Kauai, parecia ser “rural”demais aos meus olhos, mas Maui, me encantava, a cada nova imagem, texto, ou roteiro que via sobre a ilha. Acho que era a combinação de praias perfeitas, condomínios de luxo, ótimos restaurantes e cidades charmosas que chamava minha atenção. Reservamos quatro dias inteiros para esse paraíso e adoramos.
Como já contei no post Roteiro de 16 dias, por 3 ilhas, voamos para Maui, vindos de Kauai com a Hawaiian Airlines. E nossa volta, foi via American Airlines, direto para Los Angeles, sem necessidade de voltar a Oahu.
#Dica 1: Se você estiver planejando uma viagem para várias ilhas, tente emitir as passagens chegando por uma ilha e voltando por outra. Facilita a vida demais, você economiza dinheiro na maioria das vezes, e tempo. Nós chegamos ao Hawaii por Oahu – Honolulu, e saímos por Maui – Kahului.
#Dica 2: Preste atenção na hora de emitir as passagem para Maui, pois existem dois aeroportos. Cuidado para fazer as reservas de carro, com retirada para o mesmo aeroporto de chegada. O principal aeroporto, e mais central, é o de Kahului, por onde chegamos e saímos.
Definido nossos dias em Maui, comecei a busca pelo hotel. Optamos por nos hospedar na região de Lahaina, pela proximidade com as praias do norte ( ondas para surf) e pelos ótimos relatos de ser uma cidade fofa com várias opções de restaurantes e comércio. O que eu não esperava é que os hotéis nessa região teriam o custo tão alto, comparado com as outras ilhas. Mas fazíamos questão de hospedagem próximo a praia. Não precisava ser beira mar, mas pelo menos numa cidade com praia. Aliás hospedagem em toda a ilha de Maui é mais cara que Oahu e Kauai. Um hotel, para o período da nossa viagem, padrão 3 estrelas, não baixava de $250. Foi aí que tomei coragem e comecei a dar lances no Priceline, que é site tipo leilão de hotéis, e nenhum dos meus lances era aceito para a região que havia escolhido. Acabei pesquisando no Hotwire, que é um site parecido com o Priceline, porém utilizei a opção “Secret Hot Rate Hotels”, onde você escolhe a região que quer se hospedar e o padrão do hotel. Nessa opção o preço é fixo, no nosso caso era $150, porém você não sabe qual será o hotel. O nome do hotel somente é enviado a você após a confirmação do pagamento. Para nossa alegria, o nosso hotel foi o Kaanapali Beach Hotel, na beira da praia em Kaanapali Beach, ao lado de Lahaina. Existem algumas maneiras de tentar descobrir o hotel, antes do pagamento. Eu por acaso, descobri, mas isso já é assunto para um outro post.
Kaanapali Beach e piscina do hotel |
Enfim, todo o parágrafo acima, para explicar como conseguimos pagar pouco, por muito. Adoramos o hotel. Hotel tipo resort com área verde, piscina, quarto espaçoso, frigobar e cofre. Não tem micro ondas no quarto, mas tem um local apropriado para os hóspedes utilizarem o micro de uso comum. O único inconveniente é que não tinha wifi nos quartos, nem no lobby. Apenas na piscina, e o custo era de $9.95 por dia. Para você ver mais fotos, e o que o hotel oferecia clique no post Roteiro de 16 dias, por três ilhas, que relato sobre todos os hotéis que nos hospedamos durante a viagem.
Encontramos em Lahaina |
Como nas outras ilhas, carro é essencial. Alugamos o carro por todo o período que estivemos em Maui. Retirando na chegada no aeroporto e devolvendo na saída, também no aeroporto.
Dia 01: Após o check in no hotel, e passeio pelo centro de Lahaina, iniciamos nosso passeio pelas praias do sul da ilha. No caminho até Kihei, paramos em alguns mirantes para apreciar a vista.
Passeamos por Kihei, Wailea e Makena. Esse lado da ilha, até pouco tempo atrás era repleta de praias inacessíveis, mas hoje em dia predominam os parques a beira mar, e os condomínios de férias e resorts, próximo a praia. As praias são predominantemente calmas, perfeitas para snorkel. Os parques a beira mar, como a grande maioria que já relatei nos outros posts sobre o Havaí, tem estacionamento, banheiros, área de picnic, e playground para as crianças.
Kihei |
Playground de Kihei |
Como estava ventando muito, preferimos aproveitar a tarde nos parques. Próximo ao acesso de Kihei fica o Maui Ocean Center, que é considerado o maior aquário tropical do hemisfério oeste. Infelizmente não conseguimos visitar pois fechava às 17h.
Dia 02: Depois de aproveitar a praia de Kaanapali, junto ao nosso hotel, saímos para conhecer as prais do oeste, até Honolua Bay, famoso point de surf. Até lá existem vários mirantes, com estacionamento, junto a estrada.
Mirante em Honolua Bay |
Vale a pena parar, pois o visual é muito bonito. Para surfar em Honolua, é preciso descer até o mar, por uma trilha, e não existe estrutura nenhuma para banhistas.
Então enquanto papai surfava, voltamos para aproveitar a praia de Napili Bay. Como o nome já diz, é uma baía, com vários hotéis de beira de praia. Tem apenas um acesso para a praia ( tem ducha e torneira com água potável para uso público), para os não hóspedes dos hotéis a beira mar. A cor da água é linda, transparente, ótima para crianças e snorkel. Como é uma praia pequena, sem parque a beira mar, não existe estrutura pública. Porém existem os restaurantes dos hotéis, que podem ser utilizados pelos não hóspedes.
Napili Bay |
Na metade da tarde, era hora de ir embora, pois as 17h havíamos reservado o tão esperado Luau Havaiano – Drums of the Pacific, conforme já contei no post “Como é um verdadeiro luau havaiano“.
Dia 03: Nosso terceiro dia em Maui estava reservado para a costa leste da ilha.
Visual das estradas de Maui |
Saímos em direção a histórica cidade de Paia, que fica próximo a região do aeroporto Kahului, a aproximadamente 1 hora de carro de Lahaina. O parque na beira mar de Paia é muito bonito, mas ventava muito e não deu para aproveitar a praia. Visitamos também Hookipa Beach, o paraíso dos windsurfers. Passeamos pelo centro da cidade, com vários restaurantes e lojinhas. A arquitetura de Paia, reflete o passado da ilha, quando a cana de açúcar teve seu auge de desenvolvimento, refletindo nas cidades. A cidade lembra os filmes e desenhos de xerifes e faroeste. De Paia seguimos para o IAO State Park.
Paga-se $5 para entrar com o carro. É um vale muito bonito, com penhascos, muita vegetação e riachos. A trilha é pequena, e quase toda acessível com carrinho de criança. Apenas no final, tem alguns degraus, mas o pequeno acompanhou tranquilamente caminhando.
Iao Needle, pico coberto de vegetação, com 675m de altura. |
Nosso roteiro previa, a partir do IAO State Park, a descida até Hana, passando por Kaihalulu (única praia de areia vermelha do pacífico) e Jaws (sonho de qualquer surfista, com suas ondas gigantes). Embora sejam aproximadamente 50 milhas de percurso, existem mais de 50 pontes e mais de 600 curvas no trajeto. Nós acabamos não seguindo viagem, pois o pequeno havia passado mal duas vezes, no trajeto até Paia, e achamos que seria muito ruim para ele seguir viagem. Voltamos então para Kaanapali para aproveitar a estrutura do hotel e descansar. No final da tarde, fomos curtir o por do sol no Whalers Village, que é um pequeno shopping, com vários restaurantes a beira mar, lojas e museu. Um calçadão iluminada por tochas liga o shopping aos hotéis de Kaanapali.
#Dica 3: Cuidado com os horários em Maui. Praticamente tudo fecha cedo. O Whalers Village fechava às 20h, porém o museu fechava às 16h.
Dia 04: Como o pequeno havia passado mal no dia anterior, desistimos de madrugar para ver o nascer do sol em Haleakala Crater, e resolvemos aproveitar nosso última dia, da maneira que mais gostamos, aproveitando a praia. Fomos até o Hanakaoo Beach Park, que é a primeira praia de Kaanapali.
Hanakaoo Beach Park |
Mar azul escuro, transparente, água morna e quase uma lagoa de tão tranquila. O parque é pequeno, mas tem área gramada, banheiros, salva vidas e quiosques com mesas para picnic. Praia perfeita para praticar snorkel e brincar com as crianças na água.
Durante a tarde fomos passear por Lahaina, que foi a primeira capital do Hawaii, antes de ser transferida para Honolulu. Lahaina foi o centro mundial da indústria baleeira com muitos veleiros ancorados na sua costa. Hoje em dia a cidade é conhecida pelas suas construções charmosas, galerias de arte, lojas e restaurantes a beira mar, proximidade a condomínios e resorts de luxo.
Front Street em Lahaina |
Passeando pelo centrinho, na Front Street acabamos descobrindo o The Outlets of Maui, com ótima lojas, conforme já contei no post “Preços e Compras no Hawaii, é possível?“.
#Dica 4: Se você não encontrar vaga de estacionamento nas ruas de Lahaina, existem vários estacionamentos pagos nas ruas transversais a Front St.
Onde comer – restaurantes aprovados!
*Cheese Burger in Paradise – Lahaina: Restaurante localizado a beira mar no centro de Lahaina. Ambiente super agradável, de dois andares, com bonita decoração, wifi e cardápio bem variado, inclusive com opção de cardápio kids, com desenhos e lápis para colorir. Provamos o Cheeseburger in Paradise, com fritas e salada, por $16.47, e o Álvaro escolhei chicken tenders com fritas. Menu completo aqui.
*Hard Rock Cafe – Lahaina: Restaurante já conhecido de nossas visitas a outras cidades nos EUA, é garantia de comida gostosa, cardápio kids com atividades para colorir, e decoração ( quase um museu) estilo rock and roll. Em Lahaina o diferencial é a localização, em frente a praia, com a vista dos veleiros no mar. Provamos o Grilled Norwegian Salmon, pois o pequeno é fã de salmão e dispensou o prato kids, acompanhado de purê de batatas e vegetais.
E uma Cowboy Ribs, famosa costela de porco, assada com molho barbecue acompanhada de fritas. Não lembro os preços, mas segue o padrão da rede nas demais cidades americanas.
*Bubba Gump – Lahaina: Restaurante especializado em camarão. Como o Hard Rock, o Bubba Gump segue o padrão da rede, também com grande vantagem, o visual encantador, praticamente sobre as águas do mar de Lahaina. Como os outros restaurantes, tem cardápio kids, com revistinha para colorir, e os pratos infantis são servidos dentro um barco de papel. As crianças também adoram. Dessa vez o pequeno dormiu antes do horário da janta e acabou não comendo as delícias do Bubba Gump. Eu adoro o Mango Mojito do cardápio e meu prato favorito é o Shrimper’s Heaven, que é uma combinação de vários tipos de camarão ( adoro o empanado com coco), batata frita e molhos deliciosos. Dessa vez provei o Forrest’s Seafood Feast, camarão empanado, peixe, fritas, bolinho de peixe e repolho com vários molhos, $19.99.
Compras em Lahaina
Nossa intenção não era fazer compras, mas supermercado e farmácia são lugares que sempre são necessários em uma viagem, e Lahaina é super bem servida nesse aspecto.
A região da Front Street tem um comércio bem variado com Safeway supermercado, farmácia Long Drugs, ABC Store ( lojas de conveniência com praticamente tudo o que você precisa, e muitas lembranças de viagem), restaurantes, lojas de lembranças, de jóias, galerias de arte, marcas de surf e lojas de passeio turísticos.
Na ABC Store tem tudo o que vc vai precisar: de material para praia,
a chocolates com macadâmia para lembrança |
A grande descoberta da viagem foi o The Outlets of Maui, quase na Front St, com muitas lojas legais e promoções imperdíveis.
Em Kaanapali, ao lado de Lahaina, tem o The Whalers Village, com várias lojas e restaurantes.
No post Preços e Compras no Hawaii, é possível? eu explico melhor os locais de compras e os preços praticados.
#Dica 5: Chegando em Maui, não deixe de pegar os folhetos informativos no próprio aeroporto e também nas locadoras de carro. Os mapas são super completos e tem várias dicas, além de cupons de descontos.
#Dica6: Se Maui é seu ponto de saído do Hawaii, antes do check in é necessário passar pela “Inspeção de agricultura”. São máquina de raio X localizadas no saguão do aeroporto. Todas as bagagens despachadas devem passar pela máquina e quando liberadas recebem um selo indicando que foi vistoriada. Somente após, é que é possível despachá-las no check in da companhia aérea.
Raio X da Inspeção de agricultura |
Já foi para Maui?? Compartilhe com a gente como foi a sua viagem!!
Nossa fotos estão no Instagram na #ViagensqueSonhamosnoHawaii